Tecnologias e dispositivos móveis no ensino remoto:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175316 |
Resumo: | Este artigo apresenta dois percursos teórico-metodológicos de inclusão e usos de tecnologias na criação de estratégias formativas autorais para atender as demandas de aprendizagem com o ensino remoto, em duas experiências diversas: a primeira, nos anos iniciais da educação básica, e a segunda, em uma graduação de Pedagogia. Para tanto, analisa, por meio dos percursos propostos, as alternativas encontradas e os planejamentos pautados no protagonismo docente e discente, na apropriação de aplicativos e dispositivos disponíveis. O escopo é compreender alguns dos caminhos possíveis que os grupos propuseram e experimentaram na efetivação das formações. De metodologia participante, pauta-se ainda na pesquisa de recepção, pois individualiza na escuta e observações das interações e registros os discursos e as elaborações dos sujeitos nos contextos. |
id |
USP-71_6344c1746d36a11f8267814aaf496a8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/175316 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias e dispositivos móveis no ensino remoto: Technologies and mobile devices in remote learning: Tecnologias e dispositivos móveis no ensino remoto: MetodologiaRecepçãoinformaçãoTecnologiasEnsino remotoMetodologiaRecepçãoFormaçãoTecnologiasEnsino remotoMethodologyReceptionFormationTechnologiesRemote teachingEste artigo apresenta dois percursos teórico-metodológicos de inclusão e usos de tecnologias na criação de estratégias formativas autorais para atender as demandas de aprendizagem com o ensino remoto, em duas experiências diversas: a primeira, nos anos iniciais da educação básica, e a segunda, em uma graduação de Pedagogia. Para tanto, analisa, por meio dos percursos propostos, as alternativas encontradas e os planejamentos pautados no protagonismo docente e discente, na apropriação de aplicativos e dispositivos disponíveis. O escopo é compreender alguns dos caminhos possíveis que os grupos propuseram e experimentaram na efetivação das formações. De metodologia participante, pauta-se ainda na pesquisa de recepção, pois individualiza na escuta e observações das interações e registros os discursos e as elaborações dos sujeitos nos contextos.Este artigo apresenta dois percursos teórico-metodológicos de inclusão e usos de tecnologias na criação de estratégias formativas autorais para atender as demandas de aprendizagem com o ensino remoto, em duas experiências diversas: a primeira, nos anos iniciais da educação básica, e a segunda, em uma graduação de Pedagogia. Para tanto, analisa, por meio dos percursos propostos, as alternativas encontradas e os planejamentos pautados no protagonismo docente e discente, na apropriação de aplicativos e dispositivos disponíveis. O escopo é compreender alguns dos caminhos possíveis que os grupos propuseram e experimentaram na efetivação das formações. De metodologia participante, pauta-se ainda na pesquisa de recepção, pois individualiza na escuta e observações das interações e registros os discursos e as elaborações dos sujeitos nos contextos.This article presents two theoretical-methodological paths of inclusion and uses of technologies in the creation of authoring training strategies to meet the learning demands with remote teaching, in two different experiences: the first, in the initial years of basic education, and the second, in a Pedagogy degree. To this end, it analyzes, by the proposed paths, the alternatives found, and the plans based on the teaching and student role, in the appropriation of available applications and devices. The scope is to understand some of the possible paths that the groups have proposed and experienced in the training. With a participatory methodology, it is also guided by reception research, since it individualizes in listening and observing interactions and records, the speeches and the elaborations of the subjects in the contexts.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/17531610.11606/issn.2316-9125.v27i1p178-194Comunicação & Educação; v. 27 n. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 178-194Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 178-194Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 178-1942316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175316/184052https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175316/185405Copyright (c) 2022 Edilane Carvalho Teles, Adriana Maria de Almeida Campana, Suéller Costahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeles, Edilane CarvalhoCampana, Adriana Maria de AlmeidaCosta, Suéller2022-07-19T19:20:21Zoai:revistas.usp.br:article/175316Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:32.066810Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias e dispositivos móveis no ensino remoto: Technologies and mobile devices in remote learning: Tecnologias e dispositivos móveis no ensino remoto: |
title |
Tecnologias e dispositivos móveis no ensino remoto: |
spellingShingle |
Tecnologias e dispositivos móveis no ensino remoto: Teles, Edilane Carvalho Metodologia Recepção informação Tecnologias Ensino remoto Metodologia Recepção Formação Tecnologias Ensino remoto Methodology Reception Formation Technologies Remote teaching |
title_short |
Tecnologias e dispositivos móveis no ensino remoto: |
title_full |
Tecnologias e dispositivos móveis no ensino remoto: |
title_fullStr |
Tecnologias e dispositivos móveis no ensino remoto: |
title_full_unstemmed |
Tecnologias e dispositivos móveis no ensino remoto: |
title_sort |
Tecnologias e dispositivos móveis no ensino remoto: |
author |
Teles, Edilane Carvalho |
author_facet |
Teles, Edilane Carvalho Campana, Adriana Maria de Almeida Costa, Suéller |
author_role |
author |
author2 |
Campana, Adriana Maria de Almeida Costa, Suéller |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teles, Edilane Carvalho Campana, Adriana Maria de Almeida Costa, Suéller |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia Recepção informação Tecnologias Ensino remoto Metodologia Recepção Formação Tecnologias Ensino remoto Methodology Reception Formation Technologies Remote teaching |
topic |
Metodologia Recepção informação Tecnologias Ensino remoto Metodologia Recepção Formação Tecnologias Ensino remoto Methodology Reception Formation Technologies Remote teaching |
description |
Este artigo apresenta dois percursos teórico-metodológicos de inclusão e usos de tecnologias na criação de estratégias formativas autorais para atender as demandas de aprendizagem com o ensino remoto, em duas experiências diversas: a primeira, nos anos iniciais da educação básica, e a segunda, em uma graduação de Pedagogia. Para tanto, analisa, por meio dos percursos propostos, as alternativas encontradas e os planejamentos pautados no protagonismo docente e discente, na apropriação de aplicativos e dispositivos disponíveis. O escopo é compreender alguns dos caminhos possíveis que os grupos propuseram e experimentaram na efetivação das formações. De metodologia participante, pauta-se ainda na pesquisa de recepção, pois individualiza na escuta e observações das interações e registros os discursos e as elaborações dos sujeitos nos contextos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175316 10.11606/issn.2316-9125.v27i1p178-194 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175316 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v27i1p178-194 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175316/184052 https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175316/185405 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Edilane Carvalho Teles, Adriana Maria de Almeida Campana, Suéller Costa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Edilane Carvalho Teles, Adriana Maria de Almeida Campana, Suéller Costa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 27 n. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 178-194 Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 178-194 Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 178-194 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047092704706560 |