Reading critically and reading creatively

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jenkins, Henry
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matrizes (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/48047
Resumo: O texto discute a relevância da ficção derivada de obras literárias pelos seus fãs, levantandoa diferença entre a leitura crítica e a leitura criativa. Ele explora as principaistécnicas utilizadas e as motivações dessa subcultura, assim como sua manifestação naInternet. Além de citar algumas obras comerciais baseadas em clássicos, ele tambémdiscute o possível impacto pedagógico de se apropriar desse fenômeno na sala de aula.
id USP-70_a3f1d88498f3c5cc5c866ab62cf060da
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/48047
network_acronym_str USP-70
network_name_str Matrizes (Online)
repository_id_str
spelling Reading critically and reading creativelyLendo criticamente e lendo criativamentefictioncritical readingcreative readingficçãoleitura críticaleitura criativaO texto discute a relevância da ficção derivada de obras literárias pelos seus fãs, levantandoa diferença entre a leitura crítica e a leitura criativa. Ele explora as principaistécnicas utilizadas e as motivações dessa subcultura, assim como sua manifestação naInternet. Além de citar algumas obras comerciais baseadas em clássicos, ele tambémdiscute o possível impacto pedagógico de se apropriar desse fenômeno na sala de aula.This text discusses the importance of fiction derived from literary works by their fans,proposing the difference between critical reading and creative reading. He explores themain methods used and the motivation of this subculture, as well as its manifestationon the Internet. He not only cites some commercial works based on classics, but alsodiscusses the possible pedagogical impact of appropriating of this phenomenon inthe classroom.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2012-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/4804710.11606/issn.1982-8160.v6i1-2p11-24MATRIZes; v. 6 n. 1-2 (2012); 11-24MATRIZes; Vol. 6 No 1-2 (2012); 11-24MATRIZes; V. 6 N. 1-2 (2012); 11-24MATRIZes; Vol. 6 No. 1-2 (2012); 11-24MATRIZes; Vol. 6 Núm. 1-2 (2012); 11-241982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/48047/51801Jenkins, Henryinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-29T19:06:59Zoai:revistas.usp.br:article/48047Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:23.456135Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reading critically and reading creatively
Lendo criticamente e lendo criativamente
title Reading critically and reading creatively
spellingShingle Reading critically and reading creatively
Jenkins, Henry
fiction
critical reading
creative reading
ficção
leitura crítica
leitura criativa
title_short Reading critically and reading creatively
title_full Reading critically and reading creatively
title_fullStr Reading critically and reading creatively
title_full_unstemmed Reading critically and reading creatively
title_sort Reading critically and reading creatively
author Jenkins, Henry
author_facet Jenkins, Henry
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jenkins, Henry
dc.subject.por.fl_str_mv fiction
critical reading
creative reading
ficção
leitura crítica
leitura criativa
topic fiction
critical reading
creative reading
ficção
leitura crítica
leitura criativa
description O texto discute a relevância da ficção derivada de obras literárias pelos seus fãs, levantandoa diferença entre a leitura crítica e a leitura criativa. Ele explora as principaistécnicas utilizadas e as motivações dessa subcultura, assim como sua manifestação naInternet. Além de citar algumas obras comerciais baseadas em clássicos, ele tambémdiscute o possível impacto pedagógico de se apropriar desse fenômeno na sala de aula.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/48047
10.11606/issn.1982-8160.v6i1-2p11-24
url https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/48047
identifier_str_mv 10.11606/issn.1982-8160.v6i1-2p11-24
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/48047/51801
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv MATRIZes; v. 6 n. 1-2 (2012); 11-24
MATRIZes; Vol. 6 No 1-2 (2012); 11-24
MATRIZes; V. 6 N. 1-2 (2012); 11-24
MATRIZes; Vol. 6 No. 1-2 (2012); 11-24
MATRIZes; Vol. 6 Núm. 1-2 (2012); 11-24
1982-8160
1982-2073
reponame:Matrizes (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Matrizes (Online)
collection Matrizes (Online)
repository.name.fl_str_mv Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv matrizes@usp.br
_version_ 1797051313793531905