Comunicación, dispositivo y espacio corporativo: la estrategia de la promesa en la dinámica de las organizaciones en el capitalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Daniela Norcia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Trivinho, Eugênio Rondini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/173547
Resumo: O artigo reflete sobre o dispositivo de comunicação e seu desdobramento corporativo como promessa da comunicação. A temática, pouco presente em estudos brasileiros sobre comunicação organizacional e afins, comparece fortemente na produção teórica francesa das duas últimas décadas. Inspirado na biopolítica de Michel Foucault e em abordagens francesas sobre o dispositivo de comunicação, o texto apreende a relação entre espaço corporativo e macrodispositivo do social, abrindo caminho para caracterizar a promessa da comunicação como estratégia inseparável da reprodução do capitalismo.
id USP-72_0ce9bcb8fbee37c7801296ab56ec29fa
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/173547
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Comunicación, dispositivo y espacio corporativo: la estrategia de la promesa en la dinámica de las organizaciones en el capitalismoComunicação, dispositivo e espaço corporativo: a estratégia da promessa na dinâmica das organizações no capitalismoCommunications, device and corporate space: the strategy of promise in the dynamics of organizations in capitalismCorporate organizations Organizational communication Communications devicePromise of communications Social macrodeviceOrganizaciones corporativas Comunicación organizacional Dispositivo de comunicación Promesa de comunicación Macrodispositivo socialOrganizações corporativasComunicação organizacional Dispositivo de comunicação Promessa da comunicação Macrodispositivo do socialO artigo reflete sobre o dispositivo de comunicação e seu desdobramento corporativo como promessa da comunicação. A temática, pouco presente em estudos brasileiros sobre comunicação organizacional e afins, comparece fortemente na produção teórica francesa das duas últimas décadas. Inspirado na biopolítica de Michel Foucault e em abordagens francesas sobre o dispositivo de comunicação, o texto apreende a relação entre espaço corporativo e macrodispositivo do social, abrindo caminho para caracterizar a promessa da comunicação como estratégia inseparável da reprodução do capitalismo.El artículo aborda el dispositivo de comunicación y su despliegue corporativo como promesa de comunicación. Poco conocido en los estudios brasileños sobre comunicación organizacional, el tema se examinó en la producción teórica francesa de las dos últimas décadas. Inspirado en la biopolítica de Michel Foucault y los enfoques franceses sobre el dispositivo comunicacional, el texto aprehende la relación entre espacio corporativo y macrodispositivo de lo social para posteriormente caracterizar la promesa de la comunicación como una estrategia de reproducción capitalista.The article reflects on the communications device and its corporate manifestation as a communications promise. Little known in Brazilian studies on organizational communication, this theme strongly figures in the French theoretical production in the past two decades. Based on Michel Foucault’s biopolitics and French approaches on the communications device, the paper apprehends the relationship between the corporate space and the macro-dispositive of the social to characterize the communication promise as an inherent strategy of the reproduction of capitalism.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/17354710.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.173547Organicom; v. 17 n. 34 (2020): Desinformação e comunicação na sociedade contemporânea; 58-702238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/173547/168694Copyright (c) 2021 Daniela Norcia Gonçalves, Eugênio Rondini Trivinhohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Daniela NorciaTrivinho, Eugênio Rondini2021-04-28T17:34:35Zoai:revistas.usp.br:article/173547Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:53.992444Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicación, dispositivo y espacio corporativo: la estrategia de la promesa en la dinámica de las organizaciones en el capitalismo
Comunicação, dispositivo e espaço corporativo: a estratégia da promessa na dinâmica das organizações no capitalismo
Communications, device and corporate space: the strategy of promise in the dynamics of organizations in capitalism
title Comunicación, dispositivo y espacio corporativo: la estrategia de la promesa en la dinámica de las organizaciones en el capitalismo
spellingShingle Comunicación, dispositivo y espacio corporativo: la estrategia de la promesa en la dinámica de las organizaciones en el capitalismo
Gonçalves, Daniela Norcia
Corporate organizations
Organizational communication
Communications device
Promise of communications
Social macrodevice
Organizaciones corporativas
Comunicación organizacional
Dispositivo de comunicación
Promesa de comunicación
Macrodispositivo social
Organizações corporativas
Comunicação organizacional
Dispositivo de comunicação
Promessa da comunicação
Macrodispositivo do social
title_short Comunicación, dispositivo y espacio corporativo: la estrategia de la promesa en la dinámica de las organizaciones en el capitalismo
title_full Comunicación, dispositivo y espacio corporativo: la estrategia de la promesa en la dinámica de las organizaciones en el capitalismo
title_fullStr Comunicación, dispositivo y espacio corporativo: la estrategia de la promesa en la dinámica de las organizaciones en el capitalismo
title_full_unstemmed Comunicación, dispositivo y espacio corporativo: la estrategia de la promesa en la dinámica de las organizaciones en el capitalismo
title_sort Comunicación, dispositivo y espacio corporativo: la estrategia de la promesa en la dinámica de las organizaciones en el capitalismo
author Gonçalves, Daniela Norcia
author_facet Gonçalves, Daniela Norcia
Trivinho, Eugênio Rondini
author_role author
author2 Trivinho, Eugênio Rondini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Daniela Norcia
Trivinho, Eugênio Rondini
dc.subject.por.fl_str_mv Corporate organizations
Organizational communication
Communications device
Promise of communications
Social macrodevice
Organizaciones corporativas
Comunicación organizacional
Dispositivo de comunicación
Promesa de comunicación
Macrodispositivo social
Organizações corporativas
Comunicação organizacional
Dispositivo de comunicação
Promessa da comunicação
Macrodispositivo do social
topic Corporate organizations
Organizational communication
Communications device
Promise of communications
Social macrodevice
Organizaciones corporativas
Comunicación organizacional
Dispositivo de comunicación
Promesa de comunicación
Macrodispositivo social
Organizações corporativas
Comunicação organizacional
Dispositivo de comunicação
Promessa da comunicação
Macrodispositivo do social
description O artigo reflete sobre o dispositivo de comunicação e seu desdobramento corporativo como promessa da comunicação. A temática, pouco presente em estudos brasileiros sobre comunicação organizacional e afins, comparece fortemente na produção teórica francesa das duas últimas décadas. Inspirado na biopolítica de Michel Foucault e em abordagens francesas sobre o dispositivo de comunicação, o texto apreende a relação entre espaço corporativo e macrodispositivo do social, abrindo caminho para caracterizar a promessa da comunicação como estratégia inseparável da reprodução do capitalismo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/173547
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.173547
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/173547
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.173547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/173547/168694
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Daniela Norcia Gonçalves, Eugênio Rondini Trivinho
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Daniela Norcia Gonçalves, Eugênio Rondini Trivinho
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 17 n. 34 (2020): Desinformação e comunicação na sociedade contemporânea; 58-70
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047111303299072