The “in lack” teacher as a crystallized figure
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estilos da Clínica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/135140 |
Resumo: | Uma das figuras docentes que os discursos pedagógicos produziram no Brasil, no âmbito da educação básica, e que nas últimas décadas tende a prevalecer, é a do docente que deve ser orientado em seu pensamento e ação educativa por especialistas de ordem diversa. Esse docente “em falta”, incapaz de responder adequadamente ao que dele se espera pelos seus próprios meios, tornou-se, em muitos discursos, o principal obstáculo para alcançar a almejada qualidade do ensino. Este artigo destaca alguns aspectos do processo de construção dessa figura docente e discute sua possível transformação tendo em vista os dispositivos discursivos que a sustentam. |
id |
USP-67_dd284dc7cb30dfad61d6c36b40f864f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/135140 |
network_acronym_str |
USP-67 |
network_name_str |
Estilos da Clínica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
The “in lack” teacher as a crystallized figureEl docente “en falta” como figura cristalizadaO docente “em falta” como figura cristalizadateacherpedagogical discoursescontinuing educationprofesor;discursos pedagógicosformación continuadaprofessordiscursos pedagógicosformação continuadaUma das figuras docentes que os discursos pedagógicos produziram no Brasil, no âmbito da educação básica, e que nas últimas décadas tende a prevalecer, é a do docente que deve ser orientado em seu pensamento e ação educativa por especialistas de ordem diversa. Esse docente “em falta”, incapaz de responder adequadamente ao que dele se espera pelos seus próprios meios, tornou-se, em muitos discursos, o principal obstáculo para alcançar a almejada qualidade do ensino. Este artigo destaca alguns aspectos do processo de construção dessa figura docente e discute sua possível transformação tendo em vista os dispositivos discursivos que a sustentam.One of the teaching figures that pedagogical discourses have produced in Brazil, in the scope of basic education, and that tends to prevail in the last decades, is that of the teacher who must be oriented in their thought and educative action by specialists of diverse order. This ‘in lack’ teacher, unable to respond adequately to what is expected of them by their own means, has become, in many discourses, the main obstacle to achieving the desired quality of teaching. This article highlights some aspects of the construction process of this teaching figure and discusses its possible transformation considering the discursive devices that sustain it.ResumenUna de las figuras docentes producidas por los discursos pedagógicos en Brasil, en el ámbito de la educación básica y que tiende a prevalecer en las últimas décadas, es la del docente que debe ser orientado en su pensamiento y acción educativa por especialistas de orden diversa. Ese docente “en falta”, incapaz de responder adecuadamente por sus propios medios a lo que de él se espera, en muchos discursos se convirtió en el principal obstáculo para alcanzar la anhelada enseñanza de calidad. Este artículo destaca algunos aspectos del proceso de construcción de esa figura docente y discute su posible transformación teniendo en cuenta los dispositivos discursivos que la sostienen.Universidade de São Paulo2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/13514010.11606/issn.1981-1624.v22i3p556-575Estilos da Clinica; v. 22 n. 3 (2017); 556-575Estilos da Clinica; ##issue.vol## 22 ##issue.no## 3 (2017); 556-575Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 22 N. 3 (2017); 556-575Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 22 No. 3 (2017); 556-575Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 22 No 3 (2017); 556-575Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 22 Núm. 3 (2017); 556-5751981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/135140/147071Revah, Danielinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T03:57:05Zoai:revistas.usp.br:article/135140Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T03:57:05Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The “in lack” teacher as a crystallized figure El docente “en falta” como figura cristalizada O docente “em falta” como figura cristalizada |
title |
The “in lack” teacher as a crystallized figure |
spellingShingle |
The “in lack” teacher as a crystallized figure Revah, Daniel teacher pedagogical discourses continuing education profesor; discursos pedagógicos formación continuada professor discursos pedagógicos formação continuada |
title_short |
The “in lack” teacher as a crystallized figure |
title_full |
The “in lack” teacher as a crystallized figure |
title_fullStr |
The “in lack” teacher as a crystallized figure |
title_full_unstemmed |
The “in lack” teacher as a crystallized figure |
title_sort |
The “in lack” teacher as a crystallized figure |
author |
Revah, Daniel |
author_facet |
Revah, Daniel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Revah, Daniel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
teacher pedagogical discourses continuing education profesor; discursos pedagógicos formación continuada professor discursos pedagógicos formação continuada |
topic |
teacher pedagogical discourses continuing education profesor; discursos pedagógicos formación continuada professor discursos pedagógicos formação continuada |
description |
Uma das figuras docentes que os discursos pedagógicos produziram no Brasil, no âmbito da educação básica, e que nas últimas décadas tende a prevalecer, é a do docente que deve ser orientado em seu pensamento e ação educativa por especialistas de ordem diversa. Esse docente “em falta”, incapaz de responder adequadamente ao que dele se espera pelos seus próprios meios, tornou-se, em muitos discursos, o principal obstáculo para alcançar a almejada qualidade do ensino. Este artigo destaca alguns aspectos do processo de construção dessa figura docente e discute sua possível transformação tendo em vista os dispositivos discursivos que a sustentam. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/135140 10.11606/issn.1981-1624.v22i3p556-575 |
url |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/135140 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1981-1624.v22i3p556-575 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/135140/147071 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estilos da Clinica; v. 22 n. 3 (2017); 556-575 Estilos da Clinica; ##issue.vol## 22 ##issue.no## 3 (2017); 556-575 Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 22 N. 3 (2017); 556-575 Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 22 No. 3 (2017); 556-575 Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 22 No 3 (2017); 556-575 Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 22 Núm. 3 (2017); 556-575 1981-1624 1415-7128 reponame:Estilos da Clínica (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Estilos da Clínica (Online) |
collection |
Estilos da Clínica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaestilosdaclinica@usp.br |
_version_ |
1797067495793754112 |