When Felipe Neto helped me to teach: report of the experience a journalism lecturer confronting hyper transversality in pandemic times

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falcão, Carolina
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/172507
Resumo: Neste relato, compartilho minha experiência docente na disciplina de “Teorias do Jornalismo” ao longo do primeiro semestre de 2020, marcada pela adoção compulsória do ensino remoto devido à pandemia da Covid-19. A condução da disciplina, que integra o currículo obrigatório de formação em jornalismo, mostrou como a Covid-19 se tornou uma questão onipresente em todo o semestre, fosse em aspectos burocráticos ou pedagógicos, ao assumir um caráter de hipertransversalidade. O relato mostra, no entanto, como uma pauta “furou” esse agendamento quando os próprios estudantes da disciplina trouxeram para o debate em aula a entrevista concedida pelo youtuber Felipe Neto ao programa Roda Viva, da TV Cultura; a partir dela, foi possível construir toda uma estratégia para tratar de temas como fake news, desinformação e atuais modelos de negócio no jornalismo.
id USP-71_ea5ff051439c2716e5db18401915944a
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/172507
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling When Felipe Neto helped me to teach: report of the experience a journalism lecturer confronting hyper transversality in pandemic timesQuando Felipe Neto me ajudou a dar aula: relato de experiência de uma professora de jornalismo diante da hipertransversalidade em tempos de pandemiaEnsino remoto emergencialCovid-19Ensino de jornalismoHipertransversalidadeCiberculturaEmergency remote educationCovid-19Journalism teachingHypertransversalityCybercultureNeste relato, compartilho minha experiência docente na disciplina de “Teorias do Jornalismo” ao longo do primeiro semestre de 2020, marcada pela adoção compulsória do ensino remoto devido à pandemia da Covid-19. A condução da disciplina, que integra o currículo obrigatório de formação em jornalismo, mostrou como a Covid-19 se tornou uma questão onipresente em todo o semestre, fosse em aspectos burocráticos ou pedagógicos, ao assumir um caráter de hipertransversalidade. O relato mostra, no entanto, como uma pauta “furou” esse agendamento quando os próprios estudantes da disciplina trouxeram para o debate em aula a entrevista concedida pelo youtuber Felipe Neto ao programa Roda Viva, da TV Cultura; a partir dela, foi possível construir toda uma estratégia para tratar de temas como fake news, desinformação e atuais modelos de negócio no jornalismo.In this report, I share my teaching experience with the course Theories of Journalism during the semester of 2020.1, when remote education was compulsorily adopted due to the Covid-19 pandemic. Working on this course, which is part of the mandatory journalism training curriculum, showed me how Covid-19 became a hypertransversal topic throughout the semester, that embraced not only bureaucratic (formulations on the didactic contract) aspects, but also pedagogical questions. The report also shows that the coronavirus agenda was challenged when the students brought to debate an interview given by the Brazilian YouTuber Felipe Neto to the “Roda Viva” TV Show. This interview helped to redefine a strategy to work on topics such as Fake News, misinformation, and current business models in journalism.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/17250710.11606/issn.2316-9125.v25i2p144-155Comunicação & Educação; v. 25 n. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 144-155Comunicação & Educação; Vol. 25 No. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 144-155Comunicação & Educação; Vol. 25 Núm. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 144-1552316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/172507/168846Copyright (c) 2020 Carolina Falcãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFalcão, Carolina2022-07-07T20:34:30Zoai:revistas.usp.br:article/172507Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:31.064165Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv When Felipe Neto helped me to teach: report of the experience a journalism lecturer confronting hyper transversality in pandemic times
Quando Felipe Neto me ajudou a dar aula: relato de experiência de uma professora de jornalismo diante da hipertransversalidade em tempos de pandemia
title When Felipe Neto helped me to teach: report of the experience a journalism lecturer confronting hyper transversality in pandemic times
spellingShingle When Felipe Neto helped me to teach: report of the experience a journalism lecturer confronting hyper transversality in pandemic times
Falcão, Carolina
Ensino remoto emergencial
Covid-19
Ensino de jornalismo
Hipertransversalidade
Cibercultura
Emergency remote education
Covid-19
Journalism teaching
Hypertransversality
Cyberculture
title_short When Felipe Neto helped me to teach: report of the experience a journalism lecturer confronting hyper transversality in pandemic times
title_full When Felipe Neto helped me to teach: report of the experience a journalism lecturer confronting hyper transversality in pandemic times
title_fullStr When Felipe Neto helped me to teach: report of the experience a journalism lecturer confronting hyper transversality in pandemic times
title_full_unstemmed When Felipe Neto helped me to teach: report of the experience a journalism lecturer confronting hyper transversality in pandemic times
title_sort When Felipe Neto helped me to teach: report of the experience a journalism lecturer confronting hyper transversality in pandemic times
author Falcão, Carolina
author_facet Falcão, Carolina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Falcão, Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino remoto emergencial
Covid-19
Ensino de jornalismo
Hipertransversalidade
Cibercultura
Emergency remote education
Covid-19
Journalism teaching
Hypertransversality
Cyberculture
topic Ensino remoto emergencial
Covid-19
Ensino de jornalismo
Hipertransversalidade
Cibercultura
Emergency remote education
Covid-19
Journalism teaching
Hypertransversality
Cyberculture
description Neste relato, compartilho minha experiência docente na disciplina de “Teorias do Jornalismo” ao longo do primeiro semestre de 2020, marcada pela adoção compulsória do ensino remoto devido à pandemia da Covid-19. A condução da disciplina, que integra o currículo obrigatório de formação em jornalismo, mostrou como a Covid-19 se tornou uma questão onipresente em todo o semestre, fosse em aspectos burocráticos ou pedagógicos, ao assumir um caráter de hipertransversalidade. O relato mostra, no entanto, como uma pauta “furou” esse agendamento quando os próprios estudantes da disciplina trouxeram para o debate em aula a entrevista concedida pelo youtuber Felipe Neto ao programa Roda Viva, da TV Cultura; a partir dela, foi possível construir toda uma estratégia para tratar de temas como fake news, desinformação e atuais modelos de negócio no jornalismo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/172507
10.11606/issn.2316-9125.v25i2p144-155
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/172507
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v25i2p144-155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/172507/168846
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Carolina Falcão
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Carolina Falcão
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 25 n. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 144-155
Comunicação & Educação; Vol. 25 No. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 144-155
Comunicação & Educação; Vol. 25 Núm. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 144-155
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047092671152128