Análise de vídeos de ciências da natureza no TikTok

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Tatiana Azevedo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Crespo, Natália Deus de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/208372
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa quali-quantitativa descritiva acerca de possíveis estratégias pedagógicas presentes em vídeos curtos de experimentos de Ciências Naturais (Biologia, Química e Física) na plataforma TikTok. Foram selecionados e analisados sete materiais audiovisuais disponíveis na plataforma de acordo com dois filtros e 16 critérios. Dessas avaliações, conclui-se que há poucos vídeos curtos de experimentos com conteúdos relacionados à área de Ciências no TikTok que possam ser considerados adequados para uso pedagógico. Espera-se que os dados apresentados neste trabalho sirvam de subsídio para que educadores ampliem a exploração de novos espaços com potencial educativo, dentre eles o TikTok.
id USP-71_8140fd85d1538cf9df7b5df83002d442
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/208372
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Análise de vídeos de ciências da natureza no TikTokAnalysis of nature sciences videos on TikTokExperimentaçãoVídeos curtosTDICEducaçãoPlataformas digitaisExperimentShort videosDICTEducationDigital platformsEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa quali-quantitativa descritiva acerca de possíveis estratégias pedagógicas presentes em vídeos curtos de experimentos de Ciências Naturais (Biologia, Química e Física) na plataforma TikTok. Foram selecionados e analisados sete materiais audiovisuais disponíveis na plataforma de acordo com dois filtros e 16 critérios. Dessas avaliações, conclui-se que há poucos vídeos curtos de experimentos com conteúdos relacionados à área de Ciências no TikTok que possam ser considerados adequados para uso pedagógico. Espera-se que os dados apresentados neste trabalho sirvam de subsídio para que educadores ampliem a exploração de novos espaços com potencial educativo, dentre eles o TikTok.These reflections result from a descriptive qualitative-quantitative research about the possible pedagogical strategies of short videos about Natural Sciences (Biology, Chemistry and Physics) experiments published on the TikTok platform. Seven audiovisual materials were selected and analyzed according to two filters and 16 criteria. Results show that few short videos about science experiments on TikTok can be considered as suitable for pedagogical use. Hence, a step-by-step guideline for producing and enhancing educational videos on this platform was elaborated. The data presented in this work may serve to support educators in expanding the exploration of new spaces with educational potential, including TikTok.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/20837210.11606/issn.2316-9125.v28i1p83-95Comunicação & Educação; v. 28 n. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 83-95Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 83-95Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 83-952316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/208372/196115https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/208372/202393Copyright (c) 2023 Tatiana Azevedo Gomes, Natália Deus de Oliveira Crespohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Tatiana Azevedo Crespo, Natália Deus de Oliveira2024-01-12T13:59:26Zoai:revistas.usp.br:article/208372Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2024-01-12T13:59:26Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de vídeos de ciências da natureza no TikTok
Analysis of nature sciences videos on TikTok
title Análise de vídeos de ciências da natureza no TikTok
spellingShingle Análise de vídeos de ciências da natureza no TikTok
Gomes, Tatiana Azevedo
Experimentação
Vídeos curtos
TDIC
Educação
Plataformas digitais
Experiment
Short videos
DICT
Education
Digital platforms
title_short Análise de vídeos de ciências da natureza no TikTok
title_full Análise de vídeos de ciências da natureza no TikTok
title_fullStr Análise de vídeos de ciências da natureza no TikTok
title_full_unstemmed Análise de vídeos de ciências da natureza no TikTok
title_sort Análise de vídeos de ciências da natureza no TikTok
author Gomes, Tatiana Azevedo
author_facet Gomes, Tatiana Azevedo
Crespo, Natália Deus de Oliveira
author_role author
author2 Crespo, Natália Deus de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Tatiana Azevedo
Crespo, Natália Deus de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Experimentação
Vídeos curtos
TDIC
Educação
Plataformas digitais
Experiment
Short videos
DICT
Education
Digital platforms
topic Experimentação
Vídeos curtos
TDIC
Educação
Plataformas digitais
Experiment
Short videos
DICT
Education
Digital platforms
description Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa quali-quantitativa descritiva acerca de possíveis estratégias pedagógicas presentes em vídeos curtos de experimentos de Ciências Naturais (Biologia, Química e Física) na plataforma TikTok. Foram selecionados e analisados sete materiais audiovisuais disponíveis na plataforma de acordo com dois filtros e 16 critérios. Dessas avaliações, conclui-se que há poucos vídeos curtos de experimentos com conteúdos relacionados à área de Ciências no TikTok que possam ser considerados adequados para uso pedagógico. Espera-se que os dados apresentados neste trabalho sirvam de subsídio para que educadores ampliem a exploração de novos espaços com potencial educativo, dentre eles o TikTok.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/208372
10.11606/issn.2316-9125.v28i1p83-95
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/208372
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v28i1p83-95
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/208372/196115
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/208372/202393
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Tatiana Azevedo Gomes, Natália Deus de Oliveira Crespo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Tatiana Azevedo Gomes, Natália Deus de Oliveira Crespo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 28 n. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 83-95
Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 83-95
Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 83-95
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047087053930496