Análise de vídeos de ciências da natureza no TikTok
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/208372 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa quali-quantitativa descritiva acerca de possíveis estratégias pedagógicas presentes em vídeos curtos de experimentos de Ciências Naturais (Biologia, Química e Física) na plataforma TikTok. Foram selecionados e analisados sete materiais audiovisuais disponíveis na plataforma de acordo com dois filtros e 16 critérios. Dessas avaliações, conclui-se que há poucos vídeos curtos de experimentos com conteúdos relacionados à área de Ciências no TikTok que possam ser considerados adequados para uso pedagógico. Espera-se que os dados apresentados neste trabalho sirvam de subsídio para que educadores ampliem a exploração de novos espaços com potencial educativo, dentre eles o TikTok. |
id |
USP-71_8140fd85d1538cf9df7b5df83002d442 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/208372 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de vídeos de ciências da natureza no TikTokAnalysis of nature sciences videos on TikTokExperimentaçãoVídeos curtosTDICEducaçãoPlataformas digitaisExperimentShort videosDICTEducationDigital platformsEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa quali-quantitativa descritiva acerca de possíveis estratégias pedagógicas presentes em vídeos curtos de experimentos de Ciências Naturais (Biologia, Química e Física) na plataforma TikTok. Foram selecionados e analisados sete materiais audiovisuais disponíveis na plataforma de acordo com dois filtros e 16 critérios. Dessas avaliações, conclui-se que há poucos vídeos curtos de experimentos com conteúdos relacionados à área de Ciências no TikTok que possam ser considerados adequados para uso pedagógico. Espera-se que os dados apresentados neste trabalho sirvam de subsídio para que educadores ampliem a exploração de novos espaços com potencial educativo, dentre eles o TikTok.These reflections result from a descriptive qualitative-quantitative research about the possible pedagogical strategies of short videos about Natural Sciences (Biology, Chemistry and Physics) experiments published on the TikTok platform. Seven audiovisual materials were selected and analyzed according to two filters and 16 criteria. Results show that few short videos about science experiments on TikTok can be considered as suitable for pedagogical use. Hence, a step-by-step guideline for producing and enhancing educational videos on this platform was elaborated. The data presented in this work may serve to support educators in expanding the exploration of new spaces with educational potential, including TikTok.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/20837210.11606/issn.2316-9125.v28i1p83-95Comunicação & Educação; v. 28 n. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 83-95Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 83-95Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 83-952316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/208372/196115https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/208372/202393Copyright (c) 2023 Tatiana Azevedo Gomes, Natália Deus de Oliveira Crespohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Tatiana Azevedo Crespo, Natália Deus de Oliveira2024-01-12T13:59:26Zoai:revistas.usp.br:article/208372Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2024-01-12T13:59:26Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de vídeos de ciências da natureza no TikTok Analysis of nature sciences videos on TikTok |
title |
Análise de vídeos de ciências da natureza no TikTok |
spellingShingle |
Análise de vídeos de ciências da natureza no TikTok Gomes, Tatiana Azevedo Experimentação Vídeos curtos TDIC Educação Plataformas digitais Experiment Short videos DICT Education Digital platforms |
title_short |
Análise de vídeos de ciências da natureza no TikTok |
title_full |
Análise de vídeos de ciências da natureza no TikTok |
title_fullStr |
Análise de vídeos de ciências da natureza no TikTok |
title_full_unstemmed |
Análise de vídeos de ciências da natureza no TikTok |
title_sort |
Análise de vídeos de ciências da natureza no TikTok |
author |
Gomes, Tatiana Azevedo |
author_facet |
Gomes, Tatiana Azevedo Crespo, Natália Deus de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Crespo, Natália Deus de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Tatiana Azevedo Crespo, Natália Deus de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experimentação Vídeos curtos TDIC Educação Plataformas digitais Experiment Short videos DICT Education Digital platforms |
topic |
Experimentação Vídeos curtos TDIC Educação Plataformas digitais Experiment Short videos DICT Education Digital platforms |
description |
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa quali-quantitativa descritiva acerca de possíveis estratégias pedagógicas presentes em vídeos curtos de experimentos de Ciências Naturais (Biologia, Química e Física) na plataforma TikTok. Foram selecionados e analisados sete materiais audiovisuais disponíveis na plataforma de acordo com dois filtros e 16 critérios. Dessas avaliações, conclui-se que há poucos vídeos curtos de experimentos com conteúdos relacionados à área de Ciências no TikTok que possam ser considerados adequados para uso pedagógico. Espera-se que os dados apresentados neste trabalho sirvam de subsídio para que educadores ampliem a exploração de novos espaços com potencial educativo, dentre eles o TikTok. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/208372 10.11606/issn.2316-9125.v28i1p83-95 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/208372 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v28i1p83-95 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/208372/196115 https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/208372/202393 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Tatiana Azevedo Gomes, Natália Deus de Oliveira Crespo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Tatiana Azevedo Gomes, Natália Deus de Oliveira Crespo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 28 n. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 83-95 Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 83-95 Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 83-95 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047087053930496 |