Fusión y adquisición de cultura organizacional: proceso intercultural aplicado a una empresa brasileña

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Granato, Mariany Schievano
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gobbi, Maria Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/153606
Resumo: Este artigo discute conceitos como cultura organizacional e interculturalidade em processos de fusão e aquisição. A partir da metodologia qualitativa de levantamento bibliográfico e entrevistas em profundidade, busca-se exemplificar as consequências da cultura organizacional em empresas que passam por processos de fusão e aquisição, por meio da análise de uma empresa do ramo gráfico brasileira adquirida por uma norte-americana. Os resultados demonstram a importância da comunicação quando utilizada de forma dialógica, na tentativa de auxiliar a ressignificação da nova cultura.
id USP-72_2696484e2a2c7fd26ff109ee68b9c2a5
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/153606
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Fusión y adquisición de cultura organizacional: proceso intercultural aplicado a una empresa brasileñaCultura organizacional em fusão e aquisição: processo intercultural aplicado a uma empresa brasileiraOrganizational culture in merger and acquisition: intercultural process applied to a Brazilian companyOrganizational CultureInterculturalityFusion and AcquisitonOrganizational CommunicationCultura OrganizacionalInterculturalidadFusión y AdquisiciónComunicación OrganizacionalCultura OrganizacionalInterculturalidadeFusão e AquisiçãoComunicação OrganizacionalEste artigo discute conceitos como cultura organizacional e interculturalidade em processos de fusão e aquisição. A partir da metodologia qualitativa de levantamento bibliográfico e entrevistas em profundidade, busca-se exemplificar as consequências da cultura organizacional em empresas que passam por processos de fusão e aquisição, por meio da análise de uma empresa do ramo gráfico brasileira adquirida por uma norte-americana. Os resultados demonstram a importância da comunicação quando utilizada de forma dialógica, na tentativa de auxiliar a ressignificação da nova cultura.This article discusses concepts such as organizational culture and interculturality in merger and acquisition processes. From the qualitative methodology of bibliographic survey and in-depth interviews, this article seeks to exemplify the consequences of organizational culture in companies that go through merger and acquisition processes, through the analysis of a Brazilian graphic company acquired by an American company. The results show the importance of communication when used in a dialogic manner, in an attempt to signify the new culture.Este artículo analiza conceptos como la cultura organizacional y la interculturalidad en los procesos de fusión y adquisición. Desde la metodología cualitativa del levantamiento bibliográfica y las entrevistas en profundidad, buscamos ejemplificar las consecuencias de la cultura organizacional en compañías que atraviesan procesos de fusión y adquisición, a través del análisis de una empresa gráfica brasileña adquirida por una compañía estadounidense. Los resultados demuestran la importancia de la comunicación cuando se la usa de manera dialógica, en un intento por ayudar a la nueva cultura.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/15360610.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.153606Organicom; v. 16 n. 30 (2019): Escutando Nossas Vozes: Perspectivas Latino americanas de Comunicação Organizacional; 189-2002238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/153606/156070Copyright (c) 2019 Mariany Schievano Granatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGranato, Mariany SchievanoGobbi, Maria Cristina2019-09-17T18:27:02Zoai:revistas.usp.br:article/153606Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:48.275338Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fusión y adquisición de cultura organizacional: proceso intercultural aplicado a una empresa brasileña
Cultura organizacional em fusão e aquisição: processo intercultural aplicado a uma empresa brasileira
Organizational culture in merger and acquisition: intercultural process applied to a Brazilian company
title Fusión y adquisición de cultura organizacional: proceso intercultural aplicado a una empresa brasileña
spellingShingle Fusión y adquisición de cultura organizacional: proceso intercultural aplicado a una empresa brasileña
Granato, Mariany Schievano
Organizational Culture
Interculturality
Fusion and Acquisiton
Organizational Communication
Cultura Organizacional
Interculturalidad
Fusión y Adquisición
Comunicación Organizacional
Cultura Organizacional
Interculturalidade
Fusão e Aquisição
Comunicação Organizacional
title_short Fusión y adquisición de cultura organizacional: proceso intercultural aplicado a una empresa brasileña
title_full Fusión y adquisición de cultura organizacional: proceso intercultural aplicado a una empresa brasileña
title_fullStr Fusión y adquisición de cultura organizacional: proceso intercultural aplicado a una empresa brasileña
title_full_unstemmed Fusión y adquisición de cultura organizacional: proceso intercultural aplicado a una empresa brasileña
title_sort Fusión y adquisición de cultura organizacional: proceso intercultural aplicado a una empresa brasileña
author Granato, Mariany Schievano
author_facet Granato, Mariany Schievano
Gobbi, Maria Cristina
author_role author
author2 Gobbi, Maria Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Granato, Mariany Schievano
Gobbi, Maria Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Organizational Culture
Interculturality
Fusion and Acquisiton
Organizational Communication
Cultura Organizacional
Interculturalidad
Fusión y Adquisición
Comunicación Organizacional
Cultura Organizacional
Interculturalidade
Fusão e Aquisição
Comunicação Organizacional
topic Organizational Culture
Interculturality
Fusion and Acquisiton
Organizational Communication
Cultura Organizacional
Interculturalidad
Fusión y Adquisición
Comunicación Organizacional
Cultura Organizacional
Interculturalidade
Fusão e Aquisição
Comunicação Organizacional
description Este artigo discute conceitos como cultura organizacional e interculturalidade em processos de fusão e aquisição. A partir da metodologia qualitativa de levantamento bibliográfico e entrevistas em profundidade, busca-se exemplificar as consequências da cultura organizacional em empresas que passam por processos de fusão e aquisição, por meio da análise de uma empresa do ramo gráfico brasileira adquirida por uma norte-americana. Os resultados demonstram a importância da comunicação quando utilizada de forma dialógica, na tentativa de auxiliar a ressignificação da nova cultura.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/153606
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.153606
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/153606
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.153606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/153606/156070
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Mariany Schievano Granato
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Mariany Schievano Granato
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 16 n. 30 (2019): Escutando Nossas Vozes: Perspectivas Latino americanas de Comunicação Organizacional; 189-200
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047110877577216