Inhibition in the literal production

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartore, Anna Rita
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/68526
Resumo: Fazendo uso de balizas da psicanálise a partir de Freud e Lacan considera-se que a inibição da escrita e a produção de textos que infringem a norma culta não são eventos gerados por déficit cognitivo do aluno e sim resultado de fenômenos da ordem do inconsciente, desencadeados pelo receio do sujeito em desvelar a imagem do próprio corpo através da representação num suporte concreto. Discute-se também um possível efeito de relançamento na escrita, decorrente da fruição da literatura e as conseqüências indesejáveis da operacionalização de obras literárias nas tarefas escolares.
id USP-67_426efd9d627cb549a1253989ae636944
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/68526
network_acronym_str USP-67
network_name_str Estilos da Clínica (Online)
repository_id_str
spelling Inhibition in the literal productionInhibición para escribirInibição na produção de textopsicoanálisiseducacióninhibiciónliteraturaescritapsicanáliseeducaçãoinibiçãoliteraturaescritapsychoanalysiseducationinhibitionliteraturewritingFazendo uso de balizas da psicanálise a partir de Freud e Lacan considera-se que a inibição da escrita e a produção de textos que infringem a norma culta não são eventos gerados por déficit cognitivo do aluno e sim resultado de fenômenos da ordem do inconsciente, desencadeados pelo receio do sujeito em desvelar a imagem do próprio corpo através da representação num suporte concreto. Discute-se também um possível efeito de relançamento na escrita, decorrente da fruição da literatura e as conseqüências indesejáveis da operacionalização de obras literárias nas tarefas escolares.Using Freud and Lacan psychoanalysis' theories as a reference, it is considered that writing inhibition and texts that infringe the linguistic purism are not fruit of cognitive deficit, but results of unconscious phenomenon triggered by the subject's fear of revealing the image of their own body through it's representation in a concrete support. It is also discussed the improper use of literacy pieces in school's works and the need to permit literature enjoyment as one of the ways to outcome anguish and produce writing desire.Al hacer uso de balizas del psicoanálisis a partir de Freud y Lacan, se considera que la inhibición de la escrita y la producción de textos que infringen la norma culta no son eventos generados por déficit cognitivo del alumno, sino resultado de fenómenos del orden del inconsciente, desencadenados por temor del sujeto de desvelar la imagen del propio cuerpo por medio de la representación en un soporte concreto. Se discute también un posible efecto de relanzamiento en la escrita, resultante de la fruición de la literatura y las indeseables consecuencias de la operacionalización de obras literarias en las tareas escolares.Universidade de São Paulo2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/6852610.11606/issn.1981-1624.v13i24p132-145Estilos da Clinica; v. 13 n. 24 (2008): Dossiê: Escritas I; 132-145Estilos da Clinica; ##issue.vol## 13 ##issue.no## 24 (2008): Dossiê: Escritas I; 132-145Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 13 N. 24 (2008): Dossiê: Escritas I; 132-145Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 13 No. 24 (2008): Dossiê: Escritas I; 132-145Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 13 No 24 (2008): Dossiê: Escritas I; 132-145Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 13 Núm. 24 (2008): Dossiê: Escritas I; 132-1451981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/68526/71061Sartore, Anna Ritainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T04:01:49Zoai:revistas.usp.br:article/68526Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T04:01:49Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inhibition in the literal production
Inhibición para escribir
Inibição na produção de texto
title Inhibition in the literal production
spellingShingle Inhibition in the literal production
Sartore, Anna Rita
psicoanálisis
educación
inhibición
literatura
escrita
psicanálise
educação
inibição
literatura
escrita
psychoanalysis
education
inhibition
literature
writing
title_short Inhibition in the literal production
title_full Inhibition in the literal production
title_fullStr Inhibition in the literal production
title_full_unstemmed Inhibition in the literal production
title_sort Inhibition in the literal production
author Sartore, Anna Rita
author_facet Sartore, Anna Rita
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sartore, Anna Rita
dc.subject.por.fl_str_mv psicoanálisis
educación
inhibición
literatura
escrita
psicanálise
educação
inibição
literatura
escrita
psychoanalysis
education
inhibition
literature
writing
topic psicoanálisis
educación
inhibición
literatura
escrita
psicanálise
educação
inibição
literatura
escrita
psychoanalysis
education
inhibition
literature
writing
description Fazendo uso de balizas da psicanálise a partir de Freud e Lacan considera-se que a inibição da escrita e a produção de textos que infringem a norma culta não são eventos gerados por déficit cognitivo do aluno e sim resultado de fenômenos da ordem do inconsciente, desencadeados pelo receio do sujeito em desvelar a imagem do próprio corpo através da representação num suporte concreto. Discute-se também um possível efeito de relançamento na escrita, decorrente da fruição da literatura e as conseqüências indesejáveis da operacionalização de obras literárias nas tarefas escolares.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/68526
10.11606/issn.1981-1624.v13i24p132-145
url https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/68526
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-1624.v13i24p132-145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/68526/71061
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estilos da Clinica; v. 13 n. 24 (2008): Dossiê: Escritas I; 132-145
Estilos da Clinica; ##issue.vol## 13 ##issue.no## 24 (2008): Dossiê: Escritas I; 132-145
Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 13 N. 24 (2008): Dossiê: Escritas I; 132-145
Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 13 No. 24 (2008): Dossiê: Escritas I; 132-145
Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 13 No 24 (2008): Dossiê: Escritas I; 132-145
Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 13 Núm. 24 (2008): Dossiê: Escritas I; 132-145
1981-1624
1415-7128
reponame:Estilos da Clínica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estilos da Clínica (Online)
collection Estilos da Clínica (Online)
repository.name.fl_str_mv Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaestilosdaclinica@usp.br
_version_ 1797067494663389184