Comunicación del defensor del pueblo: un caso de práctica organizativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Flávia de Almeida
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nobre Neto, Pedro Germano, Costa, Bruna Rafaela Almeida da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/169133
Resumo: Este artigo traz uma problematização acerca da temática “comunicação e ouvidoria pública” ao apresentar um estudo em andamento que busca compreender de que formas a rede de ouvidorias da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) desenvolve práticas comunicativas sob a ótica da tríade: registro de manifestação, pesquisa de satisfação e serviço de informação ao cidadão; e como tais práticas podem ser analisadas no contexto da comunicação organizacional. A metodologia é qualitativa, com informações advindas de questionário, entrevistas e observação participante.
id USP-72_3100b142a8fc6a6abf9c25a23d4007e2
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/169133
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Comunicación del defensor del pueblo: un caso de práctica organizativaOmbudsman communication: a case of organizational practiceComunicação em ouvidoria: um caso de prática organizacionalOuvidoria públicaPráticas comunicativasComunicação organizacionalDefensoría del puebloPrácticas comunicativasComunicación organizativaPublic ombudsmanCommunicative practicesOrganizational communicationEste artigo traz uma problematização acerca da temática “comunicação e ouvidoria pública” ao apresentar um estudo em andamento que busca compreender de que formas a rede de ouvidorias da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) desenvolve práticas comunicativas sob a ótica da tríade: registro de manifestação, pesquisa de satisfação e serviço de informação ao cidadão; e como tais práticas podem ser analisadas no contexto da comunicação organizacional. A metodologia é qualitativa, com informações advindas de questionário, entrevistas e observação participante.This article questions the matter of communication and public ombudsman services by presenting an ongoing study that analyzes how the Ombudsman Network of the Brazilian Hospital Services Company (EBSERH) develops communicative practices from the perspective of the triad registration of manifestation, satisfaction survey and citizen information service and how such practices can be analyzed in the context of organizational communication. The methodology adopted is qualitative, with data from questionnaire, interviews and participant observation.Este artículo plantea el tema “comunicación y defensoría del pueblo público” al presentar un estudio en curso que busca comprender cómo la Red de Defensoría del Pueblo de la Empresa Brasileña de Servicios Hospitalarios (EBSERH) desarrolla prácticas comunicativas desde la perspectiva de la tríada: registro de manifestación, encuesta de satisfacción y servicio de información ciudadana; y cómo estas prácticas pueden analizarse en el contexto de comunicación organizativa. La metodología es cualitativa, con datos provenientes de cuestionario, entrevistas y observación participante.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/16913310.11606/issn.2238-2593.organicom.2020.169133Organicom; v. 17 n. 33 (2020): Comunicação e Opinião Pública; 25-382238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/169133/168631https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/169133/192512Copyright (c) 2020 Flávia de Almeida Moura, Pedro Germano Nobre Neto, Bruna Rafaela Almeida da Costahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Flávia de AlmeidaNobre Neto, Pedro GermanoCosta, Bruna Rafaela Almeida daMoura, Flávia de AlmeidaNobre Neto, Pedro GermanoCosta, Bruna Rafaela Almeida daMoura, Flávia de AlmeidaNobre Neto, Pedro GermanoCosta, Bruna Rafaela Almeida da2023-03-29T13:25:41Zoai:revistas.usp.br:article/169133Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-03-29T13:25:41Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicación del defensor del pueblo: un caso de práctica organizativa
Ombudsman communication: a case of organizational practice
Comunicação em ouvidoria: um caso de prática organizacional
title Comunicación del defensor del pueblo: un caso de práctica organizativa
spellingShingle Comunicación del defensor del pueblo: un caso de práctica organizativa
Moura, Flávia de Almeida
Ouvidoria pública
Práticas comunicativas
Comunicação organizacional
Defensoría del pueblo
Prácticas comunicativas
Comunicación organizativa
Public ombudsman
Communicative practices
Organizational communication
title_short Comunicación del defensor del pueblo: un caso de práctica organizativa
title_full Comunicación del defensor del pueblo: un caso de práctica organizativa
title_fullStr Comunicación del defensor del pueblo: un caso de práctica organizativa
title_full_unstemmed Comunicación del defensor del pueblo: un caso de práctica organizativa
title_sort Comunicación del defensor del pueblo: un caso de práctica organizativa
author Moura, Flávia de Almeida
author_facet Moura, Flávia de Almeida
Nobre Neto, Pedro Germano
Costa, Bruna Rafaela Almeida da
author_role author
author2 Nobre Neto, Pedro Germano
Costa, Bruna Rafaela Almeida da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Flávia de Almeida
Nobre Neto, Pedro Germano
Costa, Bruna Rafaela Almeida da
Moura, Flávia de Almeida
Nobre Neto, Pedro Germano
Costa, Bruna Rafaela Almeida da
Moura, Flávia de Almeida
Nobre Neto, Pedro Germano
Costa, Bruna Rafaela Almeida da
dc.subject.por.fl_str_mv Ouvidoria pública
Práticas comunicativas
Comunicação organizacional
Defensoría del pueblo
Prácticas comunicativas
Comunicación organizativa
Public ombudsman
Communicative practices
Organizational communication
topic Ouvidoria pública
Práticas comunicativas
Comunicação organizacional
Defensoría del pueblo
Prácticas comunicativas
Comunicación organizativa
Public ombudsman
Communicative practices
Organizational communication
description Este artigo traz uma problematização acerca da temática “comunicação e ouvidoria pública” ao apresentar um estudo em andamento que busca compreender de que formas a rede de ouvidorias da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) desenvolve práticas comunicativas sob a ótica da tríade: registro de manifestação, pesquisa de satisfação e serviço de informação ao cidadão; e como tais práticas podem ser analisadas no contexto da comunicação organizacional. A metodologia é qualitativa, com informações advindas de questionário, entrevistas e observação participante.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/169133
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2020.169133
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/169133
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2020.169133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/169133/168631
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/169133/192512
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 17 n. 33 (2020): Comunicação e Opinião Pública; 25-38
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047107885989888