Dos paradigmas interculturais à ação educacional autogerida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
DOI: | 10.11606/issn.2316-9125.v18i1p63-74 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69250 |
Resumo: | Este texto pretende relatar a experiência da graduação, em Etnoeducação e Desenvolvimento Comunitário, da Universidad Tecnológica de Pereira, na Colômbia, com as comunidades indígenas Embera Chamí, dos Departamentos de Risaralda e Caldas. Iniciamos com um percurso sócio-histórico e conceitual do surgimento da educação indígena, com a finalidade de contextualizar o leitor no âmbito referido. A segunda parte faz um percurso do contexto institucional – a Facultad de Ciencias de la Educación da Universidad Tecnológica de Pereira e a criação da graduação em Etnoeducação e Desenvolvimento Comunitário. Encerra-se relatando o processo de educação intercul- tural de uma perspectiva educomunicativa (Entre O CONCEBIDO/O VIVIDO: uma relação para qualificar o olhar). |
id |
USP-71_a7fe48ea381acf192ba6dab008f46402 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/69250 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
spelling |
Dos paradigmas interculturais à ação educacional autogeridaEducaçãoeducação indígenacomunicaçãointerculturalidadeeducomunicaçãoEste texto pretende relatar a experiência da graduação, em Etnoeducação e Desenvolvimento Comunitário, da Universidad Tecnológica de Pereira, na Colômbia, com as comunidades indígenas Embera Chamí, dos Departamentos de Risaralda e Caldas. Iniciamos com um percurso sócio-histórico e conceitual do surgimento da educação indígena, com a finalidade de contextualizar o leitor no âmbito referido. A segunda parte faz um percurso do contexto institucional – a Facultad de Ciencias de la Educación da Universidad Tecnológica de Pereira e a criação da graduação em Etnoeducação e Desenvolvimento Comunitário. Encerra-se relatando o processo de educação intercul- tural de uma perspectiva educomunicativa (Entre O CONCEBIDO/O VIVIDO: uma relação para qualificar o olhar).Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/6925010.11606/issn.2316-9125.v18i1p63-74Comunicação & Educação; v. 18 n. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 63-74Comunicação & Educação; Vol. 18 No. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 63-74Comunicação & Educação; Vol. 18 Núm. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 63-742316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69250/71711Izquierdo Barrera, Martha Luciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-29T13:52:32Zoai:revistas.usp.br:article/69250Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:14.294986Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dos paradigmas interculturais à ação educacional autogerida |
title |
Dos paradigmas interculturais à ação educacional autogerida |
spellingShingle |
Dos paradigmas interculturais à ação educacional autogerida Dos paradigmas interculturais à ação educacional autogerida Izquierdo Barrera, Martha Lucia Educação educação indígena comunicação interculturalidade educomunicação Izquierdo Barrera, Martha Lucia Educação educação indígena comunicação interculturalidade educomunicação |
title_short |
Dos paradigmas interculturais à ação educacional autogerida |
title_full |
Dos paradigmas interculturais à ação educacional autogerida |
title_fullStr |
Dos paradigmas interculturais à ação educacional autogerida Dos paradigmas interculturais à ação educacional autogerida |
title_full_unstemmed |
Dos paradigmas interculturais à ação educacional autogerida Dos paradigmas interculturais à ação educacional autogerida |
title_sort |
Dos paradigmas interculturais à ação educacional autogerida |
author |
Izquierdo Barrera, Martha Lucia |
author_facet |
Izquierdo Barrera, Martha Lucia Izquierdo Barrera, Martha Lucia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Izquierdo Barrera, Martha Lucia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação educação indígena comunicação interculturalidade educomunicação |
topic |
Educação educação indígena comunicação interculturalidade educomunicação |
description |
Este texto pretende relatar a experiência da graduação, em Etnoeducação e Desenvolvimento Comunitário, da Universidad Tecnológica de Pereira, na Colômbia, com as comunidades indígenas Embera Chamí, dos Departamentos de Risaralda e Caldas. Iniciamos com um percurso sócio-histórico e conceitual do surgimento da educação indígena, com a finalidade de contextualizar o leitor no âmbito referido. A segunda parte faz um percurso do contexto institucional – a Facultad de Ciencias de la Educación da Universidad Tecnológica de Pereira e a criação da graduação em Etnoeducação e Desenvolvimento Comunitário. Encerra-se relatando o processo de educação intercul- tural de uma perspectiva educomunicativa (Entre O CONCEBIDO/O VIVIDO: uma relação para qualificar o olhar). |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69250 10.11606/issn.2316-9125.v18i1p63-74 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69250 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v18i1p63-74 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69250/71711 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 18 n. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 63-74 Comunicação & Educação; Vol. 18 No. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 63-74 Comunicação & Educação; Vol. 18 Núm. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 63-74 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1822178825073590272 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v18i1p63-74 |