Creative-innovative strategies of corporate communication of companies in digital social media: the Itaú, O Boticário and Cacau Show cases
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139285 |
Resumo: | Este artigo aborda de maneira preliminar as estratégias criativas e inovadoras de comunicação institucional das empresasItaú, O Boticário e Cacau Show, ao analisar a utilização das redes sociais digitais por parte delas. A metodologia empregadafoi o estudo multicaso, com análise qualiquantitativa dos dados. Apresenta-se um sistema de variáveis e indicadores paramensurar e identificar quais são as estratégias de comunicação institucional de caráter criativo e inovador que utilizamalgumas das empresas mais inovadoras do Brasil nas mídias sociais digitais, de acordo com o ranking consultado. Osresultados obtidos apontam que a estratégia de fazer um investimento privilegiado na comunicação institucional, deixandoem segundo plano o da mercadológica, além de ser considerada uma estratégia criativa condizente com o comportamentopadrão do mercado na atualidade, pode vir a oferecer bons dividendos. |
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Creative-innovative strategies of corporate communication of companies in digital social media: the Itaú, O Boticário and Cacau Show casesEstrategias creativo-inovadoras de comunicación institucional de empresas en medios digitales: casos Itaú, O Boticário y Cacau ShowEstratégias criativo-inovadoras de comunicação institucional de empresas em mídias sociais digitais: casos Itaú, O Boticário e Cacau ShowRedes sociales. Innovación. Creatividad. Comunicación integrada. Gestión de la comunicación.Social network. Innovation. Creativity. Integrated communication. Communication management.Redes sociais. Inovação. Criatividade. Comunicação integrada. Gestão da comunicação.Este artigo aborda de maneira preliminar as estratégias criativas e inovadoras de comunicação institucional das empresasItaú, O Boticário e Cacau Show, ao analisar a utilização das redes sociais digitais por parte delas. A metodologia empregadafoi o estudo multicaso, com análise qualiquantitativa dos dados. Apresenta-se um sistema de variáveis e indicadores paramensurar e identificar quais são as estratégias de comunicação institucional de caráter criativo e inovador que utilizamalgumas das empresas mais inovadoras do Brasil nas mídias sociais digitais, de acordo com o ranking consultado. Osresultados obtidos apontam que a estratégia de fazer um investimento privilegiado na comunicação institucional, deixandoem segundo plano o da mercadológica, além de ser considerada uma estratégia criativa condizente com o comportamentopadrão do mercado na atualidade, pode vir a oferecer bons dividendos.This article addresses in a preliminary way the creative and innovative strategies of institutional communication of the Itaú, OBoticário and Cacau Show enterprises, when analyzing the use by them of the digital social networks. The methodology used wasa multi-case study with and qualitative and quantitative analysis of the data. A system of variables and indicators is presentedto measure and identify which are the institutional communication strategies of a creative and innovative nature used by someof the more innovative Brazilian companies in the digital social media, pursuant to the ranking consulted. The results obtainedpoint to strategy making a privileged in institutional communication, leaving the merchandising at a second level, in addition tobe considered as a creative strategy that is appropriate for the current market standard, which can offer good dividends.Este artículo aborda de manera preliminar las estrategias creativas e innovadoras de comunicación institucional de lasempresas Itaú, O Boticário y Cacau Show, al analizar la utilización de las redes sociales digitales por parte de las mismas.La metodología empleada fue el estudio multicaso, con análisis cuali-cuantitativo de los datos. Se presenta un sistema devariables e indicadores para mensurar e identificar cuáles son las estrategias de comunicación institucional de caráctercreativo e innovador que utilizan algunas de las empresas más innovadoras del Brasil y los medios sociales digitales, deacuerdo con el ranking consultado. Los resultados obtenidos apuntan que la estrategia de hacer una inversión privilegiandola comunicación institucional, dejando en segundo plano el de la mercadológica, además de ser considerada una estrategiacreativa acorde con el comportamiento padrón del mercado en la actualidad, puede venir a ofrecer buenos dividendos.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13928510.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139285Organicom; v. 12 n. 22 (2015): Redes Sociais: Usos Corporativos; 272-2902238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139285/134626Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessOrtiz, Felipe ChibásCipolla, Melanie2017-11-09T16:17:01Zoai:revistas.usp.br:article/139285Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:39.412287Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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