Dos paradigmas interculturais à ação educacional autogerida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Izquierdo Barrera, Martha Lucia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
DOI: 10.11606/issn.2316-9125.v18i1p63-74
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69250
Resumo: Este texto pretende relatar a experiência da graduação, em Etnoeducação e Desenvolvimento Comunitário, da Universidad Tecnológica de Pereira, na Colômbia, com as comunidades indígenas Embera Chamí, dos Departamentos de Risaralda e Caldas. Iniciamos com um percurso sócio-histórico e conceitual do surgimento da educação indígena, com a finalidade de contextualizar o leitor no âmbito referido. A segunda parte faz um percurso do contexto institucional – a Facultad de Ciencias de la Educación da Universidad Tecnológica de Pereira e a criação da graduação em Etnoeducação e Desenvolvimento Comunitário. Encerra-se relatando o processo de educação intercul- tural de uma perspectiva educomunicativa (Entre O CONCEBIDO/O VIVIDO: uma relação para qualificar o olhar).
id USP-71_a7fe48ea381acf192ba6dab008f46402
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/69250
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
spelling Dos paradigmas interculturais à ação educacional autogeridaEducaçãoeducação indígenacomunicaçãointerculturalidadeeducomunicaçãoEste texto pretende relatar a experiência da graduação, em Etnoeducação e Desenvolvimento Comunitário, da Universidad Tecnológica de Pereira, na Colômbia, com as comunidades indígenas Embera Chamí, dos Departamentos de Risaralda e Caldas. Iniciamos com um percurso sócio-histórico e conceitual do surgimento da educação indígena, com a finalidade de contextualizar o leitor no âmbito referido. A segunda parte faz um percurso do contexto institucional – a Facultad de Ciencias de la Educación da Universidad Tecnológica de Pereira e a criação da graduação em Etnoeducação e Desenvolvimento Comunitário. Encerra-se relatando o processo de educação intercul- tural de uma perspectiva educomunicativa (Entre O CONCEBIDO/O VIVIDO: uma relação para qualificar o olhar).Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/6925010.11606/issn.2316-9125.v18i1p63-74Comunicação & Educação; v. 18 n. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 63-74Comunicação & Educação; Vol. 18 No. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 63-74Comunicação & Educação; Vol. 18 Núm. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 63-742316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69250/71711Izquierdo Barrera, Martha Luciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-29T13:52:32Zoai:revistas.usp.br:article/69250Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:14.294986Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dos paradigmas interculturais à ação educacional autogerida
title Dos paradigmas interculturais à ação educacional autogerida
spellingShingle Dos paradigmas interculturais à ação educacional autogerida
Dos paradigmas interculturais à ação educacional autogerida
Izquierdo Barrera, Martha Lucia
Educação
educação indígena
comunicação
interculturalidade
educomunicação
Izquierdo Barrera, Martha Lucia
Educação
educação indígena
comunicação
interculturalidade
educomunicação
title_short Dos paradigmas interculturais à ação educacional autogerida
title_full Dos paradigmas interculturais à ação educacional autogerida
title_fullStr Dos paradigmas interculturais à ação educacional autogerida
Dos paradigmas interculturais à ação educacional autogerida
title_full_unstemmed Dos paradigmas interculturais à ação educacional autogerida
Dos paradigmas interculturais à ação educacional autogerida
title_sort Dos paradigmas interculturais à ação educacional autogerida
author Izquierdo Barrera, Martha Lucia
author_facet Izquierdo Barrera, Martha Lucia
Izquierdo Barrera, Martha Lucia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Izquierdo Barrera, Martha Lucia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
educação indígena
comunicação
interculturalidade
educomunicação
topic Educação
educação indígena
comunicação
interculturalidade
educomunicação
description Este texto pretende relatar a experiência da graduação, em Etnoeducação e Desenvolvimento Comunitário, da Universidad Tecnológica de Pereira, na Colômbia, com as comunidades indígenas Embera Chamí, dos Departamentos de Risaralda e Caldas. Iniciamos com um percurso sócio-histórico e conceitual do surgimento da educação indígena, com a finalidade de contextualizar o leitor no âmbito referido. A segunda parte faz um percurso do contexto institucional – a Facultad de Ciencias de la Educación da Universidad Tecnológica de Pereira e a criação da graduação em Etnoeducação e Desenvolvimento Comunitário. Encerra-se relatando o processo de educação intercul- tural de uma perspectiva educomunicativa (Entre O CONCEBIDO/O VIVIDO: uma relação para qualificar o olhar).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69250
10.11606/issn.2316-9125.v18i1p63-74
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69250
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v18i1p63-74
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69250/71711
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 18 n. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 63-74
Comunicação & Educação; Vol. 18 No. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 63-74
Comunicação & Educação; Vol. 18 Núm. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 63-74
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1822178825073590272
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v18i1p63-74