Sabe-se sobre a criança? Acompanhamento terapêutico e educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spagnuolo, Lenara Spedo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/121984
Resumo: En este trabajo se pretende pensar la práctica de acompañamiento terapéutico como una modalidad de apoyo a la inclusión escolar desde una formulación del (no) saber del acompañante terapéutico que trabaja en la escuela guiado por el psicoanálisis. A través de viñetas clínicas, trataremos trés actores y sus discursos que circulan en el universo de la inclusión escolar: educadores, expertos y, finalmente, el acompañante terapéutico
id USP-67_d8211d9be1eb426e4f6f3cca65ec4850
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/121984
network_acronym_str USP-67
network_name_str Estilos da Clínica (Online)
repository_id_str
spelling Sabe-se sobre a criança? Acompanhamento terapêutico e educação inclusivaCan anyone know about the child? Therapeutic accompaniment and inclusive education¿Se sabe sobre el niño? Acompañamiento terapéutico y educación inclusivaeducación inclusivapsicoanálisiseducaciónacompañamiento terapêuticosaberinclusive educationpsychoanalysiseducationtherapeutic accompanimentknowledgeeducação inclusivapsicanáliseeducaçãoacompanhamento terapêuticosaber.En este trabajo se pretende pensar la práctica de acompañamiento terapéutico como una modalidad de apoyo a la inclusión escolar desde una formulación del (no) saber del acompañante terapéutico que trabaja en la escuela guiado por el psicoanálisis. A través de viñetas clínicas, trataremos trés actores y sus discursos que circulan en el universo de la inclusión escolar: educadores, expertos y, finalmente, el acompañante terapéuticoThis article aims to argue about the practice of therapeutic accompaniment as a clinical modality of support for school inclusion through the formulation on the therapeutic companion’s (non) knowledge, for those who work guided by psychoanalysis. Through clinical vignettes, we will approach three actors and their speeches that circulate in school inclusion’s universe: educators, specialists and finally the therapeutic companionEste trabalho se propõe a pensar a clínica do acompanhamento terapêutico como uma modalidade de apoio à inclusão escolar a partir de uma formulação sobre o (não) saber do acompanhante terapêutico que trabalha na escola orientado pela psicanálise. Através de vinhetas clínicas, abordaremos três atores – os educadores, os especialistas e, finalmente, o acompanhante terapêutico – e seus discursos que circulam no universo da inclusão escolarUniversidade de São Paulo2017-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/12198410.11606/issn.1981-1624.v22i2p283-298Estilos da Clinica; v. 22 n. 2 (2017); 283-298Estilos da Clinica; ##issue.vol## 22 ##issue.no## 2 (2017); 283-298Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 22 N. 2 (2017); 283-298Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 22 No. 2 (2017); 283-298Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 22 No 2 (2017); 283-298Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 22 Núm. 2 (2017); 283-2981981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/121984/134870Spagnuolo, Lenara Spedoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T03:57:17Zoai:revistas.usp.br:article/121984Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T03:57:17Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sabe-se sobre a criança? Acompanhamento terapêutico e educação inclusiva
Can anyone know about the child? Therapeutic accompaniment and inclusive education
¿Se sabe sobre el niño? Acompañamiento terapéutico y educación inclusiva
title Sabe-se sobre a criança? Acompanhamento terapêutico e educação inclusiva
spellingShingle Sabe-se sobre a criança? Acompanhamento terapêutico e educação inclusiva
Spagnuolo, Lenara Spedo
educación inclusiva
psicoanálisis
educación
acompañamiento terapêutico
saber
inclusive education
psychoanalysis
education
therapeutic accompaniment
knowledge
educação inclusiva
psicanálise
educação
acompanhamento terapêutico
saber.
title_short Sabe-se sobre a criança? Acompanhamento terapêutico e educação inclusiva
title_full Sabe-se sobre a criança? Acompanhamento terapêutico e educação inclusiva
title_fullStr Sabe-se sobre a criança? Acompanhamento terapêutico e educação inclusiva
title_full_unstemmed Sabe-se sobre a criança? Acompanhamento terapêutico e educação inclusiva
title_sort Sabe-se sobre a criança? Acompanhamento terapêutico e educação inclusiva
author Spagnuolo, Lenara Spedo
author_facet Spagnuolo, Lenara Spedo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Spagnuolo, Lenara Spedo
dc.subject.por.fl_str_mv educación inclusiva
psicoanálisis
educación
acompañamiento terapêutico
saber
inclusive education
psychoanalysis
education
therapeutic accompaniment
knowledge
educação inclusiva
psicanálise
educação
acompanhamento terapêutico
saber.
topic educación inclusiva
psicoanálisis
educación
acompañamiento terapêutico
saber
inclusive education
psychoanalysis
education
therapeutic accompaniment
knowledge
educação inclusiva
psicanálise
educação
acompanhamento terapêutico
saber.
description En este trabajo se pretende pensar la práctica de acompañamiento terapéutico como una modalidad de apoyo a la inclusión escolar desde una formulación del (no) saber del acompañante terapéutico que trabaja en la escuela guiado por el psicoanálisis. A través de viñetas clínicas, trataremos trés actores y sus discursos que circulan en el universo de la inclusión escolar: educadores, expertos y, finalmente, el acompañante terapéutico
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/121984
10.11606/issn.1981-1624.v22i2p283-298
url https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/121984
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-1624.v22i2p283-298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/121984/134870
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estilos da Clinica; v. 22 n. 2 (2017); 283-298
Estilos da Clinica; ##issue.vol## 22 ##issue.no## 2 (2017); 283-298
Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 22 N. 2 (2017); 283-298
Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 22 No. 2 (2017); 283-298
Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 22 No 2 (2017); 283-298
Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 22 Núm. 2 (2017); 283-298
1981-1624
1415-7128
reponame:Estilos da Clínica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estilos da Clínica (Online)
collection Estilos da Clínica (Online)
repository.name.fl_str_mv Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaestilosdaclinica@usp.br
_version_ 1797067495678410752