El racismo brasileño o… Cuando el protagonista no es blanco: la narrativa publicitaria en “Nesse dia dos pais, dê O Boticário”
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Signos do Consumo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/150758 |
Resumo: | Este texto pretende analizar la narrativa de la marca O Boticário en la publicidad “Nesse dia dos pais, dê O Boticário”. Observamos su capacidad, como narrativa, de movilizar públicos y suscitar discusiones a partir de la representación de una familia afrocentrada en la publicidad. Nuestra propuesta es reflejar sobre cómo um elemento no verbalizado (la familia afrocentrada) hizo emerger el racismo brasileño en el momento en que una parcela de sujetos pasó a desaprovechar la marca por no utilizar el personaje blanco, históricamente protagonista de las representaciones mediáticas. |
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El racismo brasileño o… Cuando el protagonista no es blanco: la narrativa publicitaria en “Nesse dia dos pais, dê O Boticário”The Brazilian racism or… When the protagonist is not white: the advertising narrative in “Nesse dia dos pais, dê O Boticário”O racismo brasileiro ou... quando o protagonista não é branco: a narrativa publicitária em “Nesse dia dos pais, dê O Boticário”Advertising NarrativeRacismConsumptionIdentityNarrativa publicitariaRacismoConsumoIdentidadNarrativa PublicitáriaRacismoConsumoIdentidadeEste texto pretende analizar la narrativa de la marca O Boticário en la publicidad “Nesse dia dos pais, dê O Boticário”. Observamos su capacidad, como narrativa, de movilizar públicos y suscitar discusiones a partir de la representación de una familia afrocentrada en la publicidad. Nuestra propuesta es reflejar sobre cómo um elemento no verbalizado (la familia afrocentrada) hizo emerger el racismo brasileño en el momento en que una parcela de sujetos pasó a desaprovechar la marca por no utilizar el personaje blanco, históricamente protagonista de las representaciones mediáticas.This text intends to analyze the narrative of the brand O Boticário in the advertising film “Nesse dia dos pais, dê O Boticário”. We observe its ability, as a narrative, to mobilize publics and to incite discussions from the representation of an afrocentered family in advertising. Our proposal is to reflect on how an unspoken element (the afrocentered family) made Brazilian racism emerge when a portion of subjects started to disapprove the brand because it did not use a white character, historically protagonist of the media representations.Este texto pretende analisar a narrativa da marca O Boticário no filme publicitário “Nesse dia dos pais, dê O Boticário”. Observamos sua capacidade, como narrativa, de mobilizar públicos e suscitar discussões a partir da representação de uma família afrocentrada na publicidade. Nossa proposta é refletir sobre como um elemento não verbalizado (a família afrocentrada) fez emergir o racismo brasileiro no momento em que uma parcela de sujeitos passou a desaprovar a marca por não utilizar o personagem branco, historicamente protagonista das representações midiáticas.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresTextoapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/15075810.11606/issn.1984-5057.v11i1p73-83Signos do Consumo; v. 11 n. 1 (2019): Consumos midiáticos, consumidores em debate; 73-831984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/150758/150686Copyright (c) 2018 Pablo Moreno Fernandes Viana, Dalila Maria Musa Belmiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessViana, Pablo Moreno FernandesBelmiro, Dalila Maria Musa2019-04-01T12:51:52Zoai:revistas.usp.br:article/150758Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-04-01T12:51:52Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false |
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