Consumo responsável, para quem? Um ensaio sobre o fomento da desigualdade de gênero no pós-pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signos do Consumo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/213388 |
Resumo: | Na atualidade, pode-se dizer que a pandemia da covid-19 impactou diretamente a relação entre as pessoas, de modo que não apenas o setor da saúde teve que modificar sua forma de agir, mas também outros espaços como cultura, educação e economia. Diversos estudos comprovam que o período de isolamento social alterou o comportamento dos consumidores. Entende-se, nesta pesquisa, que os consumidores passaram por uma transição entre o consumo compulsivo e o retorno ao “novo normal”, que contribuiu para o crescimento de uma cultura do consumo responsável. Todavia, esse processo também revelou articulações prejudiciais desse modelo de consumo, no sentido de não haver rompido com uma lógica de desigualdade de gênero existente no momento anterior à pandemia. |
id |
USP-63_2cc1fcb8d8cb8e44b2cf16c174e20909 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/213388 |
network_acronym_str |
USP-63 |
network_name_str |
Signos do Consumo |
repository_id_str |
|
spelling |
Consumo responsável, para quem? Um ensaio sobre o fomento da desigualdade de gênero no pós-pandemiaConsumo responsable, ¿para quién? un ensayo sobre el fomento de la desigualdad de género en la pospandemiaResponsible consumption, for whom? an essay on the promotion of gender inequality in the post-pandemicResponsible consumptionCovid-19Gender inequalityConsumo responsávelCovid-19Desigualdade de gêneroConsumo responsableCovid-19Desigualdad de géneroNa atualidade, pode-se dizer que a pandemia da covid-19 impactou diretamente a relação entre as pessoas, de modo que não apenas o setor da saúde teve que modificar sua forma de agir, mas também outros espaços como cultura, educação e economia. Diversos estudos comprovam que o período de isolamento social alterou o comportamento dos consumidores. Entende-se, nesta pesquisa, que os consumidores passaram por uma transição entre o consumo compulsivo e o retorno ao “novo normal”, que contribuiu para o crescimento de uma cultura do consumo responsável. Todavia, esse processo também revelou articulações prejudiciais desse modelo de consumo, no sentido de não haver rompido com uma lógica de desigualdade de gênero existente no momento anterior à pandemia.En la actualidad, se puede decir que la pandemia de la covid-19 impactó directamente en la relación entre las personas, en este sentido, el sector de la salud no solo tuvo que modificar su forma de actuar, sino que también otros espacios como el de la cultura, educación y economía. Diversos estudios demuestran que el comportamiento de los consumidores modificó durante el período de aislamiento social. Se entiende, en esta investigación, que los consumidores pasaron por una transición entre el consumo compulsivo y el retorno al “nuevo normal”, que ha contribuido al aumento de una cultura del consumo responsable. Sin embargo, este proceso también reveló articulaciones perjudiciales de este modelo de consumo al no romper con una lógica de desigualdad de género que existía antes de la pandemia.Currently, we can say that the COVID-19 pandemic directly impacted peoples’ relationships. Thus, not only the health sector had to change its way of acting, but also other spaces such as culture, education, and the economy. Several studies have shown that the behavior of consumers changed due to the alterations during social isolation. This research understands that consumers experienced a transition between compulsive consumption and the return to a “new normal,” which contributed to the growth of a culture of responsible consumption. However, this process also showed harmful articulations of this consumption model as it failed to break with a logic of gender inequality that existed before the pandemic.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/21338810.11606/issn.1984-5057.v15i1e213388Signos do Consumo; v. 15 n. 1 (2023): Novas semiosferas e outros sentidos possíveis; e2133881984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/213388/197729https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/213388/200862Copyright (c) 2023 Matheus Ribeiro Pereira, Bruna Soares de Aguiarhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Matheus RibeiroAguiar, Bruna Soares dePereira, Matheus RibeiroAguiar, Bruna Soares dePereira, Matheus RibeiroAguiar, Bruna Soares de2023-12-19T18:45:04Zoai:revistas.usp.br:article/213388Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2023-12-19T18:45:04Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consumo responsável, para quem? Um ensaio sobre o fomento da desigualdade de gênero no pós-pandemia Consumo responsable, ¿para quién? un ensayo sobre el fomento de la desigualdad de género en la pospandemia Responsible consumption, for whom? an essay on the promotion of gender inequality in the post-pandemic |
title |
Consumo responsável, para quem? Um ensaio sobre o fomento da desigualdade de gênero no pós-pandemia |
spellingShingle |
Consumo responsável, para quem? Um ensaio sobre o fomento da desigualdade de gênero no pós-pandemia Pereira, Matheus Ribeiro Responsible consumption Covid-19 Gender inequality Consumo responsável Covid-19 Desigualdade de gênero Consumo responsable Covid-19 Desigualdad de género |
title_short |
Consumo responsável, para quem? Um ensaio sobre o fomento da desigualdade de gênero no pós-pandemia |
title_full |
Consumo responsável, para quem? Um ensaio sobre o fomento da desigualdade de gênero no pós-pandemia |
title_fullStr |
Consumo responsável, para quem? Um ensaio sobre o fomento da desigualdade de gênero no pós-pandemia |
title_full_unstemmed |
Consumo responsável, para quem? Um ensaio sobre o fomento da desigualdade de gênero no pós-pandemia |
title_sort |
Consumo responsável, para quem? Um ensaio sobre o fomento da desigualdade de gênero no pós-pandemia |
author |
Pereira, Matheus Ribeiro |
author_facet |
Pereira, Matheus Ribeiro Aguiar, Bruna Soares de |
author_role |
author |
author2 |
Aguiar, Bruna Soares de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Matheus Ribeiro Aguiar, Bruna Soares de Pereira, Matheus Ribeiro Aguiar, Bruna Soares de Pereira, Matheus Ribeiro Aguiar, Bruna Soares de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Responsible consumption Covid-19 Gender inequality Consumo responsável Covid-19 Desigualdade de gênero Consumo responsable Covid-19 Desigualdad de género |
topic |
Responsible consumption Covid-19 Gender inequality Consumo responsável Covid-19 Desigualdade de gênero Consumo responsable Covid-19 Desigualdad de género |
description |
Na atualidade, pode-se dizer que a pandemia da covid-19 impactou diretamente a relação entre as pessoas, de modo que não apenas o setor da saúde teve que modificar sua forma de agir, mas também outros espaços como cultura, educação e economia. Diversos estudos comprovam que o período de isolamento social alterou o comportamento dos consumidores. Entende-se, nesta pesquisa, que os consumidores passaram por uma transição entre o consumo compulsivo e o retorno ao “novo normal”, que contribuiu para o crescimento de uma cultura do consumo responsável. Todavia, esse processo também revelou articulações prejudiciais desse modelo de consumo, no sentido de não haver rompido com uma lógica de desigualdade de gênero existente no momento anterior à pandemia. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/213388 10.11606/issn.1984-5057.v15i1e213388 |
url |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/213388 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-5057.v15i1e213388 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/213388/197729 https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/213388/200862 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Matheus Ribeiro Pereira, Bruna Soares de Aguiar http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Matheus Ribeiro Pereira, Bruna Soares de Aguiar http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signos do Consumo; v. 15 n. 1 (2023): Novas semiosferas e outros sentidos possíveis; e213388 1984-5057 reponame:Signos do Consumo instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Signos do Consumo |
collection |
Signos do Consumo |
repository.name.fl_str_mv |
Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br |
_version_ |
1797068855381590016 |