Tecnologias e dispositivos móveis no ensino remoto:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teles, Edilane Carvalho
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Campana, Adriana Maria de Almeida, Costa, Suéller
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175316
Resumo: Este artigo apresenta dois percursos teórico-metodológicos de inclusão e usos de tecnologias na criação de estratégias formativas autorais para atender as demandas de aprendizagem com o ensino remoto, em duas experiências diversas: a primeira, nos anos iniciais da educação básica, e a segunda, em uma graduação de Pedagogia. Para tanto, analisa, por meio dos percursos propostos, as alternativas encontradas e os planejamentos pautados no protagonismo docente e discente, na apropriação de aplicativos e dispositivos disponíveis. O escopo é compreender alguns dos caminhos possíveis que os grupos propuseram e experimentaram na efetivação das formações. De metodologia participante, pauta-se ainda na pesquisa de recepção, pois individualiza na escuta e observações das interações e registros os discursos e as elaborações dos sujeitos nos contextos.
id USP-71_6344c1746d36a11f8267814aaf496a8b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/175316
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Tecnologias e dispositivos móveis no ensino remoto: Technologies and mobile devices in remote learning: Tecnologias e dispositivos móveis no ensino remoto: MetodologiaRecepçãoinformaçãoTecnologiasEnsino remotoMetodologiaRecepçãoFormaçãoTecnologiasEnsino remotoMethodologyReceptionFormationTechnologiesRemote teachingEste artigo apresenta dois percursos teórico-metodológicos de inclusão e usos de tecnologias na criação de estratégias formativas autorais para atender as demandas de aprendizagem com o ensino remoto, em duas experiências diversas: a primeira, nos anos iniciais da educação básica, e a segunda, em uma graduação de Pedagogia. Para tanto, analisa, por meio dos percursos propostos, as alternativas encontradas e os planejamentos pautados no protagonismo docente e discente, na apropriação de aplicativos e dispositivos disponíveis. O escopo é compreender alguns dos caminhos possíveis que os grupos propuseram e experimentaram na efetivação das formações. De metodologia participante, pauta-se ainda na pesquisa de recepção, pois individualiza na escuta e observações das interações e registros os discursos e as elaborações dos sujeitos nos contextos.Este artigo apresenta dois percursos teórico-metodológicos de inclusão e usos de tecnologias na criação de estratégias formativas autorais para atender as demandas de aprendizagem com o ensino remoto, em duas experiências diversas: a primeira, nos anos iniciais da educação básica, e a segunda, em uma graduação de Pedagogia. Para tanto, analisa, por meio dos percursos propostos, as alternativas encontradas e os planejamentos pautados no protagonismo docente e discente, na apropriação de aplicativos e dispositivos disponíveis. O escopo é compreender alguns dos caminhos possíveis que os grupos propuseram e experimentaram na efetivação das formações. De metodologia participante, pauta-se ainda na pesquisa de recepção, pois individualiza na escuta e observações das interações e registros os discursos e as elaborações dos sujeitos nos contextos.This article presents two theoretical-methodological paths of inclusion and uses of technologies in the creation of authoring training strategies to meet the learning demands with remote teaching, in two different experiences: the first, in the initial years of basic education, and the second, in a Pedagogy degree. To this end, it analyzes, by the proposed paths, the alternatives found, and the plans based on the teaching and student role, in the appropriation of available applications and devices. The scope is to understand some of the possible paths that the groups have proposed and experienced in the training. With a participatory methodology, it is also guided by reception research, since it individualizes in listening and observing interactions and records, the speeches and the elaborations of the subjects in the contexts.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/17531610.11606/issn.2316-9125.v27i1p178-194Comunicação & Educação; v. 27 n. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 178-194Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 178-194Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 178-1942316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175316/184052https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175316/185405Copyright (c) 2022 Edilane Carvalho Teles, Adriana Maria de Almeida Campana, Suéller Costahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeles, Edilane CarvalhoCampana, Adriana Maria de AlmeidaCosta, Suéller2022-07-19T19:20:21Zoai:revistas.usp.br:article/175316Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:32.066810Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias e dispositivos móveis no ensino remoto:
Technologies and mobile devices in remote learning:
Tecnologias e dispositivos móveis no ensino remoto:
title Tecnologias e dispositivos móveis no ensino remoto:
spellingShingle Tecnologias e dispositivos móveis no ensino remoto:
Teles, Edilane Carvalho
Metodologia
Recepção
informação
Tecnologias
Ensino remoto
Metodologia
Recepção
Formação
Tecnologias
Ensino remoto
Methodology
Reception
Formation
Technologies
Remote teaching
title_short Tecnologias e dispositivos móveis no ensino remoto:
title_full Tecnologias e dispositivos móveis no ensino remoto:
title_fullStr Tecnologias e dispositivos móveis no ensino remoto:
title_full_unstemmed Tecnologias e dispositivos móveis no ensino remoto:
title_sort Tecnologias e dispositivos móveis no ensino remoto:
author Teles, Edilane Carvalho
author_facet Teles, Edilane Carvalho
Campana, Adriana Maria de Almeida
Costa, Suéller
author_role author
author2 Campana, Adriana Maria de Almeida
Costa, Suéller
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teles, Edilane Carvalho
Campana, Adriana Maria de Almeida
Costa, Suéller
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia
Recepção
informação
Tecnologias
Ensino remoto
Metodologia
Recepção
Formação
Tecnologias
Ensino remoto
Methodology
Reception
Formation
Technologies
Remote teaching
topic Metodologia
Recepção
informação
Tecnologias
Ensino remoto
Metodologia
Recepção
Formação
Tecnologias
Ensino remoto
Methodology
Reception
Formation
Technologies
Remote teaching
description Este artigo apresenta dois percursos teórico-metodológicos de inclusão e usos de tecnologias na criação de estratégias formativas autorais para atender as demandas de aprendizagem com o ensino remoto, em duas experiências diversas: a primeira, nos anos iniciais da educação básica, e a segunda, em uma graduação de Pedagogia. Para tanto, analisa, por meio dos percursos propostos, as alternativas encontradas e os planejamentos pautados no protagonismo docente e discente, na apropriação de aplicativos e dispositivos disponíveis. O escopo é compreender alguns dos caminhos possíveis que os grupos propuseram e experimentaram na efetivação das formações. De metodologia participante, pauta-se ainda na pesquisa de recepção, pois individualiza na escuta e observações das interações e registros os discursos e as elaborações dos sujeitos nos contextos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175316
10.11606/issn.2316-9125.v27i1p178-194
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175316
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v27i1p178-194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175316/184052
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175316/185405
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Edilane Carvalho Teles, Adriana Maria de Almeida Campana, Suéller Costa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Edilane Carvalho Teles, Adriana Maria de Almeida Campana, Suéller Costa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 27 n. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 178-194
Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 178-194
Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 178-194
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047092704706560