When Felipe Neto helped me to teach: report of the experience a journalism lecturer confronting hyper transversality in pandemic times
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/172507 |
Resumo: | Neste relato, compartilho minha experiência docente na disciplina de “Teorias do Jornalismo” ao longo do primeiro semestre de 2020, marcada pela adoção compulsória do ensino remoto devido à pandemia da Covid-19. A condução da disciplina, que integra o currículo obrigatório de formação em jornalismo, mostrou como a Covid-19 se tornou uma questão onipresente em todo o semestre, fosse em aspectos burocráticos ou pedagógicos, ao assumir um caráter de hipertransversalidade. O relato mostra, no entanto, como uma pauta “furou” esse agendamento quando os próprios estudantes da disciplina trouxeram para o debate em aula a entrevista concedida pelo youtuber Felipe Neto ao programa Roda Viva, da TV Cultura; a partir dela, foi possível construir toda uma estratégia para tratar de temas como fake news, desinformação e atuais modelos de negócio no jornalismo. |
id |
USP-71_ea5ff051439c2716e5db18401915944a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/172507 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
When Felipe Neto helped me to teach: report of the experience a journalism lecturer confronting hyper transversality in pandemic timesQuando Felipe Neto me ajudou a dar aula: relato de experiência de uma professora de jornalismo diante da hipertransversalidade em tempos de pandemiaEnsino remoto emergencialCovid-19Ensino de jornalismoHipertransversalidadeCiberculturaEmergency remote educationCovid-19Journalism teachingHypertransversalityCybercultureNeste relato, compartilho minha experiência docente na disciplina de “Teorias do Jornalismo” ao longo do primeiro semestre de 2020, marcada pela adoção compulsória do ensino remoto devido à pandemia da Covid-19. A condução da disciplina, que integra o currículo obrigatório de formação em jornalismo, mostrou como a Covid-19 se tornou uma questão onipresente em todo o semestre, fosse em aspectos burocráticos ou pedagógicos, ao assumir um caráter de hipertransversalidade. O relato mostra, no entanto, como uma pauta “furou” esse agendamento quando os próprios estudantes da disciplina trouxeram para o debate em aula a entrevista concedida pelo youtuber Felipe Neto ao programa Roda Viva, da TV Cultura; a partir dela, foi possível construir toda uma estratégia para tratar de temas como fake news, desinformação e atuais modelos de negócio no jornalismo.In this report, I share my teaching experience with the course Theories of Journalism during the semester of 2020.1, when remote education was compulsorily adopted due to the Covid-19 pandemic. Working on this course, which is part of the mandatory journalism training curriculum, showed me how Covid-19 became a hypertransversal topic throughout the semester, that embraced not only bureaucratic (formulations on the didactic contract) aspects, but also pedagogical questions. The report also shows that the coronavirus agenda was challenged when the students brought to debate an interview given by the Brazilian YouTuber Felipe Neto to the “Roda Viva” TV Show. This interview helped to redefine a strategy to work on topics such as Fake News, misinformation, and current business models in journalism.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/17250710.11606/issn.2316-9125.v25i2p144-155Comunicação & Educação; v. 25 n. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 144-155Comunicação & Educação; Vol. 25 No. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 144-155Comunicação & Educação; Vol. 25 Núm. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 144-1552316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/172507/168846Copyright (c) 2020 Carolina Falcãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFalcão, Carolina2022-07-07T20:34:30Zoai:revistas.usp.br:article/172507Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:31.064165Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
When Felipe Neto helped me to teach: report of the experience a journalism lecturer confronting hyper transversality in pandemic times Quando Felipe Neto me ajudou a dar aula: relato de experiência de uma professora de jornalismo diante da hipertransversalidade em tempos de pandemia |
title |
When Felipe Neto helped me to teach: report of the experience a journalism lecturer confronting hyper transversality in pandemic times |
spellingShingle |
When Felipe Neto helped me to teach: report of the experience a journalism lecturer confronting hyper transversality in pandemic times Falcão, Carolina Ensino remoto emergencial Covid-19 Ensino de jornalismo Hipertransversalidade Cibercultura Emergency remote education Covid-19 Journalism teaching Hypertransversality Cyberculture |
title_short |
When Felipe Neto helped me to teach: report of the experience a journalism lecturer confronting hyper transversality in pandemic times |
title_full |
When Felipe Neto helped me to teach: report of the experience a journalism lecturer confronting hyper transversality in pandemic times |
title_fullStr |
When Felipe Neto helped me to teach: report of the experience a journalism lecturer confronting hyper transversality in pandemic times |
title_full_unstemmed |
When Felipe Neto helped me to teach: report of the experience a journalism lecturer confronting hyper transversality in pandemic times |
title_sort |
When Felipe Neto helped me to teach: report of the experience a journalism lecturer confronting hyper transversality in pandemic times |
author |
Falcão, Carolina |
author_facet |
Falcão, Carolina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Falcão, Carolina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino remoto emergencial Covid-19 Ensino de jornalismo Hipertransversalidade Cibercultura Emergency remote education Covid-19 Journalism teaching Hypertransversality Cyberculture |
topic |
Ensino remoto emergencial Covid-19 Ensino de jornalismo Hipertransversalidade Cibercultura Emergency remote education Covid-19 Journalism teaching Hypertransversality Cyberculture |
description |
Neste relato, compartilho minha experiência docente na disciplina de “Teorias do Jornalismo” ao longo do primeiro semestre de 2020, marcada pela adoção compulsória do ensino remoto devido à pandemia da Covid-19. A condução da disciplina, que integra o currículo obrigatório de formação em jornalismo, mostrou como a Covid-19 se tornou uma questão onipresente em todo o semestre, fosse em aspectos burocráticos ou pedagógicos, ao assumir um caráter de hipertransversalidade. O relato mostra, no entanto, como uma pauta “furou” esse agendamento quando os próprios estudantes da disciplina trouxeram para o debate em aula a entrevista concedida pelo youtuber Felipe Neto ao programa Roda Viva, da TV Cultura; a partir dela, foi possível construir toda uma estratégia para tratar de temas como fake news, desinformação e atuais modelos de negócio no jornalismo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/172507 10.11606/issn.2316-9125.v25i2p144-155 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/172507 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v25i2p144-155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/172507/168846 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Carolina Falcão https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Carolina Falcão https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 25 n. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 144-155 Comunicação & Educação; Vol. 25 No. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 144-155 Comunicação & Educação; Vol. 25 Núm. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 144-155 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047092671152128 |