Inhibition in the literal production
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estilos da Clínica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/68526 |
Resumo: | Fazendo uso de balizas da psicanálise a partir de Freud e Lacan considera-se que a inibição da escrita e a produção de textos que infringem a norma culta não são eventos gerados por déficit cognitivo do aluno e sim resultado de fenômenos da ordem do inconsciente, desencadeados pelo receio do sujeito em desvelar a imagem do próprio corpo através da representação num suporte concreto. Discute-se também um possível efeito de relançamento na escrita, decorrente da fruição da literatura e as conseqüências indesejáveis da operacionalização de obras literárias nas tarefas escolares. |
id |
USP-67_426efd9d627cb549a1253989ae636944 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/68526 |
network_acronym_str |
USP-67 |
network_name_str |
Estilos da Clínica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inhibition in the literal productionInhibición para escribirInibição na produção de textopsicoanálisiseducacióninhibiciónliteraturaescritapsicanáliseeducaçãoinibiçãoliteraturaescritapsychoanalysiseducationinhibitionliteraturewritingFazendo uso de balizas da psicanálise a partir de Freud e Lacan considera-se que a inibição da escrita e a produção de textos que infringem a norma culta não são eventos gerados por déficit cognitivo do aluno e sim resultado de fenômenos da ordem do inconsciente, desencadeados pelo receio do sujeito em desvelar a imagem do próprio corpo através da representação num suporte concreto. Discute-se também um possível efeito de relançamento na escrita, decorrente da fruição da literatura e as conseqüências indesejáveis da operacionalização de obras literárias nas tarefas escolares.Using Freud and Lacan psychoanalysis' theories as a reference, it is considered that writing inhibition and texts that infringe the linguistic purism are not fruit of cognitive deficit, but results of unconscious phenomenon triggered by the subject's fear of revealing the image of their own body through it's representation in a concrete support. It is also discussed the improper use of literacy pieces in school's works and the need to permit literature enjoyment as one of the ways to outcome anguish and produce writing desire.Al hacer uso de balizas del psicoanálisis a partir de Freud y Lacan, se considera que la inhibición de la escrita y la producción de textos que infringen la norma culta no son eventos generados por déficit cognitivo del alumno, sino resultado de fenómenos del orden del inconsciente, desencadenados por temor del sujeto de desvelar la imagen del propio cuerpo por medio de la representación en un soporte concreto. Se discute también un posible efecto de relanzamiento en la escrita, resultante de la fruición de la literatura y las indeseables consecuencias de la operacionalización de obras literarias en las tareas escolares.Universidade de São Paulo2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/6852610.11606/issn.1981-1624.v13i24p132-145Estilos da Clinica; v. 13 n. 24 (2008): Dossiê: Escritas I; 132-145Estilos da Clinica; ##issue.vol## 13 ##issue.no## 24 (2008): Dossiê: Escritas I; 132-145Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 13 N. 24 (2008): Dossiê: Escritas I; 132-145Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 13 No. 24 (2008): Dossiê: Escritas I; 132-145Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 13 No 24 (2008): Dossiê: Escritas I; 132-145Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 13 Núm. 24 (2008): Dossiê: Escritas I; 132-1451981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/68526/71061Sartore, Anna Ritainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T04:01:49Zoai:revistas.usp.br:article/68526Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T04:01:49Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inhibition in the literal production Inhibición para escribir Inibição na produção de texto |
title |
Inhibition in the literal production |
spellingShingle |
Inhibition in the literal production Sartore, Anna Rita psicoanálisis educación inhibición literatura escrita psicanálise educação inibição literatura escrita psychoanalysis education inhibition literature writing |
title_short |
Inhibition in the literal production |
title_full |
Inhibition in the literal production |
title_fullStr |
Inhibition in the literal production |
title_full_unstemmed |
Inhibition in the literal production |
title_sort |
Inhibition in the literal production |
author |
Sartore, Anna Rita |
author_facet |
Sartore, Anna Rita |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sartore, Anna Rita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
psicoanálisis educación inhibición literatura escrita psicanálise educação inibição literatura escrita psychoanalysis education inhibition literature writing |
topic |
psicoanálisis educación inhibición literatura escrita psicanálise educação inibição literatura escrita psychoanalysis education inhibition literature writing |
description |
Fazendo uso de balizas da psicanálise a partir de Freud e Lacan considera-se que a inibição da escrita e a produção de textos que infringem a norma culta não são eventos gerados por déficit cognitivo do aluno e sim resultado de fenômenos da ordem do inconsciente, desencadeados pelo receio do sujeito em desvelar a imagem do próprio corpo através da representação num suporte concreto. Discute-se também um possível efeito de relançamento na escrita, decorrente da fruição da literatura e as conseqüências indesejáveis da operacionalização de obras literárias nas tarefas escolares. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/68526 10.11606/issn.1981-1624.v13i24p132-145 |
url |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/68526 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1981-1624.v13i24p132-145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/68526/71061 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estilos da Clinica; v. 13 n. 24 (2008): Dossiê: Escritas I; 132-145 Estilos da Clinica; ##issue.vol## 13 ##issue.no## 24 (2008): Dossiê: Escritas I; 132-145 Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 13 N. 24 (2008): Dossiê: Escritas I; 132-145 Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 13 No. 24 (2008): Dossiê: Escritas I; 132-145 Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 13 No 24 (2008): Dossiê: Escritas I; 132-145 Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 13 Núm. 24 (2008): Dossiê: Escritas I; 132-145 1981-1624 1415-7128 reponame:Estilos da Clínica (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Estilos da Clínica (Online) |
collection |
Estilos da Clínica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaestilosdaclinica@usp.br |
_version_ |
1797067494663389184 |