Comunicação em ouvidoria: um modelo de prática organizacional para os hospitais universitários federais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14667 |
Resumo: | Este artigo resulta de uma pesquisa que buscou entender as práticas comunicativas da Rede de Ouvidorias da Ebserh, sob a ótica da tríade manifestação de Ouvidoria, pesquisa de satisfação e acesso à informação, na perspectiva de que elas podem ser analisadas no contexto da comunicação organizacional. A partir de um entendimento de rede social enquanto construção de vínculos relacionais entre indivíduos e de uma metodologia qualitativa, fez-se uso de uma pesquisa bibliográfica; pesquisa documental sobre a legislação vigente; observação participante; questionário; e entrevista. Concluiu-se que a comunicação nas ouvidorias pode ser orientada e padronizada, sendo produzido um Modelo de Comunicação em Ouvidoria, com duas ações: proposta de treinamento e um guia com a orientações gerais de práticas comunicativas na Ouvidoria. |
id |
UFPA_5a4934922731b04b4aa433ebd9101e93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/14667 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2022-08-26T12:02:34Z2022-08-26T12:02:34Z2022-06NOBRE NETO, Pedro Germano et al. Comunicação em ouvidoria: um modelo de prática organizacional para os hospitais universitários federais. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 31., 2022, Imperatriz. Anais eletrônicos [...]. Campinas: Galoá, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14667. Acesso em:.2236-4285http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14667Este artigo resulta de uma pesquisa que buscou entender as práticas comunicativas da Rede de Ouvidorias da Ebserh, sob a ótica da tríade manifestação de Ouvidoria, pesquisa de satisfação e acesso à informação, na perspectiva de que elas podem ser analisadas no contexto da comunicação organizacional. A partir de um entendimento de rede social enquanto construção de vínculos relacionais entre indivíduos e de uma metodologia qualitativa, fez-se uso de uma pesquisa bibliográfica; pesquisa documental sobre a legislação vigente; observação participante; questionário; e entrevista. Concluiu-se que a comunicação nas ouvidorias pode ser orientada e padronizada, sendo produzido um Modelo de Comunicação em Ouvidoria, com duas ações: proposta de treinamento e um guia com a orientações gerais de práticas comunicativas na Ouvidoria.This article is the result of a research that sought to understand the communicative practices of the Ebserh Ombudsman Network, from the perspective of the triad manifestation of Ombudsman, satisfaction survey and access to information, in the perspective that they can be analyzed in the context of organizational communication. From an understanding of the social network as the construction of relational bonds between individuals and a qualitative methodology, a bibliographic research was used; documentary research on current legislation; participant observation; quiz; and interview. It was concluded that communication in the ombudsman's offices can be guided and standardized, and a Communication Model in the Ombudsman's Office is produced, with two actions: a training proposal and a guide with general guidelines for communicative practices in the Ombudsman's Office.NOBRE NETO, P. G. Universidade Federal do ParáporAssociação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em ComunicaçãoBrasilCompóshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccesshttps://proceedings.science/compos/compos-2022/papers/comunicacao-em-ouvidoria--um-modelo-de-pratica-organizacional-para-os-hospitais-universitarios-federaisreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAEstudos de Comunicação OrganizacionalOuvidoria PúblicaPráticas comunicativasComunicação organizacionalPublic OmbudsmanCommunicative practicesOrganizational communicationComunicação em ouvidoria: um modelo de prática organizacional para os hospitais universitários federaisCommunication in ombudsman: a model of organizational practice for federal university hospitalsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject31http://lattes.cnpq.br/5768840963364502http://lattes.cnpq.br/7307805971520569http://lattes.cnpq.br/5368545522291131http://lattes.cnpq.br/8366575648240693NOBRE NETO, Pedro GermanoMOURA, Flavia de AlmeidaRABELO, Melissa Silva MoreiraSANTOS, Protásio Cézar doshttps://orcid.org/0000-0002-6672-2319https://orcid.org/0000-0002-9928-6162ORIGINALArtigo_ComunicacaoOuvidoriaModelo.pdfArtigo_ComunicacaoOuvidoriaModelo.pdfapplication/pdf558678http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14667/1/Artigo_ComunicacaoOuvidoriaModelo.pdf979cbad30d5b7c9fd34eee8fa1602cbfMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14667/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81890http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14667/3/license.txt2b55adef5313c442051bad36d3312b2bMD532011/146672022-08-26 10:27:24.671oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232022-08-26T13:27:24Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação em ouvidoria: um modelo de prática organizacional para os hospitais universitários federais |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Communication in ombudsman: a model of organizational practice for federal university hospitals |
title |
Comunicação em ouvidoria: um modelo de prática organizacional para os hospitais universitários federais |
spellingShingle |
Comunicação em ouvidoria: um modelo de prática organizacional para os hospitais universitários federais NOBRE NETO, Pedro Germano Ouvidoria Pública Práticas comunicativas Comunicação organizacional Public Ombudsman Communicative practices Organizational communication Estudos de Comunicação Organizacional |
title_short |
Comunicação em ouvidoria: um modelo de prática organizacional para os hospitais universitários federais |
title_full |
Comunicação em ouvidoria: um modelo de prática organizacional para os hospitais universitários federais |
title_fullStr |
Comunicação em ouvidoria: um modelo de prática organizacional para os hospitais universitários federais |
title_full_unstemmed |
Comunicação em ouvidoria: um modelo de prática organizacional para os hospitais universitários federais |
title_sort |
Comunicação em ouvidoria: um modelo de prática organizacional para os hospitais universitários federais |
author |
NOBRE NETO, Pedro Germano |
author_facet |
NOBRE NETO, Pedro Germano MOURA, Flavia de Almeida RABELO, Melissa Silva Moreira SANTOS, Protásio Cézar dos https://orcid.org/0000-0002-6672-2319 https://orcid.org/0000-0002-9928-6162 |
author_role |
author |
author2 |
MOURA, Flavia de Almeida RABELO, Melissa Silva Moreira SANTOS, Protásio Cézar dos https://orcid.org/0000-0002-6672-2319 https://orcid.org/0000-0002-9928-6162 |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5768840963364502 http://lattes.cnpq.br/7307805971520569 http://lattes.cnpq.br/5368545522291131 http://lattes.cnpq.br/8366575648240693 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NOBRE NETO, Pedro Germano MOURA, Flavia de Almeida RABELO, Melissa Silva Moreira SANTOS, Protásio Cézar dos https://orcid.org/0000-0002-6672-2319 https://orcid.org/0000-0002-9928-6162 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ouvidoria Pública Práticas comunicativas Comunicação organizacional |
topic |
Ouvidoria Pública Práticas comunicativas Comunicação organizacional Public Ombudsman Communicative practices Organizational communication Estudos de Comunicação Organizacional |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Public Ombudsman Communicative practices Organizational communication |
dc.subject.thematicaxis.pt_BR.fl_str_mv |
Estudos de Comunicação Organizacional |
description |
Este artigo resulta de uma pesquisa que buscou entender as práticas comunicativas da Rede de Ouvidorias da Ebserh, sob a ótica da tríade manifestação de Ouvidoria, pesquisa de satisfação e acesso à informação, na perspectiva de que elas podem ser analisadas no contexto da comunicação organizacional. A partir de um entendimento de rede social enquanto construção de vínculos relacionais entre indivíduos e de uma metodologia qualitativa, fez-se uso de uma pesquisa bibliográfica; pesquisa documental sobre a legislação vigente; observação participante; questionário; e entrevista. Concluiu-se que a comunicação nas ouvidorias pode ser orientada e padronizada, sendo produzido um Modelo de Comunicação em Ouvidoria, com duas ações: proposta de treinamento e um guia com a orientações gerais de práticas comunicativas na Ouvidoria. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-26T12:02:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-26T12:02:34Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NOBRE NETO, Pedro Germano et al. Comunicação em ouvidoria: um modelo de prática organizacional para os hospitais universitários federais. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 31., 2022, Imperatriz. Anais eletrônicos [...]. Campinas: Galoá, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14667. Acesso em:. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14667 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2236-4285 |
identifier_str_mv |
NOBRE NETO, Pedro Germano et al. Comunicação em ouvidoria: um modelo de prática organizacional para os hospitais universitários federais. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 31., 2022, Imperatriz. Anais eletrônicos [...]. Campinas: Galoá, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14667. Acesso em:. 2236-4285 |
url |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14667 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Compós |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
dc.source.uri.pt_BR.fl_str_mv |
https://proceedings.science/compos/compos-2022/papers/comunicacao-em-ouvidoria--um-modelo-de-pratica-organizacional-para-os-hospitais-universitarios-federais |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14667/1/Artigo_ComunicacaoOuvidoriaModelo.pdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14667/2/license_rdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14667/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
979cbad30d5b7c9fd34eee8fa1602cbf e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 2b55adef5313c442051bad36d3312b2b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1801771947746394112 |