Caso para ensino: o processo de escolhas metodológicas em uma abordagem quantitativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lana, Jeferson
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Partyka, Raul Beal, Alberton, Anete, Marcon, Rosilene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista de contabilidade e organizações
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/148286
Resumo: O caso para ensino trata do processo de amadurecimento de um problema de pesquisa em um programa de mestrado em Administração e Contabilidade, no paradigma positivista, em uma abordagem quantitativa. O caso adota uma narrativa e diálogos típicos entre um aluno de mestrado e seu orientador e professores, para expor os pontos de tensão e escolhas que emergem no primeiro ano de um típico programa de mestrado na área. O caso permite ao aluno conhecer uma típica interação no mestrado na área e refletir sobre a sequência de escolhas de técnicas estatísticas específicas. O caso de ensino é sugerido para disciplinas como metodologia de pesquisa, métodos quantitativos, seminários de dissertação no mestrado, e também para iniciação científica.
id USP-65_f03cd0c4502c2b8ce94964ec106747a9
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/148286
network_acronym_str USP-65
network_name_str Revista de contabilidade e organizações
repository_id_str
spelling Caso para ensino: o processo de escolhas metodológicas em uma abordagem quantitativaTeaching case: the process of methodological choices in a quantitative approachResearch methodsMethodological choicesTechniques of analysisMétodos de pesquisaEscolhas metodológicasTécnicas de análiseO caso para ensino trata do processo de amadurecimento de um problema de pesquisa em um programa de mestrado em Administração e Contabilidade, no paradigma positivista, em uma abordagem quantitativa. O caso adota uma narrativa e diálogos típicos entre um aluno de mestrado e seu orientador e professores, para expor os pontos de tensão e escolhas que emergem no primeiro ano de um típico programa de mestrado na área. O caso permite ao aluno conhecer uma típica interação no mestrado na área e refletir sobre a sequência de escolhas de técnicas estatísticas específicas. O caso de ensino é sugerido para disciplinas como metodologia de pesquisa, métodos quantitativos, seminários de dissertação no mestrado, e também para iniciação científica.This teaching case focus on the process to mature a research problem in a master in Administration and Accounting, considering in a quantitative approach in a positivist paradigm. The case embrace typical dialogues and narratives between a master's student and his supervisor and other professors, to expose the points of tension and choices that emerge in the first year of a typical master's degree. This case allowsstudents to explore a typical interaction in the master's degree and to reflect on the sequence of choices for ordinate the specific statistical techniques. We suggest this teaching case for disciplines such as research methodology, quantitative methods, dissertation seminars in the master's degree, and for undergraduate researches.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto2018-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/14828610.11606/issn.1982-6486.rco.2018.148286Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 12 (2018); e148286Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 12 (2018); e148286Revista de Contabilidade e Organizações; v. 12 (2018); e1482861982-6486reponame:Revista de contabilidade e organizaçõesinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/148286/149021https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/148286/155160https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/148286/152924Copyright (c) 2018 Revista de Contabilidade e Organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessLana, JefersonPartyka, Raul BealAlberton, AneteMarcon, Rosilene2020-06-25T13:36:13Zoai:revistas.usp.br:article/148286Revistahttps://www.revistas.usp.br/rcoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rco/oairco@usp.br1982-64861982-6486opendoar:2020-06-25T13:36:13Revista de contabilidade e organizações - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Caso para ensino: o processo de escolhas metodológicas em uma abordagem quantitativa
Teaching case: the process of methodological choices in a quantitative approach
title Caso para ensino: o processo de escolhas metodológicas em uma abordagem quantitativa
spellingShingle Caso para ensino: o processo de escolhas metodológicas em uma abordagem quantitativa
Lana, Jeferson
Research methods
Methodological choices
Techniques of analysis
Métodos de pesquisa
Escolhas metodológicas
Técnicas de análise
title_short Caso para ensino: o processo de escolhas metodológicas em uma abordagem quantitativa
title_full Caso para ensino: o processo de escolhas metodológicas em uma abordagem quantitativa
title_fullStr Caso para ensino: o processo de escolhas metodológicas em uma abordagem quantitativa
title_full_unstemmed Caso para ensino: o processo de escolhas metodológicas em uma abordagem quantitativa
title_sort Caso para ensino: o processo de escolhas metodológicas em uma abordagem quantitativa
author Lana, Jeferson
author_facet Lana, Jeferson
Partyka, Raul Beal
Alberton, Anete
Marcon, Rosilene
author_role author
author2 Partyka, Raul Beal
Alberton, Anete
Marcon, Rosilene
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lana, Jeferson
Partyka, Raul Beal
Alberton, Anete
Marcon, Rosilene
dc.subject.por.fl_str_mv Research methods
Methodological choices
Techniques of analysis
Métodos de pesquisa
Escolhas metodológicas
Técnicas de análise
topic Research methods
Methodological choices
Techniques of analysis
Métodos de pesquisa
Escolhas metodológicas
Técnicas de análise
description O caso para ensino trata do processo de amadurecimento de um problema de pesquisa em um programa de mestrado em Administração e Contabilidade, no paradigma positivista, em uma abordagem quantitativa. O caso adota uma narrativa e diálogos típicos entre um aluno de mestrado e seu orientador e professores, para expor os pontos de tensão e escolhas que emergem no primeiro ano de um típico programa de mestrado na área. O caso permite ao aluno conhecer uma típica interação no mestrado na área e refletir sobre a sequência de escolhas de técnicas estatísticas específicas. O caso de ensino é sugerido para disciplinas como metodologia de pesquisa, métodos quantitativos, seminários de dissertação no mestrado, e também para iniciação científica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/148286
10.11606/issn.1982-6486.rco.2018.148286
url https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/148286
identifier_str_mv 10.11606/issn.1982-6486.rco.2018.148286
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/148286/149021
https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/148286/155160
https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/148286/152924
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Contabilidade e Organizações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Contabilidade e Organizações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 12 (2018); e148286
Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 12 (2018); e148286
Revista de Contabilidade e Organizações; v. 12 (2018); e148286
1982-6486
reponame:Revista de contabilidade e organizações
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de contabilidade e organizações
collection Revista de contabilidade e organizações
repository.name.fl_str_mv Revista de contabilidade e organizações - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rco@usp.br
_version_ 1797054145949073408