Un análisis de contenido de libros de texto para la alfabetización emancipadora de adultos en el contexto educativo poscolonial. El caso de la Amazonia brasileña en los años 1980

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabricio Valentim da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Éthier, Marc-André, Demers, Stéphanie
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/186738
Resumo: Esta pesquisa tem como foco o estudo da noção de emancipação desenvolvida em livros didáticos de inspiração freiriana. Esses livros serviram de base para a alfabetização de adultos na região Norte do Brasil, no contexto da educação pós-colonial, entre as décadas de 1960 e 1980. Este estudo baseia-se na metodologia de análise de conteúdo de livros didáticos e na literatura sobre educação para a cidadania. O objetivo central foi construir e avaliar a solidez de um modelo conceitual de alfabetização emancipadora. Por meio de três etapas metodológicas, após analisar em livros didáticos os conteúdos favoráveis ao desenvolvimento desse tipo de alfabetização, verificou-se, a partir da amostra estudada, que os tipos de cidadão orientado à justiça ou participativo fazem parte dos critérios primários que ajudam a definir os conteúdos dos livros didáticos favoráveis à alfabetização emancipadora.
id USP-71_c267766b6c45ebfc2eec8a365d6f6e61
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/186738
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Un análisis de contenido de libros de texto para la alfabetización emancipadora de adultos en el contexto educativo poscolonial. El caso de la Amazonia brasileña en los años 1980Uma análise de conteúdo de livro didático para a alfabetização emancipatória de adultos no contexto educacional pós-colonial. O caso da Amazônia brasileira na década de 1980An analysis of textbook content for the emancipatory literacy of adults in the postcolonial educational context. The case of the Brazilian Amazon in the 1980sCitizenship educationEmancipatory literacyAdult literacyPaulo FreireTextbook analysisEducação para a cidadaniaAlfabetização emancipadoraAlfabetização de adultosPaulo FreireAnálise de livros didáticosEducação para a cidadaniaAlfabetização emancipadoraAlfabetização de adultosPaulo FreireAnálise de livros didáticosEsta pesquisa tem como foco o estudo da noção de emancipação desenvolvida em livros didáticos de inspiração freiriana. Esses livros serviram de base para a alfabetização de adultos na região Norte do Brasil, no contexto da educação pós-colonial, entre as décadas de 1960 e 1980. Este estudo baseia-se na metodologia de análise de conteúdo de livros didáticos e na literatura sobre educação para a cidadania. O objetivo central foi construir e avaliar a solidez de um modelo conceitual de alfabetização emancipadora. Por meio de três etapas metodológicas, após analisar em livros didáticos os conteúdos favoráveis ao desenvolvimento desse tipo de alfabetização, verificou-se, a partir da amostra estudada, que os tipos de cidadão orientado à justiça ou participativo fazem parte dos critérios primários que ajudam a definir os conteúdos dos livros didáticos favoráveis à alfabetização emancipadora.This research focuses on the notion of emancipation in textbooks inspired by the work of Paulo Freire. Those were used for adult literacy programs in the context of postcolonial education in the North of Brazil between 1960 and 1980. This study was based on the methodology of content analysis of textbooks and on literature on citizenship education. The main objective was to construct and evaluate the strength of a conceptual model of emancipatory literacy. By using three methodological steps to analyze the contents in textbooks that are favourable for the development of this type of literacy, we verified that, in the studied sample, the types of citizen orientation, towards justice or citizen participation, are part of the primary criteria that help define the contents of the textbooks that favour emancipatory literacy.Esta investigación se centra en el estudio de la noción de emancipación en libros didácticos de inspiración freireana que sirvieron a la alfabetización de adultos en el contexto de la educación postcolonial en el norte de Brasil, entre los años 1960 y 1980. Este estudio se apoya en la metodología del análisis de contenido de libros de texto y en la literatura sobre la Educación a la Ciudadanía, pues el objetivo central fue construir y evaluar la solidez de un modelo conceptual de alfabetización emancipadora a través de tres pasos metodológicos para analizar los contenidos en libros de texto que son favorables para el desarrollo de dicho tipo de alfabetización. Se constató que en la muestra estudiada los tipos del ciudadano orientado a la justicia o de ciudadano participativo forman parte de los criterios primordiales que ayudan a definir los contenidos de libros de texto favorables a una alfabetización emancipadora.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê 100 Anos de Paulo Freireapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/18673810.11606/issn.2316-9125.v26i2p134-148Comunicação & Educação; v. 26 n. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 134-148Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 134-148Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 134-1482316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/186738/178691Copyright (c) 2021 Fabricio Valentim da Silva, Marc-André Éthier, Stéphanie Demershttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Fabricio Valentim daÉthier, Marc-AndréDemers, Stéphanie 2022-07-19T19:17:26Zoai:revistas.usp.br:article/186738Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:34.020761Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Un análisis de contenido de libros de texto para la alfabetización emancipadora de adultos en el contexto educativo poscolonial. El caso de la Amazonia brasileña en los años 1980
Uma análise de conteúdo de livro didático para a alfabetização emancipatória de adultos no contexto educacional pós-colonial. O caso da Amazônia brasileira na década de 1980
An analysis of textbook content for the emancipatory literacy of adults in the postcolonial educational context. The case of the Brazilian Amazon in the 1980s
title Un análisis de contenido de libros de texto para la alfabetización emancipadora de adultos en el contexto educativo poscolonial. El caso de la Amazonia brasileña en los años 1980
spellingShingle Un análisis de contenido de libros de texto para la alfabetización emancipadora de adultos en el contexto educativo poscolonial. El caso de la Amazonia brasileña en los años 1980
Silva, Fabricio Valentim da
Citizenship education
Emancipatory literacy
Adult literacy
Paulo Freire
Textbook analysis
Educação para a cidadania
Alfabetização emancipadora
Alfabetização de adultos
Paulo Freire
Análise de livros didáticos
Educação para a cidadania
Alfabetização emancipadora
Alfabetização de adultos
Paulo Freire
Análise de livros didáticos
title_short Un análisis de contenido de libros de texto para la alfabetización emancipadora de adultos en el contexto educativo poscolonial. El caso de la Amazonia brasileña en los años 1980
title_full Un análisis de contenido de libros de texto para la alfabetización emancipadora de adultos en el contexto educativo poscolonial. El caso de la Amazonia brasileña en los años 1980
title_fullStr Un análisis de contenido de libros de texto para la alfabetización emancipadora de adultos en el contexto educativo poscolonial. El caso de la Amazonia brasileña en los años 1980
title_full_unstemmed Un análisis de contenido de libros de texto para la alfabetización emancipadora de adultos en el contexto educativo poscolonial. El caso de la Amazonia brasileña en los años 1980
title_sort Un análisis de contenido de libros de texto para la alfabetización emancipadora de adultos en el contexto educativo poscolonial. El caso de la Amazonia brasileña en los años 1980
author Silva, Fabricio Valentim da
author_facet Silva, Fabricio Valentim da
Éthier, Marc-André
Demers, Stéphanie
author_role author
author2 Éthier, Marc-André
Demers, Stéphanie
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fabricio Valentim da
Éthier, Marc-André
Demers, Stéphanie
dc.subject.por.fl_str_mv Citizenship education
Emancipatory literacy
Adult literacy
Paulo Freire
Textbook analysis
Educação para a cidadania
Alfabetização emancipadora
Alfabetização de adultos
Paulo Freire
Análise de livros didáticos
Educação para a cidadania
Alfabetização emancipadora
Alfabetização de adultos
Paulo Freire
Análise de livros didáticos
topic Citizenship education
Emancipatory literacy
Adult literacy
Paulo Freire
Textbook analysis
Educação para a cidadania
Alfabetização emancipadora
Alfabetização de adultos
Paulo Freire
Análise de livros didáticos
Educação para a cidadania
Alfabetização emancipadora
Alfabetização de adultos
Paulo Freire
Análise de livros didáticos
description Esta pesquisa tem como foco o estudo da noção de emancipação desenvolvida em livros didáticos de inspiração freiriana. Esses livros serviram de base para a alfabetização de adultos na região Norte do Brasil, no contexto da educação pós-colonial, entre as décadas de 1960 e 1980. Este estudo baseia-se na metodologia de análise de conteúdo de livros didáticos e na literatura sobre educação para a cidadania. O objetivo central foi construir e avaliar a solidez de um modelo conceitual de alfabetização emancipadora. Por meio de três etapas metodológicas, após analisar em livros didáticos os conteúdos favoráveis ao desenvolvimento desse tipo de alfabetização, verificou-se, a partir da amostra estudada, que os tipos de cidadão orientado à justiça ou participativo fazem parte dos critérios primários que ajudam a definir os conteúdos dos livros didáticos favoráveis à alfabetização emancipadora.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Dossiê 100 Anos de Paulo Freire
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/186738
10.11606/issn.2316-9125.v26i2p134-148
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/186738
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v26i2p134-148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/186738/178691
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Fabricio Valentim da Silva, Marc-André Éthier, Stéphanie Demers
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Fabricio Valentim da Silva, Marc-André Éthier, Stéphanie Demers
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 26 n. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 134-148
Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 134-148
Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 134-148
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047092768669696