Identidade, cinema e diversidade: dialéticas frente à convergência digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Matrizes (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/90461 |
Resumo: | A consideração do cinema como peca estrutural na construção da diversidade e da(s) língua(s) como alicerce e elemento favorecedor do diálogo intercultural são o ponto de partida de uma publicação que analisa os novos usos e consumos cinematográficos na procura de novas estratégias – políticas, criativas, distributivas -para superar a marginalidade na qual as propostas de culturas/línguas minorizadas vem sendo conduzidas em um mercado globalizado e monopolizado pelas grandes distribuidoras multinacionais. Uma iniciativa que esta diretamente ligada a defesa da exceção cultural e apela á obrigação de garantir o acesso para outras culturas/nações que reclamam o direito de circulação, que exigem ser visíveis para serem reconhecidas, que necessitam se expressar para seguir a sua construção. |
id |
USP-70_55696b6ae5619bd7dd14b4d0c7a651af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/90461 |
network_acronym_str |
USP-70 |
network_name_str |
Matrizes (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Identidade, cinema e diversidade: dialéticas frente à convergência digitalIdentity, cinema and diversity: dialectics towards digital convergencecinemaidentidadediversidadeimaginárioconsumo cultural.Cinemaidentitydiversityimaginarycultural consumptionA consideração do cinema como peca estrutural na construção da diversidade e da(s) língua(s) como alicerce e elemento favorecedor do diálogo intercultural são o ponto de partida de uma publicação que analisa os novos usos e consumos cinematográficos na procura de novas estratégias – políticas, criativas, distributivas -para superar a marginalidade na qual as propostas de culturas/línguas minorizadas vem sendo conduzidas em um mercado globalizado e monopolizado pelas grandes distribuidoras multinacionais. Uma iniciativa que esta diretamente ligada a defesa da exceção cultural e apela á obrigação de garantir o acesso para outras culturas/nações que reclamam o direito de circulação, que exigem ser visíveis para serem reconhecidas, que necessitam se expressar para seguir a sua construção.The claim of cinema as structural piece in the construction of diversity and language(s) as the ground and a catalyst for intercultural dialogue is the starting point of a work that investigates the new uses and consumption of cinema in the search for new strategies – political, creative, distributive – in order to overcome the marginality of a globalized and monopolized market by great multinational distributors. An initiative that is directly connected to the protection of cultural exclusion and appeals to the obligation to guarantee the access to other cultures/nations which claim for the right to circulation, demand visibility in order to be recognized.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2014-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/9046110.11606/issn.1982-8160.v8i2p318-321MATRIZes; v. 8 n. 2 (2014); 318-321MATRIZes; Vol. 8 No 2 (2014); 318-321MATRIZes; V. 8 N. 2 (2014); 318-321MATRIZes; Vol. 8 No. 2 (2014); 318-321MATRIZes; Vol. 8 Núm. 2 (2014); 318-3211982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/90461/93247https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/90461/93248Copyright (c) 2015 Matrizesinfo:eu-repo/semantics/openAccessBaamonde, Silvia Roca2015-09-29T19:06:50Zoai:revistas.usp.br:article/90461Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:27.701362Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidade, cinema e diversidade: dialéticas frente à convergência digital Identity, cinema and diversity: dialectics towards digital convergence |
title |
Identidade, cinema e diversidade: dialéticas frente à convergência digital |
spellingShingle |
Identidade, cinema e diversidade: dialéticas frente à convergência digital Baamonde, Silvia Roca cinema identidade diversidade imaginário consumo cultural. Cinema identity diversity imaginary cultural consumption |
title_short |
Identidade, cinema e diversidade: dialéticas frente à convergência digital |
title_full |
Identidade, cinema e diversidade: dialéticas frente à convergência digital |
title_fullStr |
Identidade, cinema e diversidade: dialéticas frente à convergência digital |
title_full_unstemmed |
Identidade, cinema e diversidade: dialéticas frente à convergência digital |
title_sort |
Identidade, cinema e diversidade: dialéticas frente à convergência digital |
author |
Baamonde, Silvia Roca |
author_facet |
Baamonde, Silvia Roca |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baamonde, Silvia Roca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cinema identidade diversidade imaginário consumo cultural. Cinema identity diversity imaginary cultural consumption |
topic |
cinema identidade diversidade imaginário consumo cultural. Cinema identity diversity imaginary cultural consumption |
description |
A consideração do cinema como peca estrutural na construção da diversidade e da(s) língua(s) como alicerce e elemento favorecedor do diálogo intercultural são o ponto de partida de uma publicação que analisa os novos usos e consumos cinematográficos na procura de novas estratégias – políticas, criativas, distributivas -para superar a marginalidade na qual as propostas de culturas/línguas minorizadas vem sendo conduzidas em um mercado globalizado e monopolizado pelas grandes distribuidoras multinacionais. Uma iniciativa que esta diretamente ligada a defesa da exceção cultural e apela á obrigação de garantir o acesso para outras culturas/nações que reclamam o direito de circulação, que exigem ser visíveis para serem reconhecidas, que necessitam se expressar para seguir a sua construção. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/90461 10.11606/issn.1982-8160.v8i2p318-321 |
url |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/90461 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1982-8160.v8i2p318-321 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/90461/93247 https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/90461/93248 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Matrizes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Matrizes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
MATRIZes; v. 8 n. 2 (2014); 318-321 MATRIZes; Vol. 8 No 2 (2014); 318-321 MATRIZes; V. 8 N. 2 (2014); 318-321 MATRIZes; Vol. 8 No. 2 (2014); 318-321 MATRIZes; Vol. 8 Núm. 2 (2014); 318-321 1982-8160 1982-2073 reponame:Matrizes (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Matrizes (Online) |
collection |
Matrizes (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
matrizes@usp.br |
_version_ |
1797051314318868480 |