De A-Criança ao real infantil: reflexões psicanalíticas acerca da infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passone, Eric Ferdinando Kanai
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/117778
Resumo: A partir da indagação conceitual própria da psicanálise no campo da educação, este trabalho apresenta elementos para pensarmos o infantil em nossas práticas cotidianas com as crianças e adolescentes. Nesse sentido, questionam-se os discursos científicos que produzem uma noção universal, atemporal e ideal de infância, na medida em que tal idealização comporta a recusa do adulto em relação ao seu dever à formação dos mais novos. Destaca-se o estatuto do sujeito do desejo e as possíveis posições que a criança assume junto à demanda do adulto.
id USP-67_b59ee702e51362b76ac256d3bbf0350a
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/117778
network_acronym_str USP-67
network_name_str Estilos da Clínica (Online)
repository_id_str
spelling De A-Criança ao real infantil: reflexões psicanalíticas acerca da infância Desde el-niño a lo real infantil: reflexiones psicoanalíticas acerca de la infancia From the-child to the childhood real: psychoanalytic reflections on childhood A partir da indagação conceitual própria da psicanálise no campo da educação, este trabalho apresenta elementos para pensarmos o infantil em nossas práticas cotidianas com as crianças e adolescentes. Nesse sentido, questionam-se os discursos científicos que produzem uma noção universal, atemporal e ideal de infância, na medida em que tal idealização comporta a recusa do adulto em relação ao seu dever à formação dos mais novos. Destaca-se o estatuto do sujeito do desejo e as possíveis posições que a criança assume junto à demanda do adulto. Using the conceptual investigations of psychoanalysis in the field of education, this work presents elements to think about childhood in our daily practice with children and adolescents. In this sense, the scientific discourses that produce a universal, timeless, and ideal notion of childhood are questioned, since such idealization involves adults' rejection of their duty of educating the youngsters. The status of the subject of desire and the possible positions that children take in the face of the demand of adults are emphasized. A partir de la indagación conceptual propia del psicoanálisis en el campo de la educación, este trabajo presenta elementos para que se piense sobre la dimensión extranjera de lo infantil en nuestras prácticas cotidianas con los niños y adolescentes. Para ello, se cuestionan los discursos modernos que producen una noción universal, atemporal e ideal de la infancia, en la medida en que dicha idealización implica el rechazo del adulto en relación a su deber simbólico frente a la formación de los más nuevos. Se destaca el estatuto del sujeto de deseo y las posibles posiciones que el niño asume junto a la demanda del adulto. Universidade de São Paulo2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/11777810.11606/issn.1981-1624.v21i1p114-132Estilos da Clinica; v. 21 n. 1 (2016); 114-132Estilos da Clinica; ##issue.vol## 21 ##issue.no## 1 (2016); 114-132Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 21 N. 1 (2016); 114-132Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 21 No. 1 (2016); 114-132Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 21 No 1 (2016); 114-132Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 21 Núm. 1 (2016); 114-1321981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/117778/115424Passone, Eric Ferdinando Kanaiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T03:57:50Zoai:revistas.usp.br:article/117778Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T03:57:50Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv De A-Criança ao real infantil: reflexões psicanalíticas acerca da infância
Desde el-niño a lo real infantil: reflexiones psicoanalíticas acerca de la infancia
From the-child to the childhood real: psychoanalytic reflections on childhood
title De A-Criança ao real infantil: reflexões psicanalíticas acerca da infância
spellingShingle De A-Criança ao real infantil: reflexões psicanalíticas acerca da infância
Passone, Eric Ferdinando Kanai
title_short De A-Criança ao real infantil: reflexões psicanalíticas acerca da infância
title_full De A-Criança ao real infantil: reflexões psicanalíticas acerca da infância
title_fullStr De A-Criança ao real infantil: reflexões psicanalíticas acerca da infância
title_full_unstemmed De A-Criança ao real infantil: reflexões psicanalíticas acerca da infância
title_sort De A-Criança ao real infantil: reflexões psicanalíticas acerca da infância
author Passone, Eric Ferdinando Kanai
author_facet Passone, Eric Ferdinando Kanai
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Passone, Eric Ferdinando Kanai
description A partir da indagação conceitual própria da psicanálise no campo da educação, este trabalho apresenta elementos para pensarmos o infantil em nossas práticas cotidianas com as crianças e adolescentes. Nesse sentido, questionam-se os discursos científicos que produzem uma noção universal, atemporal e ideal de infância, na medida em que tal idealização comporta a recusa do adulto em relação ao seu dever à formação dos mais novos. Destaca-se o estatuto do sujeito do desejo e as possíveis posições que a criança assume junto à demanda do adulto.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/117778
10.11606/issn.1981-1624.v21i1p114-132
url https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/117778
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-1624.v21i1p114-132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/117778/115424
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estilos da Clinica; v. 21 n. 1 (2016); 114-132
Estilos da Clinica; ##issue.vol## 21 ##issue.no## 1 (2016); 114-132
Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 21 N. 1 (2016); 114-132
Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 21 No. 1 (2016); 114-132
Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 21 No 1 (2016); 114-132
Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 21 Núm. 1 (2016); 114-132
1981-1624
1415-7128
reponame:Estilos da Clínica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estilos da Clínica (Online)
collection Estilos da Clínica (Online)
repository.name.fl_str_mv Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaestilosdaclinica@usp.br
_version_ 1797067495279951872