Consumo colaborativo: perspectivas, olhares e abordagens para um conceito em construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Ana Cirne Paes de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Patriota, Karla Regina Macena Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/122581
Resumo: Apesar de evidente nas práticas contemporâneas de consumo e comunicação, o que se convencionou chamar de “consumo colaborativo” ainda agrupa uma série de questionamentos e reflexões em torno de sua semântica. Este artigo, ancorado na perspectiva bibliométrica, analisa os trabalhos disponíveis no Portal de Periódicos da Capes/MEC e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações que contenham em sua proposta de pesquisa a expressão “consumo colaborativo” para investigar de que modo os pesquisadores brasileiros abordam o conceito e, em seguida, problematiza suas postulações.
id USP-63_7104de17ce0c50d3855a64da20c70f6f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/122581
network_acronym_str USP-63
network_name_str Signos do Consumo
repository_id_str
spelling Consumo colaborativo: perspectivas, olhares e abordagens para um conceito em construçãoCollaborative consumption: prospects, observations, and approaches for a concept in constructionConsumo colaborativo: perspectivas, observaciones y criterios para un concepto en construcciónConsumptionCollaborative consumptionBibliometrics.ConsumoConsumo colaborativoBibliometria.ConsumoConsumo colaborativoBibliometría.Apesar de evidente nas práticas contemporâneas de consumo e comunicação, o que se convencionou chamar de “consumo colaborativo” ainda agrupa uma série de questionamentos e reflexões em torno de sua semântica. Este artigo, ancorado na perspectiva bibliométrica, analisa os trabalhos disponíveis no Portal de Periódicos da Capes/MEC e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações que contenham em sua proposta de pesquisa a expressão “consumo colaborativo” para investigar de que modo os pesquisadores brasileiros abordam o conceito e, em seguida, problematiza suas postulações.Despite being evident in consumption and communication practices in the contemporary time, the so-called “collaborative consumption” also includes a series of questions and reflections around its semantics. This article, anchored in bibliometric perspective, analyzes the papers available in the Capes/MEC Journal Database and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations which contain in their research proposal the term “collaborative consumption” to investigate how the Brazilian researchers approach the concept and then discusses its postulations.A pesar de evidente en las prácticas contemporáneas de consumo y comunicación, lo que se llama “consumo colaborativo” también incluye una serie de preguntas y reflexiones en torno a su semántica. Este artículo, anclado en una perspectiva bibliométrica, analiza los trabajos disponibles en el Portal Capes/MEC y en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones que contienen en su propuesta de investigación el término “consumo colaborativo” para investigar cómo los investigadores brasileños se acercan al concepto y luego analiza sus postulados.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/12258110.11606/issn.1984-5057.v9i2p4-15Signos do Consumo; v. 9 n. 2 (2017): Consumo, Publicidade e Branding: conexões e especificidades; 4-151984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/122581/137061Copyright (c) 2018 Ana Cirne Paes de Barros, Karla Regina Macena Pereira Patriotainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Ana Cirne Paes dePatriota, Karla Regina Macena Pereira2019-04-01T12:55:20Zoai:revistas.usp.br:article/122581Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-04-01T12:55:20Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Consumo colaborativo: perspectivas, olhares e abordagens para um conceito em construção
Collaborative consumption: prospects, observations, and approaches for a concept in construction
Consumo colaborativo: perspectivas, observaciones y criterios para un concepto en construcción
title Consumo colaborativo: perspectivas, olhares e abordagens para um conceito em construção
spellingShingle Consumo colaborativo: perspectivas, olhares e abordagens para um conceito em construção
Barros, Ana Cirne Paes de
Consumption
Collaborative consumption
Bibliometrics.
Consumo
Consumo colaborativo
Bibliometria.
Consumo
Consumo colaborativo
Bibliometría.
title_short Consumo colaborativo: perspectivas, olhares e abordagens para um conceito em construção
title_full Consumo colaborativo: perspectivas, olhares e abordagens para um conceito em construção
title_fullStr Consumo colaborativo: perspectivas, olhares e abordagens para um conceito em construção
title_full_unstemmed Consumo colaborativo: perspectivas, olhares e abordagens para um conceito em construção
title_sort Consumo colaborativo: perspectivas, olhares e abordagens para um conceito em construção
author Barros, Ana Cirne Paes de
author_facet Barros, Ana Cirne Paes de
Patriota, Karla Regina Macena Pereira
author_role author
author2 Patriota, Karla Regina Macena Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Ana Cirne Paes de
Patriota, Karla Regina Macena Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Consumption
Collaborative consumption
Bibliometrics.
Consumo
Consumo colaborativo
Bibliometria.
Consumo
Consumo colaborativo
Bibliometría.
topic Consumption
Collaborative consumption
Bibliometrics.
Consumo
Consumo colaborativo
Bibliometria.
Consumo
Consumo colaborativo
Bibliometría.
description Apesar de evidente nas práticas contemporâneas de consumo e comunicação, o que se convencionou chamar de “consumo colaborativo” ainda agrupa uma série de questionamentos e reflexões em torno de sua semântica. Este artigo, ancorado na perspectiva bibliométrica, analisa os trabalhos disponíveis no Portal de Periódicos da Capes/MEC e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações que contenham em sua proposta de pesquisa a expressão “consumo colaborativo” para investigar de que modo os pesquisadores brasileiros abordam o conceito e, em seguida, problematiza suas postulações.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/122581
10.11606/issn.1984-5057.v9i2p4-15
url https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/122581
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-5057.v9i2p4-15
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/122581/137061
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Ana Cirne Paes de Barros, Karla Regina Macena Pereira Patriota
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Ana Cirne Paes de Barros, Karla Regina Macena Pereira Patriota
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Signos do Consumo; v. 9 n. 2 (2017): Consumo, Publicidade e Branding: conexões e especificidades; 4-15
1984-5057
reponame:Signos do Consumo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Signos do Consumo
collection Signos do Consumo
repository.name.fl_str_mv Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br
_version_ 1797068856264491008