Consumo responsável, para quem? Um ensaio sobre o fomento da desigualdade de gênero no pós-pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Matheus Ribeiro
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Aguiar, Bruna Soares de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/213388
Resumo: Na atualidade, pode-se dizer que a pandemia da covid-19 impactou diretamente a relação entre as pessoas, de modo que não apenas o setor da saúde teve que modificar sua forma de agir, mas também outros espaços como cultura, educação e economia. Diversos estudos comprovam que o período de isolamento social alterou o comportamento dos consumidores. Entende-se, nesta pesquisa, que os consumidores passaram por uma transição entre o consumo compulsivo e o retorno ao “novo normal”, que contribuiu para o crescimento de uma cultura do consumo responsável. Todavia, esse processo também revelou articulações prejudiciais desse modelo de consumo, no sentido de não haver rompido com uma lógica de desigualdade de gênero existente no momento anterior à pandemia.
id USP-63_2cc1fcb8d8cb8e44b2cf16c174e20909
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/213388
network_acronym_str USP-63
network_name_str Signos do Consumo
repository_id_str
spelling Consumo responsável, para quem? Um ensaio sobre o fomento da desigualdade de gênero no pós-pandemiaConsumo responsable, ¿para quién? un ensayo sobre el fomento de la desigualdad de género en la pospandemiaResponsible consumption, for whom? an essay on the promotion of gender inequality in the post-pandemicResponsible consumptionCovid-19Gender inequalityConsumo responsávelCovid-19Desigualdade de gêneroConsumo responsableCovid-19Desigualdad de géneroNa atualidade, pode-se dizer que a pandemia da covid-19 impactou diretamente a relação entre as pessoas, de modo que não apenas o setor da saúde teve que modificar sua forma de agir, mas também outros espaços como cultura, educação e economia. Diversos estudos comprovam que o período de isolamento social alterou o comportamento dos consumidores. Entende-se, nesta pesquisa, que os consumidores passaram por uma transição entre o consumo compulsivo e o retorno ao “novo normal”, que contribuiu para o crescimento de uma cultura do consumo responsável. Todavia, esse processo também revelou articulações prejudiciais desse modelo de consumo, no sentido de não haver rompido com uma lógica de desigualdade de gênero existente no momento anterior à pandemia.En la actualidad, se puede decir que la pandemia de la covid-19 impactó directamente en la relación entre las personas, en este sentido, el sector de la salud no solo tuvo que modificar su forma de actuar, sino que también otros espacios como el de la cultura, educación y economía. Diversos estudios demuestran que el comportamiento de los consumidores modificó durante el período de aislamiento social. Se entiende, en esta investigación, que los consumidores pasaron por una transición entre el consumo compulsivo y el retorno al “nuevo normal”, que ha contribuido al aumento de una cultura del consumo responsable. Sin embargo, este proceso también reveló articulaciones perjudiciales de este modelo de consumo al no romper con una lógica de desigualdad de género que existía antes de la pandemia.Currently, we can say that the COVID-19 pandemic directly impacted peoples’ relationships. Thus, not only the health sector had to change its way of acting, but also other spaces such as culture, education, and the economy. Several studies have shown that the behavior of consumers changed due to the alterations during social isolation. This research understands that consumers experienced a transition between compulsive consumption and the return to a “new normal,” which contributed to the growth of a culture of responsible consumption. However, this process also showed harmful articulations of this consumption model as it failed to break with a logic of gender inequality that existed before the pandemic.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/21338810.11606/issn.1984-5057.v15i1e213388Signos do Consumo; v. 15 n. 1 (2023): Novas semiosferas e outros sentidos possíveis; e2133881984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/213388/197729https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/213388/200862Copyright (c) 2023 Matheus Ribeiro Pereira, Bruna Soares de Aguiarhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Matheus RibeiroAguiar, Bruna Soares dePereira, Matheus RibeiroAguiar, Bruna Soares dePereira, Matheus RibeiroAguiar, Bruna Soares de2023-12-19T18:45:04Zoai:revistas.usp.br:article/213388Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2023-12-19T18:45:04Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Consumo responsável, para quem? Um ensaio sobre o fomento da desigualdade de gênero no pós-pandemia
Consumo responsable, ¿para quién? un ensayo sobre el fomento de la desigualdad de género en la pospandemia
Responsible consumption, for whom? an essay on the promotion of gender inequality in the post-pandemic
title Consumo responsável, para quem? Um ensaio sobre o fomento da desigualdade de gênero no pós-pandemia
spellingShingle Consumo responsável, para quem? Um ensaio sobre o fomento da desigualdade de gênero no pós-pandemia
Pereira, Matheus Ribeiro
Responsible consumption
Covid-19
Gender inequality
Consumo responsável
Covid-19
Desigualdade de gênero
Consumo responsable
Covid-19
Desigualdad de género
title_short Consumo responsável, para quem? Um ensaio sobre o fomento da desigualdade de gênero no pós-pandemia
title_full Consumo responsável, para quem? Um ensaio sobre o fomento da desigualdade de gênero no pós-pandemia
title_fullStr Consumo responsável, para quem? Um ensaio sobre o fomento da desigualdade de gênero no pós-pandemia
title_full_unstemmed Consumo responsável, para quem? Um ensaio sobre o fomento da desigualdade de gênero no pós-pandemia
title_sort Consumo responsável, para quem? Um ensaio sobre o fomento da desigualdade de gênero no pós-pandemia
author Pereira, Matheus Ribeiro
author_facet Pereira, Matheus Ribeiro
Aguiar, Bruna Soares de
author_role author
author2 Aguiar, Bruna Soares de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Matheus Ribeiro
Aguiar, Bruna Soares de
Pereira, Matheus Ribeiro
Aguiar, Bruna Soares de
Pereira, Matheus Ribeiro
Aguiar, Bruna Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv Responsible consumption
Covid-19
Gender inequality
Consumo responsável
Covid-19
Desigualdade de gênero
Consumo responsable
Covid-19
Desigualdad de género
topic Responsible consumption
Covid-19
Gender inequality
Consumo responsável
Covid-19
Desigualdade de gênero
Consumo responsable
Covid-19
Desigualdad de género
description Na atualidade, pode-se dizer que a pandemia da covid-19 impactou diretamente a relação entre as pessoas, de modo que não apenas o setor da saúde teve que modificar sua forma de agir, mas também outros espaços como cultura, educação e economia. Diversos estudos comprovam que o período de isolamento social alterou o comportamento dos consumidores. Entende-se, nesta pesquisa, que os consumidores passaram por uma transição entre o consumo compulsivo e o retorno ao “novo normal”, que contribuiu para o crescimento de uma cultura do consumo responsável. Todavia, esse processo também revelou articulações prejudiciais desse modelo de consumo, no sentido de não haver rompido com uma lógica de desigualdade de gênero existente no momento anterior à pandemia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/213388
10.11606/issn.1984-5057.v15i1e213388
url https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/213388
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-5057.v15i1e213388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/213388/197729
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/213388/200862
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Matheus Ribeiro Pereira, Bruna Soares de Aguiar
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Matheus Ribeiro Pereira, Bruna Soares de Aguiar
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Signos do Consumo; v. 15 n. 1 (2023): Novas semiosferas e outros sentidos possíveis; e213388
1984-5057
reponame:Signos do Consumo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Signos do Consumo
collection Signos do Consumo
repository.name.fl_str_mv Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br
_version_ 1797068855381590016