Educação para a prática publicitária libertadora: extensão universitária e formação cidadã na graduação em Publicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Craveiro, Pâmela Saunders Uchôa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Toledo, Thiago de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194805
Resumo: This paper examines how outreach projects by Brazilian public universities contribute to a critical and citizenship education in undergraduate Advertising programs, analyzing how students perceive their experiences in four outreach projects on the critical appropriation of advertising communication developed in the states of Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Ceará and Mato Grosso. A qualitative survey was conducted with data obtained by means of a questionnaire and structured interviews. Results show that advertising literacy actions developed by university outreach projects can contribute to a liberating advertising practice, allowing for an autonomous learning that fosters curiosity, motivates awareness, problematizes, criticizes and is involved with social transformation.
id USP-71_cc667d1c307695be9029bb680b97c26c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/194805
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Educação para a prática publicitária libertadora: extensão universitária e formação cidadã na graduação em PublicidadeEducation for a liberating advertising practice: university outreach and citizenship education in undergraduate advertisingAdvertisingEducationCitizenshipAdvertising literacyUniversity outreachPublicidadeEducaçãoCidadaniaLiteracia publicitáriaExtensão universitáriaThis paper examines how outreach projects by Brazilian public universities contribute to a critical and citizenship education in undergraduate Advertising programs, analyzing how students perceive their experiences in four outreach projects on the critical appropriation of advertising communication developed in the states of Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Ceará and Mato Grosso. A qualitative survey was conducted with data obtained by means of a questionnaire and structured interviews. Results show that advertising literacy actions developed by university outreach projects can contribute to a liberating advertising practice, allowing for an autonomous learning that fosters curiosity, motivates awareness, problematizes, criticizes and is involved with social transformation.Este artigo apresenta análise sobre a contribuição de projetos de extensão de universidades públicas brasileiras para uma formação crítica e cidadã na graduação em Publicidade. Para tanto, analisa as percepções de discentes acerca de suas experiências em quatro projetos de extensão que desenvolvem ações de apropriação crítica da comunicação publicitária nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Ceará e Mato Grosso. Como estratégia metodológica foi adotada a abordagem qualitativa, com uso de questionário e entrevista estruturada como técnicas de produção de dados. O estudo demonstrou de que modo ações de literacia publicitária desenvolvidas na extensão universitária podem contribuir para a educação para a prática publicitária libertadora, possibilitando uma formação autônoma, fomentadora de curiosidade, motivadora da tomada de consciência, problematizadora, crítica e implicada com a transformação social.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/19480510.11606/issn.2316-9125.v28i1p42-57Comunicação & Educação; v. 28 n. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 42-57Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 42-57Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 42-572316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194805/196133https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194805/202624Copyright (c) 2023 Pâmela Saunders Uchôa Craveiro, Thiago de Freitas Toledohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCraveiro, Pâmela Saunders UchôaToledo, Thiago de FreitasToledo, Thiago de FreitasToledo, Thiago de Freitas2024-01-23T14:02:30Zoai:revistas.usp.br:article/194805Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2024-01-23T14:02:30Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação para a prática publicitária libertadora: extensão universitária e formação cidadã na graduação em Publicidade
Education for a liberating advertising practice: university outreach and citizenship education in undergraduate advertising
title Educação para a prática publicitária libertadora: extensão universitária e formação cidadã na graduação em Publicidade
spellingShingle Educação para a prática publicitária libertadora: extensão universitária e formação cidadã na graduação em Publicidade
Craveiro, Pâmela Saunders Uchôa
Advertising
Education
Citizenship
Advertising literacy
University outreach
Publicidade
Educação
Cidadania
Literacia publicitária
Extensão universitária
title_short Educação para a prática publicitária libertadora: extensão universitária e formação cidadã na graduação em Publicidade
title_full Educação para a prática publicitária libertadora: extensão universitária e formação cidadã na graduação em Publicidade
title_fullStr Educação para a prática publicitária libertadora: extensão universitária e formação cidadã na graduação em Publicidade
title_full_unstemmed Educação para a prática publicitária libertadora: extensão universitária e formação cidadã na graduação em Publicidade
title_sort Educação para a prática publicitária libertadora: extensão universitária e formação cidadã na graduação em Publicidade
author Craveiro, Pâmela Saunders Uchôa
author_facet Craveiro, Pâmela Saunders Uchôa
Toledo, Thiago de Freitas
author_role author
author2 Toledo, Thiago de Freitas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Craveiro, Pâmela Saunders Uchôa
Toledo, Thiago de Freitas
Toledo, Thiago de Freitas
Toledo, Thiago de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Advertising
Education
Citizenship
Advertising literacy
University outreach
Publicidade
Educação
Cidadania
Literacia publicitária
Extensão universitária
topic Advertising
Education
Citizenship
Advertising literacy
University outreach
Publicidade
Educação
Cidadania
Literacia publicitária
Extensão universitária
description This paper examines how outreach projects by Brazilian public universities contribute to a critical and citizenship education in undergraduate Advertising programs, analyzing how students perceive their experiences in four outreach projects on the critical appropriation of advertising communication developed in the states of Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Ceará and Mato Grosso. A qualitative survey was conducted with data obtained by means of a questionnaire and structured interviews. Results show that advertising literacy actions developed by university outreach projects can contribute to a liberating advertising practice, allowing for an autonomous learning that fosters curiosity, motivates awareness, problematizes, criticizes and is involved with social transformation.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194805
10.11606/issn.2316-9125.v28i1p42-57
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194805
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v28i1p42-57
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194805/196133
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194805/202624
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Pâmela Saunders Uchôa Craveiro, Thiago de Freitas Toledo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Pâmela Saunders Uchôa Craveiro, Thiago de Freitas Toledo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 28 n. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 42-57
Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 42-57
Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 42-57
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047087018278912