Fusión y adquisición de cultura organizacional: proceso intercultural aplicado a una empresa brasileña
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/153606 |
Resumo: | Este artigo discute conceitos como cultura organizacional e interculturalidade em processos de fusão e aquisição. A partir da metodologia qualitativa de levantamento bibliográfico e entrevistas em profundidade, busca-se exemplificar as consequências da cultura organizacional em empresas que passam por processos de fusão e aquisição, por meio da análise de uma empresa do ramo gráfico brasileira adquirida por uma norte-americana. Os resultados demonstram a importância da comunicação quando utilizada de forma dialógica, na tentativa de auxiliar a ressignificação da nova cultura. |
id |
USP-72_2696484e2a2c7fd26ff109ee68b9c2a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/153606 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fusión y adquisición de cultura organizacional: proceso intercultural aplicado a una empresa brasileñaCultura organizacional em fusão e aquisição: processo intercultural aplicado a uma empresa brasileiraOrganizational culture in merger and acquisition: intercultural process applied to a Brazilian companyOrganizational CultureInterculturalityFusion and AcquisitonOrganizational CommunicationCultura OrganizacionalInterculturalidadFusión y AdquisiciónComunicación OrganizacionalCultura OrganizacionalInterculturalidadeFusão e AquisiçãoComunicação OrganizacionalEste artigo discute conceitos como cultura organizacional e interculturalidade em processos de fusão e aquisição. A partir da metodologia qualitativa de levantamento bibliográfico e entrevistas em profundidade, busca-se exemplificar as consequências da cultura organizacional em empresas que passam por processos de fusão e aquisição, por meio da análise de uma empresa do ramo gráfico brasileira adquirida por uma norte-americana. Os resultados demonstram a importância da comunicação quando utilizada de forma dialógica, na tentativa de auxiliar a ressignificação da nova cultura.This article discusses concepts such as organizational culture and interculturality in merger and acquisition processes. From the qualitative methodology of bibliographic survey and in-depth interviews, this article seeks to exemplify the consequences of organizational culture in companies that go through merger and acquisition processes, through the analysis of a Brazilian graphic company acquired by an American company. The results show the importance of communication when used in a dialogic manner, in an attempt to signify the new culture.Este artículo analiza conceptos como la cultura organizacional y la interculturalidad en los procesos de fusión y adquisición. Desde la metodología cualitativa del levantamiento bibliográfica y las entrevistas en profundidad, buscamos ejemplificar las consecuencias de la cultura organizacional en compañías que atraviesan procesos de fusión y adquisición, a través del análisis de una empresa gráfica brasileña adquirida por una compañía estadounidense. Los resultados demuestran la importancia de la comunicación cuando se la usa de manera dialógica, en un intento por ayudar a la nueva cultura.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/15360610.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.153606Organicom; v. 16 n. 30 (2019): Escutando Nossas Vozes: Perspectivas Latino americanas de Comunicação Organizacional; 189-2002238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/153606/156070Copyright (c) 2019 Mariany Schievano Granatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGranato, Mariany SchievanoGobbi, Maria Cristina2019-09-17T18:27:02Zoai:revistas.usp.br:article/153606Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:48.275338Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fusión y adquisición de cultura organizacional: proceso intercultural aplicado a una empresa brasileña Cultura organizacional em fusão e aquisição: processo intercultural aplicado a uma empresa brasileira Organizational culture in merger and acquisition: intercultural process applied to a Brazilian company |
title |
Fusión y adquisición de cultura organizacional: proceso intercultural aplicado a una empresa brasileña |
spellingShingle |
Fusión y adquisición de cultura organizacional: proceso intercultural aplicado a una empresa brasileña Granato, Mariany Schievano Organizational Culture Interculturality Fusion and Acquisiton Organizational Communication Cultura Organizacional Interculturalidad Fusión y Adquisición Comunicación Organizacional Cultura Organizacional Interculturalidade Fusão e Aquisição Comunicação Organizacional |
title_short |
Fusión y adquisición de cultura organizacional: proceso intercultural aplicado a una empresa brasileña |
title_full |
Fusión y adquisición de cultura organizacional: proceso intercultural aplicado a una empresa brasileña |
title_fullStr |
Fusión y adquisición de cultura organizacional: proceso intercultural aplicado a una empresa brasileña |
title_full_unstemmed |
Fusión y adquisición de cultura organizacional: proceso intercultural aplicado a una empresa brasileña |
title_sort |
Fusión y adquisición de cultura organizacional: proceso intercultural aplicado a una empresa brasileña |
author |
Granato, Mariany Schievano |
author_facet |
Granato, Mariany Schievano Gobbi, Maria Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Gobbi, Maria Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Granato, Mariany Schievano Gobbi, Maria Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Organizational Culture Interculturality Fusion and Acquisiton Organizational Communication Cultura Organizacional Interculturalidad Fusión y Adquisición Comunicación Organizacional Cultura Organizacional Interculturalidade Fusão e Aquisição Comunicação Organizacional |
topic |
Organizational Culture Interculturality Fusion and Acquisiton Organizational Communication Cultura Organizacional Interculturalidad Fusión y Adquisición Comunicación Organizacional Cultura Organizacional Interculturalidade Fusão e Aquisição Comunicação Organizacional |
description |
Este artigo discute conceitos como cultura organizacional e interculturalidade em processos de fusão e aquisição. A partir da metodologia qualitativa de levantamento bibliográfico e entrevistas em profundidade, busca-se exemplificar as consequências da cultura organizacional em empresas que passam por processos de fusão e aquisição, por meio da análise de uma empresa do ramo gráfico brasileira adquirida por uma norte-americana. Os resultados demonstram a importância da comunicação quando utilizada de forma dialógica, na tentativa de auxiliar a ressignificação da nova cultura. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/153606 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.153606 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/153606 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.153606 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/153606/156070 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Mariany Schievano Granato info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Mariany Schievano Granato |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 16 n. 30 (2019): Escutando Nossas Vozes: Perspectivas Latino americanas de Comunicação Organizacional; 189-200 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047110877577216 |