A responsabilidade das organizações diante do impacto social de sua comunicação no ambiente virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carareto, Mariana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Calonego, Renata, Andrelo, Roseane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139369
Resumo: O artigo apresenta uma reflexão sobre a responsabilidade das organizações ao disseminarem seus discursos nas mídias sociais. O objetivo é demonstrar como a comunicação organizacional, diante de seu impacto social, pode dialogar sobre questões éticas que estimulem respeito na sociedade a partir das relações estabelecidas em comunidades virtuais. Para isso, foi desenvolvida uma análise de conteúdo das interações dos públicos nas campanhas da Skol e da Alezzia no Facebook.
id USP-72_073749205e336e82b47ed5fa46ceff2f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/139369
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling A responsabilidade das organizações diante do impacto social de sua comunicação no ambiente virtualLa responsabilidad de las organizaciones delante del impacto social de su comunicación en el ambiente virtualThe responsibility of the organizations due to the social impact of their communication in the virtual environmentMídias Sociais • Comunidades Virtuais • Comunicação Organizacional • Responsabilidade Social.Social Media • Virtual Communities • Organizational Communication • Social Responsibility.Redes Sociales • Comunidades Virtuales • Comunicación Organizacional • Responsabilidad Social.O artigo apresenta uma reflexão sobre a responsabilidade das organizações ao disseminarem seus discursos nas mídias sociais. O objetivo é demonstrar como a comunicação organizacional, diante de seu impacto social, pode dialogar sobre questões éticas que estimulem respeito na sociedade a partir das relações estabelecidas em comunidades virtuais. Para isso, foi desenvolvida uma análise de conteúdo das interações dos públicos nas campanhas da Skol e da Alezzia no Facebook.The article presents an analysis about the responsibility of organizations when disseminating their speeches in social media. The purpose is to demonstrate how organizational communication, in view of its social impact, can dialogue on ethical topics that stimulate respect in society, based on relationships established in virtual communities. Focused on that, a content analysis was developed, considering the interactions of the audiences in Skol and Alezzia campaigns on Facebook.El artículo reflexiona acerca de la responsabilidad de las organizaciones cuando diseminan sus discursos en las redes sociales online. El objetivo es demostrar cómo la comunicación organizacional, delante de su impacto social, puede dialogar sobre cuestiones éticas que estimulan respeto en la sociedad a partir de las relaciones establecidas en comunidades virtuales. Así, fue desarrollado un análisis de contenido de las interacciones de los públicos en las campañas de Skol y Alezzia en Facebook.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13936910.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.139369Organicom; v. 14 n. 26 (2017): Comunicação, relações públicas comunitárias e terceiro setor; 214-2272238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139369/134710Copyright (c) 2017 Revista Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessCarareto, MarianaCalonego, RenataAndrelo, Roseane2017-11-14T17:47:07Zoai:revistas.usp.br:article/139369Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:43.510552Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A responsabilidade das organizações diante do impacto social de sua comunicação no ambiente virtual
La responsabilidad de las organizaciones delante del impacto social de su comunicación en el ambiente virtual
The responsibility of the organizations due to the social impact of their communication in the virtual environment
title A responsabilidade das organizações diante do impacto social de sua comunicação no ambiente virtual
spellingShingle A responsabilidade das organizações diante do impacto social de sua comunicação no ambiente virtual
Carareto, Mariana
Mídias Sociais • Comunidades Virtuais • Comunicação Organizacional • Responsabilidade Social.
Social Media • Virtual Communities • Organizational Communication • Social Responsibility.
Redes Sociales • Comunidades Virtuales • Comunicación Organizacional • Responsabilidad Social.
title_short A responsabilidade das organizações diante do impacto social de sua comunicação no ambiente virtual
title_full A responsabilidade das organizações diante do impacto social de sua comunicação no ambiente virtual
title_fullStr A responsabilidade das organizações diante do impacto social de sua comunicação no ambiente virtual
title_full_unstemmed A responsabilidade das organizações diante do impacto social de sua comunicação no ambiente virtual
title_sort A responsabilidade das organizações diante do impacto social de sua comunicação no ambiente virtual
author Carareto, Mariana
author_facet Carareto, Mariana
Calonego, Renata
Andrelo, Roseane
author_role author
author2 Calonego, Renata
Andrelo, Roseane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carareto, Mariana
Calonego, Renata
Andrelo, Roseane
dc.subject.por.fl_str_mv Mídias Sociais • Comunidades Virtuais • Comunicação Organizacional • Responsabilidade Social.
Social Media • Virtual Communities • Organizational Communication • Social Responsibility.
Redes Sociales • Comunidades Virtuales • Comunicación Organizacional • Responsabilidad Social.
topic Mídias Sociais • Comunidades Virtuais • Comunicação Organizacional • Responsabilidade Social.
Social Media • Virtual Communities • Organizational Communication • Social Responsibility.
Redes Sociales • Comunidades Virtuales • Comunicación Organizacional • Responsabilidad Social.
description O artigo apresenta uma reflexão sobre a responsabilidade das organizações ao disseminarem seus discursos nas mídias sociais. O objetivo é demonstrar como a comunicação organizacional, diante de seu impacto social, pode dialogar sobre questões éticas que estimulem respeito na sociedade a partir das relações estabelecidas em comunidades virtuais. Para isso, foi desenvolvida uma análise de conteúdo das interações dos públicos nas campanhas da Skol e da Alezzia no Facebook.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139369
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.139369
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139369
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.139369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139369/134710
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 14 n. 26 (2017): Comunicação, relações públicas comunitárias e terceiro setor; 214-227
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047110307151872