De A-Criança ao real infantil: reflexões psicanalíticas acerca da infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estilos da Clínica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/117778 |
Resumo: | A partir da indagação conceitual própria da psicanálise no campo da educação, este trabalho apresenta elementos para pensarmos o infantil em nossas práticas cotidianas com as crianças e adolescentes. Nesse sentido, questionam-se os discursos científicos que produzem uma noção universal, atemporal e ideal de infância, na medida em que tal idealização comporta a recusa do adulto em relação ao seu dever à formação dos mais novos. Destaca-se o estatuto do sujeito do desejo e as possíveis posições que a criança assume junto à demanda do adulto. |
id |
USP-67_b59ee702e51362b76ac256d3bbf0350a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/117778 |
network_acronym_str |
USP-67 |
network_name_str |
Estilos da Clínica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
De A-Criança ao real infantil: reflexões psicanalíticas acerca da infância Desde el-niño a lo real infantil: reflexiones psicoanalíticas acerca de la infancia From the-child to the childhood real: psychoanalytic reflections on childhood A partir da indagação conceitual própria da psicanálise no campo da educação, este trabalho apresenta elementos para pensarmos o infantil em nossas práticas cotidianas com as crianças e adolescentes. Nesse sentido, questionam-se os discursos científicos que produzem uma noção universal, atemporal e ideal de infância, na medida em que tal idealização comporta a recusa do adulto em relação ao seu dever à formação dos mais novos. Destaca-se o estatuto do sujeito do desejo e as possíveis posições que a criança assume junto à demanda do adulto. Using the conceptual investigations of psychoanalysis in the field of education, this work presents elements to think about childhood in our daily practice with children and adolescents. In this sense, the scientific discourses that produce a universal, timeless, and ideal notion of childhood are questioned, since such idealization involves adults' rejection of their duty of educating the youngsters. The status of the subject of desire and the possible positions that children take in the face of the demand of adults are emphasized. A partir de la indagación conceptual propia del psicoanálisis en el campo de la educación, este trabajo presenta elementos para que se piense sobre la dimensión extranjera de lo infantil en nuestras prácticas cotidianas con los niños y adolescentes. Para ello, se cuestionan los discursos modernos que producen una noción universal, atemporal e ideal de la infancia, en la medida en que dicha idealización implica el rechazo del adulto en relación a su deber simbólico frente a la formación de los más nuevos. Se destaca el estatuto del sujeto de deseo y las posibles posiciones que el niño asume junto a la demanda del adulto. Universidade de São Paulo2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/11777810.11606/issn.1981-1624.v21i1p114-132Estilos da Clinica; v. 21 n. 1 (2016); 114-132Estilos da Clinica; ##issue.vol## 21 ##issue.no## 1 (2016); 114-132Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 21 N. 1 (2016); 114-132Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 21 No. 1 (2016); 114-132Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 21 No 1 (2016); 114-132Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 21 Núm. 1 (2016); 114-1321981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/117778/115424Passone, Eric Ferdinando Kanaiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T03:57:50Zoai:revistas.usp.br:article/117778Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T03:57:50Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
De A-Criança ao real infantil: reflexões psicanalíticas acerca da infância Desde el-niño a lo real infantil: reflexiones psicoanalíticas acerca de la infancia From the-child to the childhood real: psychoanalytic reflections on childhood |
title |
De A-Criança ao real infantil: reflexões psicanalíticas acerca da infância |
spellingShingle |
De A-Criança ao real infantil: reflexões psicanalíticas acerca da infância Passone, Eric Ferdinando Kanai |
title_short |
De A-Criança ao real infantil: reflexões psicanalíticas acerca da infância |
title_full |
De A-Criança ao real infantil: reflexões psicanalíticas acerca da infância |
title_fullStr |
De A-Criança ao real infantil: reflexões psicanalíticas acerca da infância |
title_full_unstemmed |
De A-Criança ao real infantil: reflexões psicanalíticas acerca da infância |
title_sort |
De A-Criança ao real infantil: reflexões psicanalíticas acerca da infância |
author |
Passone, Eric Ferdinando Kanai |
author_facet |
Passone, Eric Ferdinando Kanai |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Passone, Eric Ferdinando Kanai |
description |
A partir da indagação conceitual própria da psicanálise no campo da educação, este trabalho apresenta elementos para pensarmos o infantil em nossas práticas cotidianas com as crianças e adolescentes. Nesse sentido, questionam-se os discursos científicos que produzem uma noção universal, atemporal e ideal de infância, na medida em que tal idealização comporta a recusa do adulto em relação ao seu dever à formação dos mais novos. Destaca-se o estatuto do sujeito do desejo e as possíveis posições que a criança assume junto à demanda do adulto. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/117778 10.11606/issn.1981-1624.v21i1p114-132 |
url |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/117778 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1981-1624.v21i1p114-132 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/117778/115424 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estilos da Clinica; v. 21 n. 1 (2016); 114-132 Estilos da Clinica; ##issue.vol## 21 ##issue.no## 1 (2016); 114-132 Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 21 N. 1 (2016); 114-132 Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 21 No. 1 (2016); 114-132 Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 21 No 1 (2016); 114-132 Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 21 Núm. 1 (2016); 114-132 1981-1624 1415-7128 reponame:Estilos da Clínica (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Estilos da Clínica (Online) |
collection |
Estilos da Clínica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaestilosdaclinica@usp.br |
_version_ |
1797067495279951872 |