Comunicación del defensor del pueblo: un caso de práctica organizativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/169133 |
Resumo: | Este artigo traz uma problematização acerca da temática “comunicação e ouvidoria pública” ao apresentar um estudo em andamento que busca compreender de que formas a rede de ouvidorias da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) desenvolve práticas comunicativas sob a ótica da tríade: registro de manifestação, pesquisa de satisfação e serviço de informação ao cidadão; e como tais práticas podem ser analisadas no contexto da comunicação organizacional. A metodologia é qualitativa, com informações advindas de questionário, entrevistas e observação participante. |
id |
USP-72_3100b142a8fc6a6abf9c25a23d4007e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/169133 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Comunicación del defensor del pueblo: un caso de práctica organizativaOmbudsman communication: a case of organizational practiceComunicação em ouvidoria: um caso de prática organizacionalOuvidoria públicaPráticas comunicativasComunicação organizacionalDefensoría del puebloPrácticas comunicativasComunicación organizativaPublic ombudsmanCommunicative practicesOrganizational communicationEste artigo traz uma problematização acerca da temática “comunicação e ouvidoria pública” ao apresentar um estudo em andamento que busca compreender de que formas a rede de ouvidorias da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) desenvolve práticas comunicativas sob a ótica da tríade: registro de manifestação, pesquisa de satisfação e serviço de informação ao cidadão; e como tais práticas podem ser analisadas no contexto da comunicação organizacional. A metodologia é qualitativa, com informações advindas de questionário, entrevistas e observação participante.This article questions the matter of communication and public ombudsman services by presenting an ongoing study that analyzes how the Ombudsman Network of the Brazilian Hospital Services Company (EBSERH) develops communicative practices from the perspective of the triad registration of manifestation, satisfaction survey and citizen information service and how such practices can be analyzed in the context of organizational communication. The methodology adopted is qualitative, with data from questionnaire, interviews and participant observation.Este artículo plantea el tema “comunicación y defensoría del pueblo público” al presentar un estudio en curso que busca comprender cómo la Red de Defensoría del Pueblo de la Empresa Brasileña de Servicios Hospitalarios (EBSERH) desarrolla prácticas comunicativas desde la perspectiva de la tríada: registro de manifestación, encuesta de satisfacción y servicio de información ciudadana; y cómo estas prácticas pueden analizarse en el contexto de comunicación organizativa. La metodología es cualitativa, con datos provenientes de cuestionario, entrevistas y observación participante.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/16913310.11606/issn.2238-2593.organicom.2020.169133Organicom; v. 17 n. 33 (2020): Comunicação e Opinião Pública; 25-382238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/169133/168631https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/169133/192512Copyright (c) 2020 Flávia de Almeida Moura, Pedro Germano Nobre Neto, Bruna Rafaela Almeida da Costahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Flávia de AlmeidaNobre Neto, Pedro GermanoCosta, Bruna Rafaela Almeida daMoura, Flávia de AlmeidaNobre Neto, Pedro GermanoCosta, Bruna Rafaela Almeida daMoura, Flávia de AlmeidaNobre Neto, Pedro GermanoCosta, Bruna Rafaela Almeida da2023-03-29T13:25:41Zoai:revistas.usp.br:article/169133Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-03-29T13:25:41Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicación del defensor del pueblo: un caso de práctica organizativa Ombudsman communication: a case of organizational practice Comunicação em ouvidoria: um caso de prática organizacional |
title |
Comunicación del defensor del pueblo: un caso de práctica organizativa |
spellingShingle |
Comunicación del defensor del pueblo: un caso de práctica organizativa Moura, Flávia de Almeida Ouvidoria pública Práticas comunicativas Comunicação organizacional Defensoría del pueblo Prácticas comunicativas Comunicación organizativa Public ombudsman Communicative practices Organizational communication |
title_short |
Comunicación del defensor del pueblo: un caso de práctica organizativa |
title_full |
Comunicación del defensor del pueblo: un caso de práctica organizativa |
title_fullStr |
Comunicación del defensor del pueblo: un caso de práctica organizativa |
title_full_unstemmed |
Comunicación del defensor del pueblo: un caso de práctica organizativa |
title_sort |
Comunicación del defensor del pueblo: un caso de práctica organizativa |
author |
Moura, Flávia de Almeida |
author_facet |
Moura, Flávia de Almeida Nobre Neto, Pedro Germano Costa, Bruna Rafaela Almeida da |
author_role |
author |
author2 |
Nobre Neto, Pedro Germano Costa, Bruna Rafaela Almeida da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Flávia de Almeida Nobre Neto, Pedro Germano Costa, Bruna Rafaela Almeida da Moura, Flávia de Almeida Nobre Neto, Pedro Germano Costa, Bruna Rafaela Almeida da Moura, Flávia de Almeida Nobre Neto, Pedro Germano Costa, Bruna Rafaela Almeida da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ouvidoria pública Práticas comunicativas Comunicação organizacional Defensoría del pueblo Prácticas comunicativas Comunicación organizativa Public ombudsman Communicative practices Organizational communication |
topic |
Ouvidoria pública Práticas comunicativas Comunicação organizacional Defensoría del pueblo Prácticas comunicativas Comunicación organizativa Public ombudsman Communicative practices Organizational communication |
description |
Este artigo traz uma problematização acerca da temática “comunicação e ouvidoria pública” ao apresentar um estudo em andamento que busca compreender de que formas a rede de ouvidorias da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) desenvolve práticas comunicativas sob a ótica da tríade: registro de manifestação, pesquisa de satisfação e serviço de informação ao cidadão; e como tais práticas podem ser analisadas no contexto da comunicação organizacional. A metodologia é qualitativa, com informações advindas de questionário, entrevistas e observação participante. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/169133 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2020.169133 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/169133 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2020.169133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/169133/168631 https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/169133/192512 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 17 n. 33 (2020): Comunicação e Opinião Pública; 25-38 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047107885989888 |