Educação para a prática publicitária libertadora: extensão universitária e formação cidadã na graduação em Publicidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194805 |
Resumo: | This paper examines how outreach projects by Brazilian public universities contribute to a critical and citizenship education in undergraduate Advertising programs, analyzing how students perceive their experiences in four outreach projects on the critical appropriation of advertising communication developed in the states of Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Ceará and Mato Grosso. A qualitative survey was conducted with data obtained by means of a questionnaire and structured interviews. Results show that advertising literacy actions developed by university outreach projects can contribute to a liberating advertising practice, allowing for an autonomous learning that fosters curiosity, motivates awareness, problematizes, criticizes and is involved with social transformation. |
id |
USP-71_cc667d1c307695be9029bb680b97c26c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/194805 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação para a prática publicitária libertadora: extensão universitária e formação cidadã na graduação em PublicidadeEducation for a liberating advertising practice: university outreach and citizenship education in undergraduate advertisingAdvertisingEducationCitizenshipAdvertising literacyUniversity outreachPublicidadeEducaçãoCidadaniaLiteracia publicitáriaExtensão universitáriaThis paper examines how outreach projects by Brazilian public universities contribute to a critical and citizenship education in undergraduate Advertising programs, analyzing how students perceive their experiences in four outreach projects on the critical appropriation of advertising communication developed in the states of Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Ceará and Mato Grosso. A qualitative survey was conducted with data obtained by means of a questionnaire and structured interviews. Results show that advertising literacy actions developed by university outreach projects can contribute to a liberating advertising practice, allowing for an autonomous learning that fosters curiosity, motivates awareness, problematizes, criticizes and is involved with social transformation.Este artigo apresenta análise sobre a contribuição de projetos de extensão de universidades públicas brasileiras para uma formação crítica e cidadã na graduação em Publicidade. Para tanto, analisa as percepções de discentes acerca de suas experiências em quatro projetos de extensão que desenvolvem ações de apropriação crítica da comunicação publicitária nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Ceará e Mato Grosso. Como estratégia metodológica foi adotada a abordagem qualitativa, com uso de questionário e entrevista estruturada como técnicas de produção de dados. O estudo demonstrou de que modo ações de literacia publicitária desenvolvidas na extensão universitária podem contribuir para a educação para a prática publicitária libertadora, possibilitando uma formação autônoma, fomentadora de curiosidade, motivadora da tomada de consciência, problematizadora, crítica e implicada com a transformação social.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/19480510.11606/issn.2316-9125.v28i1p42-57Comunicação & Educação; v. 28 n. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 42-57Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 42-57Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 42-572316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194805/196133https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194805/202624Copyright (c) 2023 Pâmela Saunders Uchôa Craveiro, Thiago de Freitas Toledohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCraveiro, Pâmela Saunders UchôaToledo, Thiago de FreitasToledo, Thiago de FreitasToledo, Thiago de Freitas2024-01-23T14:02:30Zoai:revistas.usp.br:article/194805Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2024-01-23T14:02:30Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação para a prática publicitária libertadora: extensão universitária e formação cidadã na graduação em Publicidade Education for a liberating advertising practice: university outreach and citizenship education in undergraduate advertising |
title |
Educação para a prática publicitária libertadora: extensão universitária e formação cidadã na graduação em Publicidade |
spellingShingle |
Educação para a prática publicitária libertadora: extensão universitária e formação cidadã na graduação em Publicidade Craveiro, Pâmela Saunders Uchôa Advertising Education Citizenship Advertising literacy University outreach Publicidade Educação Cidadania Literacia publicitária Extensão universitária |
title_short |
Educação para a prática publicitária libertadora: extensão universitária e formação cidadã na graduação em Publicidade |
title_full |
Educação para a prática publicitária libertadora: extensão universitária e formação cidadã na graduação em Publicidade |
title_fullStr |
Educação para a prática publicitária libertadora: extensão universitária e formação cidadã na graduação em Publicidade |
title_full_unstemmed |
Educação para a prática publicitária libertadora: extensão universitária e formação cidadã na graduação em Publicidade |
title_sort |
Educação para a prática publicitária libertadora: extensão universitária e formação cidadã na graduação em Publicidade |
author |
Craveiro, Pâmela Saunders Uchôa |
author_facet |
Craveiro, Pâmela Saunders Uchôa Toledo, Thiago de Freitas |
author_role |
author |
author2 |
Toledo, Thiago de Freitas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Craveiro, Pâmela Saunders Uchôa Toledo, Thiago de Freitas Toledo, Thiago de Freitas Toledo, Thiago de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Advertising Education Citizenship Advertising literacy University outreach Publicidade Educação Cidadania Literacia publicitária Extensão universitária |
topic |
Advertising Education Citizenship Advertising literacy University outreach Publicidade Educação Cidadania Literacia publicitária Extensão universitária |
description |
This paper examines how outreach projects by Brazilian public universities contribute to a critical and citizenship education in undergraduate Advertising programs, analyzing how students perceive their experiences in four outreach projects on the critical appropriation of advertising communication developed in the states of Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Ceará and Mato Grosso. A qualitative survey was conducted with data obtained by means of a questionnaire and structured interviews. Results show that advertising literacy actions developed by university outreach projects can contribute to a liberating advertising practice, allowing for an autonomous learning that fosters curiosity, motivates awareness, problematizes, criticizes and is involved with social transformation. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194805 10.11606/issn.2316-9125.v28i1p42-57 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194805 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v28i1p42-57 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194805/196133 https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194805/202624 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Pâmela Saunders Uchôa Craveiro, Thiago de Freitas Toledo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Pâmela Saunders Uchôa Craveiro, Thiago de Freitas Toledo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 28 n. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 42-57 Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 42-57 Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 42-57 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047087018278912 |