The “in lack” teacher as a crystallized figure

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Revah, Daniel
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/135140
Resumo: Uma das figuras docentes que os discursos pedagógicos produziram no Brasil, no âmbito da educação básica, e que nas últimas décadas tende a prevalecer, é a do docente que deve ser orientado em seu pensamento e ação educativa por especialistas de ordem diversa. Esse docente “em falta”, incapaz de responder adequadamente ao que dele se espera pelos seus próprios meios, tornou-se, em muitos discursos, o principal obstáculo para alcançar a almejada qualidade do ensino. Este artigo destaca alguns aspectos do processo de construção dessa figura docente e discute sua possível transformação tendo em vista os dispositivos discursivos que a sustentam.
id USP-67_dd284dc7cb30dfad61d6c36b40f864f4
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/135140
network_acronym_str USP-67
network_name_str Estilos da Clínica (Online)
repository_id_str
spelling The “in lack” teacher as a crystallized figureEl docente “en falta” como figura cristalizadaO docente “em falta” como figura cristalizadateacherpedagogical discoursescontinuing educationprofesor;discursos pedagógicosformación continuadaprofessordiscursos pedagógicosformação continuadaUma das figuras docentes que os discursos pedagógicos produziram no Brasil, no âmbito da educação básica, e que nas últimas décadas tende a prevalecer, é a do docente que deve ser orientado em seu pensamento e ação educativa por especialistas de ordem diversa. Esse docente “em falta”, incapaz de responder adequadamente ao que dele se espera pelos seus próprios meios, tornou-se, em muitos discursos, o principal obstáculo para alcançar a almejada qualidade do ensino. Este artigo destaca alguns aspectos do processo de construção dessa figura docente e discute sua possível transformação tendo em vista os dispositivos discursivos que a sustentam.One of the teaching figures that pedagogical discourses have produced in Brazil, in the scope of basic education, and that tends to prevail in the last decades, is that of the teacher who must be oriented in their thought and educative action by specialists of diverse order. This ‘in lack’ teacher, unable to respond adequately to what is expected of them by their own means, has become, in many discourses, the main obstacle to achieving the desired quality of teaching. This article highlights some aspects of the construction process of this teaching figure and discusses its possible transformation considering the discursive devices that sustain it.ResumenUna de las figuras docentes producidas por los discursos pedagógicos en Brasil, en el ámbito de la educación básica y que tiende a prevalecer en las últimas décadas, es la del docente que debe ser orientado en su pensamiento y acción educativa por especialistas de orden diversa. Ese docente “en falta”, incapaz de responder adecuadamente por sus propios medios a lo que de él se espera, en muchos discursos se convirtió en el principal obstáculo para alcanzar la anhelada enseñanza de calidad. Este artículo destaca algunos aspectos del proceso de construcción de esa figura docente y discute su posible transformación teniendo en cuenta los dispositivos discursivos que la sostienen.Universidade de São Paulo2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/13514010.11606/issn.1981-1624.v22i3p556-575Estilos da Clinica; v. 22 n. 3 (2017); 556-575Estilos da Clinica; ##issue.vol## 22 ##issue.no## 3 (2017); 556-575Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 22 N. 3 (2017); 556-575Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 22 No. 3 (2017); 556-575Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 22 No 3 (2017); 556-575Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 22 Núm. 3 (2017); 556-5751981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/135140/147071Revah, Danielinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T03:57:05Zoai:revistas.usp.br:article/135140Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T03:57:05Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The “in lack” teacher as a crystallized figure
El docente “en falta” como figura cristalizada
O docente “em falta” como figura cristalizada
title The “in lack” teacher as a crystallized figure
spellingShingle The “in lack” teacher as a crystallized figure
Revah, Daniel
teacher
pedagogical discourses
continuing education
profesor;
discursos pedagógicos
formación continuada
professor
discursos pedagógicos
formação continuada
title_short The “in lack” teacher as a crystallized figure
title_full The “in lack” teacher as a crystallized figure
title_fullStr The “in lack” teacher as a crystallized figure
title_full_unstemmed The “in lack” teacher as a crystallized figure
title_sort The “in lack” teacher as a crystallized figure
author Revah, Daniel
author_facet Revah, Daniel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Revah, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv teacher
pedagogical discourses
continuing education
profesor;
discursos pedagógicos
formación continuada
professor
discursos pedagógicos
formação continuada
topic teacher
pedagogical discourses
continuing education
profesor;
discursos pedagógicos
formación continuada
professor
discursos pedagógicos
formação continuada
description Uma das figuras docentes que os discursos pedagógicos produziram no Brasil, no âmbito da educação básica, e que nas últimas décadas tende a prevalecer, é a do docente que deve ser orientado em seu pensamento e ação educativa por especialistas de ordem diversa. Esse docente “em falta”, incapaz de responder adequadamente ao que dele se espera pelos seus próprios meios, tornou-se, em muitos discursos, o principal obstáculo para alcançar a almejada qualidade do ensino. Este artigo destaca alguns aspectos do processo de construção dessa figura docente e discute sua possível transformação tendo em vista os dispositivos discursivos que a sustentam.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/135140
10.11606/issn.1981-1624.v22i3p556-575
url https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/135140
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-1624.v22i3p556-575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/135140/147071
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estilos da Clinica; v. 22 n. 3 (2017); 556-575
Estilos da Clinica; ##issue.vol## 22 ##issue.no## 3 (2017); 556-575
Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 22 N. 3 (2017); 556-575
Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 22 No. 3 (2017); 556-575
Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 22 No 3 (2017); 556-575
Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 22 Núm. 3 (2017); 556-575
1981-1624
1415-7128
reponame:Estilos da Clínica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estilos da Clínica (Online)
collection Estilos da Clínica (Online)
repository.name.fl_str_mv Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaestilosdaclinica@usp.br
_version_ 1797067495793754112