A importância da tomada da palavra na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Paulo Henrique Fernandes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/157135
Resumo: Um dos princípios que regem o capitalismo e a sociedade de consumo é o de que as mercadorias devem ser rapidamente consumidas para que os consumidores acreditem estar sempre precisando de novas. Como bem percebeu Lacan, essa lógica é oposta à do desejo que tem como objeto o próprio desejar. Nesses termos, para que a escola não seja incorporada à lógica da sociedade de consumo, a partir das análises de Lajonquière sobre as relações entre a mestria e a tomada da palavra, este texto sugere a possibilidade de uma escola que abra uma perspectiva para o desejo de desejar.
id USP-67_ecbebc21098f6cb800556794ab1e993c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/157135
network_acronym_str USP-67
network_name_str Estilos da Clínica (Online)
repository_id_str
spelling A importância da tomada da palavra na escolaThe importance of the seizure of speech in schoolLa importancia de la toma de la palabra en la escuelacommodityschoolmasteryspeechdesiremercancíaescuelamaestríapalabradeseomercadoriaescolamestriapalavradesejoUm dos princípios que regem o capitalismo e a sociedade de consumo é o de que as mercadorias devem ser rapidamente consumidas para que os consumidores acreditem estar sempre precisando de novas. Como bem percebeu Lacan, essa lógica é oposta à do desejo que tem como objeto o próprio desejar. Nesses termos, para que a escola não seja incorporada à lógica da sociedade de consumo, a partir das análises de Lajonquière sobre as relações entre a mestria e a tomada da palavra, este texto sugere a possibilidade de uma escola que abra uma perspectiva para o desejo de desejar.One of the principles governing capitalism and consumer society is that commodities must be consumed quickly so that consumers believe that they are always in need of new commodities. As Lacan understood, this logic is opposite to the logic of desire, whose object is desire itself. In these terms, to prevent the school from being incorporated into the logic of the consumer society, and drawing on Lajonquière’s analyses of the relations between the mastery and the seizure of speech, this paper suggests the possibility of a school that opens a perspective to the desire to desire.Uno de los principios que rigen el capitalismo y la sociedad de consumo es el de que las mercancías deben ser rápidamente consumidas para que los consumidores crean estar siempre necesitando de nuevas mercancías. Como bien percibió Lacan, esa lógica es opuesta a la del deseo, cuyo objeto es el propio desear. En esos términos, para que la escuela no sea incorporada a la lógica de la sociedad de consumo, a partir de los análisis de Lajonquière sobre las relaciones entre la maestría y la toma de la palabra, este texto sugiere la posibilidad de una escuela que abra una perspectiva para el deseo de desear.Universidade de São Paulo2019-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/15713510.11606/issn.1981-1624.v24i1p12-21Estilos da Clinica; v. 24 n. 1 (2019): Escola consumida ou consumada?; 12-21Estilos da Clinica; ##issue.vol## 24 ##issue.no## 1 (2019): Escola consumida ou consumada?; 12-21Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 24 N. 1 (2019): Escola consumida ou consumada?; 12-21Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 24 No. 1 (2019): Consumed or consummated school?; 12-21Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 24 No 1 (2019): Escola consumida ou consumada?; 12-21Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 24 Núm. 1 (2019): Escuela consumida o consumada?; 12-211981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/157135/154681Silveira, Paulo Henrique Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T03:56:28Zoai:revistas.usp.br:article/157135Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T03:56:28Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da tomada da palavra na escola
The importance of the seizure of speech in school
La importancia de la toma de la palabra en la escuela
title A importância da tomada da palavra na escola
spellingShingle A importância da tomada da palavra na escola
Silveira, Paulo Henrique Fernandes
commodity
school
mastery
speech
desire
mercancía
escuela
maestría
palabra
deseo
mercadoria
escola
mestria
palavra
desejo
title_short A importância da tomada da palavra na escola
title_full A importância da tomada da palavra na escola
title_fullStr A importância da tomada da palavra na escola
title_full_unstemmed A importância da tomada da palavra na escola
title_sort A importância da tomada da palavra na escola
author Silveira, Paulo Henrique Fernandes
author_facet Silveira, Paulo Henrique Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Paulo Henrique Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv commodity
school
mastery
speech
desire
mercancía
escuela
maestría
palabra
deseo
mercadoria
escola
mestria
palavra
desejo
topic commodity
school
mastery
speech
desire
mercancía
escuela
maestría
palabra
deseo
mercadoria
escola
mestria
palavra
desejo
description Um dos princípios que regem o capitalismo e a sociedade de consumo é o de que as mercadorias devem ser rapidamente consumidas para que os consumidores acreditem estar sempre precisando de novas. Como bem percebeu Lacan, essa lógica é oposta à do desejo que tem como objeto o próprio desejar. Nesses termos, para que a escola não seja incorporada à lógica da sociedade de consumo, a partir das análises de Lajonquière sobre as relações entre a mestria e a tomada da palavra, este texto sugere a possibilidade de uma escola que abra uma perspectiva para o desejo de desejar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/157135
10.11606/issn.1981-1624.v24i1p12-21
url https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/157135
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-1624.v24i1p12-21
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/157135/154681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estilos da Clinica; v. 24 n. 1 (2019): Escola consumida ou consumada?; 12-21
Estilos da Clinica; ##issue.vol## 24 ##issue.no## 1 (2019): Escola consumida ou consumada?; 12-21
Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 24 N. 1 (2019): Escola consumida ou consumada?; 12-21
Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 24 No. 1 (2019): Consumed or consummated school?; 12-21
Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 24 No 1 (2019): Escola consumida ou consumada?; 12-21
Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 24 Núm. 1 (2019): Escuela consumida o consumada?; 12-21
1981-1624
1415-7128
reponame:Estilos da Clínica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estilos da Clínica (Online)
collection Estilos da Clínica (Online)
repository.name.fl_str_mv Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaestilosdaclinica@usp.br
_version_ 1797067496314896384