“Perfil do aprovado”: do consumo vem uma proposta a favor da transdisciplinaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signos do Consumo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/50873 |
Resumo: | Em um tempo em que a lógica do consumo se embrenha pelas mais diversas áreas da vida cotidiana – provocando mudanças as mais radicais e perturbadoras, mas indubitavelmente ditando os parâmetros vigentes atuais –, deparar-se com um ensino de Publicidade que não se mostra adequado a esse novo contexto é, no mínimo, estranho. O intuito deste texto, então, é propor, a partir de uma abordagem teórica do consumo, um novo instrumento, o “perfil do aprovado”, a ser usado dentro do ambiente de ensino de graduação no campo da Publicidade, colaborando para uma maior e melhor integração entre as disciplinas. O texto surge de uma pesquisa de doutorado ainda em andamento, mas cujo trabalho de campo já revelou importantes informações, que aqui são divulgadas, e que podem ajudar, ao fim e ao cabo, na construção de um panorama futuro da publicidade que seja melhor. |
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“Perfil do aprovado”: do consumo vem uma proposta a favor da transdisciplinaridade“Perfil de lo aprobado”: el consumidor tiene una propuesta en favor de la transdisciplinariedad“Profile approved": consumption comes a proposal for transdisciplinarityadvertisingeducationconsumption"profile approved"transdisciplinarityla publicidadla educaciónel consumo"perfil aprobado"transdisciplinariedadpublicidadeensinoconsumo“perfil do aprovado”transdisciplinaridadeEm um tempo em que a lógica do consumo se embrenha pelas mais diversas áreas da vida cotidiana – provocando mudanças as mais radicais e perturbadoras, mas indubitavelmente ditando os parâmetros vigentes atuais –, deparar-se com um ensino de Publicidade que não se mostra adequado a esse novo contexto é, no mínimo, estranho. O intuito deste texto, então, é propor, a partir de uma abordagem teórica do consumo, um novo instrumento, o “perfil do aprovado”, a ser usado dentro do ambiente de ensino de graduação no campo da Publicidade, colaborando para uma maior e melhor integração entre as disciplinas. O texto surge de uma pesquisa de doutorado ainda em andamento, mas cujo trabalho de campo já revelou importantes informações, que aqui são divulgadas, e que podem ajudar, ao fim e ao cabo, na construção de um panorama futuro da publicidade que seja melhor.En un momento en que la lógica del consumo, si penetra a través de varias áreas de la vida cotidiana - la causa cambios más radicales e inquietante, pero sin duda dictando los parámetros vigentes corriente - Frente a una publicidad de enseñanza que no es adecuada para este nuevo contexto es por lo menos extraño. El propósito de este trabajo es proponer entonces, a partir de un consumo teórico, un nuevo instrumento, el "perfil de lo aprobado" para ser utilizado en el entorno de la educación universitaria en el campo de la publicidad, lo que contribuye a una mayor y una mejor integración entre las disciplinas. El texto proviene de una investigación doctoral en curso, pero cuyo trabajo de campo se ha revelado importante información que se da a conocer aquí, y eso puede ayudar, al final del día, la construcción de una visión de futuro de la publicidad que es mejor.In a time when the logic of consumption if penetrates through several areas of everyday life - causing changes the most radical and disturbing, but certainly dictating the parameters prevailing current - faced with a teaching Advertising that is not adequate to this new context is at least strange. The purpose of this paper is then to propose, from a theoretical consumption, a new instrument, the "profile approved" to be used within the environment of undergraduate education in the field of Advertising, contributing to greater and better integration between disciplines. The text comes from a doctoral research still in progress, but whose field work has revealed important information that is disclosed here, and that can help, the end of the day, building a future outlook of the advertising that is better.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2012-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/5087310.11606/issn.1984-5057.v4i2p197-213Signos do Consumo; v. 4 n. 2 (2012): Cultura, criatividade e consumo: espaços simbólicos em diálogo; 197-2131984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/50873/54957Copyright (c) 2018 Bruno Pompeuinfo:eu-repo/semantics/openAccessPompeu, Bruno2019-04-01T12:56:15Zoai:revistas.usp.br:article/50873Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-04-01T12:56:15Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false |
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