Culture, television and urban imaginarium
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matrizes (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/56655 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo demonstrar as relações entre cultura, televisão e imaginário urbano, no Brasil, isto é, pretende evidenciar de que forma neste país a televisão atua como a principal mediadora das relações sociais e construtora das identidades coletivas. Ao longo da história moderna, a imprensa aparece como importante fator de fixação do homem ao território e construção do ideal da cidade como espaço de convívio e trocas. A narrativa da imprensa coincide com o projeto de ordem e progresso da burguesia em ascensão. Somente em meados do século passado, vozes dissonantes dão origem a outras narrativas, até então colocadas à margem do discurso oficial. No Brasil, a inauguração da televisão, em 1950, antecipa uma nova (des)ordem mundial, em que a complexidade e a incerteza substituem os rígidos referenciais do homem moderno. É neste cenário de ruptura, que se pretende analisar a influência da televisão na formação identitária do brasileiro e na construção do novo imaginário urbano |
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Este artigo tem por objetivo demonstrar as relações entre cultura, televisão e imaginário urbano, no Brasil, isto é, pretende evidenciar de que forma neste país a televisão atua como a principal mediadora das relações sociais e construtora das identidades coletivas. Ao longo da história moderna, a imprensa aparece como importante fator de fixação do homem ao território e construção do ideal da cidade como espaço de convívio e trocas. A narrativa da imprensa coincide com o projeto de ordem e progresso da burguesia em ascensão. Somente em meados do século passado, vozes dissonantes dão origem a outras narrativas, até então colocadas à margem do discurso oficial. No Brasil, a inauguração da televisão, em 1950, antecipa uma nova (des)ordem mundial, em que a complexidade e a incerteza substituem os rígidos referenciais do homem moderno. É neste cenário de ruptura, que se pretende analisar a influência da televisão na formação identitária do brasileiro e na construção do novo imaginário urbano |
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