Spotify e construção do gosto: uma breve análise sobre a oferta de playlists pela plataforma
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signos do Consumo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/150052 |
Resumo: | This article intends to discuss how musical streaming platforms can contribute to the users’ taste by suggesting playlists. For this, Spotify is taken as a reference. By the application of questionnaires, it was noticed that there is an idiosyncratic perception between the music consumption, the solicitation of suggestions from other people and the acceptance of playlists indicated by the platform by the users. |
id |
USP-63_0ecd338fe893940c4ead7ffcf970ff96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/150052 |
network_acronym_str |
USP-63 |
network_name_str |
Signos do Consumo |
repository_id_str |
|
spelling |
Spotify e construção do gosto: uma breve análise sobre a oferta de playlists pela plataformaSpotify y la construcción del gusto: un breve análisis sobre el ofrecimiento de playlists por la plataformaSpotify and taste construction: a brief analysis on the offer of playlists by the platformAlgorithmTastePlaylistSpotifyUserAlgoritmoGustoPlaylistSpotifyUsuarioAlgoritmoGostoPlaylistSpotifyUsuárioThis article intends to discuss how musical streaming platforms can contribute to the users’ taste by suggesting playlists. For this, Spotify is taken as a reference. By the application of questionnaires, it was noticed that there is an idiosyncratic perception between the music consumption, the solicitation of suggestions from other people and the acceptance of playlists indicated by the platform by the users.Este artículo pretende discutir cómo las plataformas de streaming musical pueden contribuir al gusto de los usuarios a partir de una sugerencia de listas de reproducción. Para ello, se toma el Spotify como referencia. Por medio de la aplicación de un cuestionario, se observó que hay una percepción idiosincrática entre el consumo de música, la solicitud de sugerencias de otras personas y la aceptación de playlists indicadas por la plataforma mediante los usuarios.Este artigo pretende discutir como plataformas de streaming musical podem contribuir com o gosto dos usuários a partir da sugestão de playlists. Para isso, toma-se o Spotify como referência. Por meio da aplicação de questionários, percebeu-se que há uma percepção idiossincrática entre o consumo de música, a solicitação de sugestões de outras pessoas e a aceitação das playlists indicadas pela plataforma por parte dos usuários.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresTextoapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/15005210.11606/issn.1984-5057.v11i2p28-39Signos do Consumo; v. 11 n. 2 (2019): Signos do consumo em suas publicizações; 28-391984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/150052/154763Copyright (c) 2019 Carolina Dantas de Figueiredo, Renata Regina Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo, Carolina Dantas deBarbosa, Renata Regina2019-08-09T17:35:18Zoai:revistas.usp.br:article/150052Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-08-09T17:35:18Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Spotify e construção do gosto: uma breve análise sobre a oferta de playlists pela plataforma Spotify y la construcción del gusto: un breve análisis sobre el ofrecimiento de playlists por la plataforma Spotify and taste construction: a brief analysis on the offer of playlists by the platform |
title |
Spotify e construção do gosto: uma breve análise sobre a oferta de playlists pela plataforma |
spellingShingle |
Spotify e construção do gosto: uma breve análise sobre a oferta de playlists pela plataforma Figueiredo, Carolina Dantas de Algorithm Taste Playlist Spotify User Algoritmo Gusto Playlist Spotify Usuario Algoritmo Gosto Playlist Spotify Usuário |
title_short |
Spotify e construção do gosto: uma breve análise sobre a oferta de playlists pela plataforma |
title_full |
Spotify e construção do gosto: uma breve análise sobre a oferta de playlists pela plataforma |
title_fullStr |
Spotify e construção do gosto: uma breve análise sobre a oferta de playlists pela plataforma |
title_full_unstemmed |
Spotify e construção do gosto: uma breve análise sobre a oferta de playlists pela plataforma |
title_sort |
Spotify e construção do gosto: uma breve análise sobre a oferta de playlists pela plataforma |
author |
Figueiredo, Carolina Dantas de |
author_facet |
Figueiredo, Carolina Dantas de Barbosa, Renata Regina |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Renata Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Carolina Dantas de Barbosa, Renata Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Algorithm Taste Playlist Spotify User Algoritmo Gusto Playlist Spotify Usuario Algoritmo Gosto Playlist Spotify Usuário |
topic |
Algorithm Taste Playlist Spotify User Algoritmo Gusto Playlist Spotify Usuario Algoritmo Gosto Playlist Spotify Usuário |
description |
This article intends to discuss how musical streaming platforms can contribute to the users’ taste by suggesting playlists. For this, Spotify is taken as a reference. By the application of questionnaires, it was noticed that there is an idiosyncratic perception between the music consumption, the solicitation of suggestions from other people and the acceptance of playlists indicated by the platform by the users. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo não avaliado pelos pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/150052 10.11606/issn.1984-5057.v11i2p28-39 |
url |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/150052 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-5057.v11i2p28-39 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/150052/154763 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Carolina Dantas de Figueiredo, Renata Regina Barbosa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Carolina Dantas de Figueiredo, Renata Regina Barbosa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signos do Consumo; v. 11 n. 2 (2019): Signos do consumo em suas publicizações; 28-39 1984-5057 reponame:Signos do Consumo instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Signos do Consumo |
collection |
Signos do Consumo |
repository.name.fl_str_mv |
Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br |
_version_ |
1797068856341037056 |