In the mood, by the book: the aesthetics of the chanchada genre through music and fashion
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Matrizes (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/148922 |
Resumo: | Este texto pretende demonstrar como o processo de nomadismo e movência dos textos artísticos pode interferir nas formas de sensibilidade e, consequentemente, nos processos de comunicação estética. Para tanto, tomamos versões paródicas de filmes da década de 1950, com o fim de verificar: 1) como a apropriação paródica estabelece uma semântica particular, considerando o trânsito entre arte e o espetáculo de entretenimento popular; 2) como as novas versões modificam o estatuto da obra e por conseguinte, sua fruição. Para este estudo, tomam-se elementos das linguagens da moda e da música. Concluímos que para além de novas formas de sensibilidade, tais obras constituem memória cultural, no seio da cultura midiática. |
id |
USP-70_db8ae99315a637d960ae5f96491b0450 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/148922 |
network_acronym_str |
USP-70 |
network_name_str |
Matrizes (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
In the mood, by the book: the aesthetics of the chanchada genre through music and fashionNo tom, como manda o figurino: a estética da chanchada pela música e a modaBrazilian chanchadafilm musicfashionChanchadamúsica de cinemamodaEste texto pretende demonstrar como o processo de nomadismo e movência dos textos artísticos pode interferir nas formas de sensibilidade e, consequentemente, nos processos de comunicação estética. Para tanto, tomamos versões paródicas de filmes da década de 1950, com o fim de verificar: 1) como a apropriação paródica estabelece uma semântica particular, considerando o trânsito entre arte e o espetáculo de entretenimento popular; 2) como as novas versões modificam o estatuto da obra e por conseguinte, sua fruição. Para este estudo, tomam-se elementos das linguagens da moda e da música. Concluímos que para além de novas formas de sensibilidade, tais obras constituem memória cultural, no seio da cultura midiática.: Este texto pretende demostrar cómo el proceso de nomadismo y movimiento de los textos artísticos puede interferir en las formas de sensibilidad y, consecuentemente, en los procesos de comunicación estética. Para ello, tomamos versiones paródicas de películas de la década de 1950, con el fin de verificar: 1) cómo la apropiación paródica establece una semántica particular, considerando el tránsito entre arte y el espectáculo de entretenimiento popular; 2) como las nuevas versiones modifican el estatuto de la obra y, por consiguiente, su fruición. Para este estudio, se toman elementos de los lenguajes de la moda y de la música. Concluimos que además de nuevas formas de sensibilidad, tales obras constituyen memoria cultural, en el seno de la cultura mediáticaThis text intends to demonstrate how the process of nomadism and movence of art texts can interfere in the forms of sensitivity and, consequently, in the processes of aesthetic communication. To do so, we selected parody versions of 1950s films, in order to investigate: 1) how parody appropriation establishes a particular semantics, considering the transit between art and popular entertainment show; 2) how the new versions modify the status of the work and, therefore, its enjoyment. For this study, we chose elements of fashion and music languages. We conclude that besides the new forms of sensitivity, such works constitute cultural memory in the media culture.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2019-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/14892210.11606/issn.1982-8160.v13i2p203-224MATRIZes; v. 13 n. 2 (2019); 203-224MATRIZes; Vol. 13 No 2 (2019); 203-224MATRIZes; V. 13 N. 2 (2019); 203-224MATRIZes; Vol. 13 No. 2 (2019); 203-224MATRIZes; Vol. 13 Núm. 2 (2019); 203-2241982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/148922/155837https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/148922/155838Copyright (c) 2019 Matrizeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessValente, Heloísa de Araújo DuarteWajman, Solange2020-06-01T13:46:55Zoai:revistas.usp.br:article/148922Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:35.679348Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
In the mood, by the book: the aesthetics of the chanchada genre through music and fashion No tom, como manda o figurino: a estética da chanchada pela música e a moda |
title |
In the mood, by the book: the aesthetics of the chanchada genre through music and fashion |
spellingShingle |
In the mood, by the book: the aesthetics of the chanchada genre through music and fashion Valente, Heloísa de Araújo Duarte Brazilian chanchada film music fashion Chanchada música de cinema moda |
title_short |
In the mood, by the book: the aesthetics of the chanchada genre through music and fashion |
title_full |
In the mood, by the book: the aesthetics of the chanchada genre through music and fashion |
title_fullStr |
In the mood, by the book: the aesthetics of the chanchada genre through music and fashion |
title_full_unstemmed |
In the mood, by the book: the aesthetics of the chanchada genre through music and fashion |
title_sort |
In the mood, by the book: the aesthetics of the chanchada genre through music and fashion |
author |
Valente, Heloísa de Araújo Duarte |
author_facet |
Valente, Heloísa de Araújo Duarte Wajman, Solange |
author_role |
author |
author2 |
Wajman, Solange |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Heloísa de Araújo Duarte Wajman, Solange |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brazilian chanchada film music fashion Chanchada música de cinema moda |
topic |
Brazilian chanchada film music fashion Chanchada música de cinema moda |
description |
Este texto pretende demonstrar como o processo de nomadismo e movência dos textos artísticos pode interferir nas formas de sensibilidade e, consequentemente, nos processos de comunicação estética. Para tanto, tomamos versões paródicas de filmes da década de 1950, com o fim de verificar: 1) como a apropriação paródica estabelece uma semântica particular, considerando o trânsito entre arte e o espetáculo de entretenimento popular; 2) como as novas versões modificam o estatuto da obra e por conseguinte, sua fruição. Para este estudo, tomam-se elementos das linguagens da moda e da música. Concluímos que para além de novas formas de sensibilidade, tais obras constituem memória cultural, no seio da cultura midiática. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/148922 10.11606/issn.1982-8160.v13i2p203-224 |
url |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/148922 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1982-8160.v13i2p203-224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/148922/155837 https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/148922/155838 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Matrizes http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Matrizes http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
MATRIZes; v. 13 n. 2 (2019); 203-224 MATRIZes; Vol. 13 No 2 (2019); 203-224 MATRIZes; V. 13 N. 2 (2019); 203-224 MATRIZes; Vol. 13 No. 2 (2019); 203-224 MATRIZes; Vol. 13 Núm. 2 (2019); 203-224 1982-8160 1982-2073 reponame:Matrizes (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Matrizes (Online) |
collection |
Matrizes (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
matrizes@usp.br |
_version_ |
1797051315188137984 |