Comunicação e gestão de mudanças: estudo de caso em uma indústria química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felisbino, Patrícia
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138872
Resumo: Este artigo discute e analisa as contribuições da comunicação na gestão de mudanças em contextos empresariais e seu papel na obtenção da participação e comprometimento dos funcionários. Foi investigada a adoção da perspectiva humanista de comunicação que considera os funcionários como agentes na construção do futuro e da cultura organizacionais. A autora demonstra os resultados da investigação empírica, com estudo de caso sobre mudança realizada numa indústria química. As conclusões evidenciam que o emprego de ações de comunicação facilita a condução de mudanças organizacionais.
id USP-72_7170021be72ede50686a62b155affdd6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/138872
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Comunicação e gestão de mudanças: estudo de caso em uma indústria químicaComunicação e gestão de mudanças: estudo de caso em uma indústria químicaComunicação e gestão de mudanças: estudo de caso em uma indústria químicaComunicación. Comunicación organizacional. Gestión de cambios.Communication. Organizational communication. Change management.Comunicação. Comunicação organizacional. Gestão de mudanças.Este artigo discute e analisa as contribuições da comunicação na gestão de mudanças em contextos empresariais e seu papel na obtenção da participação e comprometimento dos funcionários. Foi investigada a adoção da perspectiva humanista de comunicação que considera os funcionários como agentes na construção do futuro e da cultura organizacionais. A autora demonstra os resultados da investigação empírica, com estudo de caso sobre mudança realizada numa indústria química. As conclusões evidenciam que o emprego de ações de comunicação facilita a condução de mudanças organizacionais.Este artículo discute y analisa las contribuciones de la comunicación en la gestión de cambios en contextos empresariales y su papel en el proceso de obtención de participación y compromiso de los empleados. Se analizó la adopción de la perspectiva humanista de comunicación. Dicha perspectiva considera los empleados como agentes en la construcción del futuro y de la cultura de la organización. La autora presenta resultados empíricos de un estudio de caso único acerca de los cambios observados en una industria química. Las conclusiones muestran que las acciones de comunicación facilita la conducción de cambios organizacionales.This article discusses and analyzes the contributions of communication to change management in corporate environments and its role in obtaining the employees’ participation and commitment. The adoption of the humanist communication approach, which considers employees as the agents who will build the organization’s future and culture has been investigated. The author presents empirical results through a case study of the changes implemented in a chemical plant. The conclusions show that communication actions make it easier to implement organizational changes.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2004-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13887210.11606/issn.2238-2593.organicom.2004.138872Organicom; v. 1 n. 1 (2004): Comunicação e mudança cultural nas organizações; 96-1052238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138872/134219Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessFelisbino, Patrícia2017-10-25T10:44:12Zoai:revistas.usp.br:article/138872Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:16.456642Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação e gestão de mudanças: estudo de caso em uma indústria química
Comunicação e gestão de mudanças: estudo de caso em uma indústria química
Comunicação e gestão de mudanças: estudo de caso em uma indústria química
title Comunicação e gestão de mudanças: estudo de caso em uma indústria química
spellingShingle Comunicação e gestão de mudanças: estudo de caso em uma indústria química
Felisbino, Patrícia
Comunicación. Comunicación organizacional. Gestión de cambios.
Communication. Organizational communication. Change management.
Comunicação. Comunicação organizacional. Gestão de mudanças.
title_short Comunicação e gestão de mudanças: estudo de caso em uma indústria química
title_full Comunicação e gestão de mudanças: estudo de caso em uma indústria química
title_fullStr Comunicação e gestão de mudanças: estudo de caso em uma indústria química
title_full_unstemmed Comunicação e gestão de mudanças: estudo de caso em uma indústria química
title_sort Comunicação e gestão de mudanças: estudo de caso em uma indústria química
author Felisbino, Patrícia
author_facet Felisbino, Patrícia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felisbino, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicación. Comunicación organizacional. Gestión de cambios.
Communication. Organizational communication. Change management.
Comunicação. Comunicação organizacional. Gestão de mudanças.
topic Comunicación. Comunicación organizacional. Gestión de cambios.
Communication. Organizational communication. Change management.
Comunicação. Comunicação organizacional. Gestão de mudanças.
description Este artigo discute e analisa as contribuições da comunicação na gestão de mudanças em contextos empresariais e seu papel na obtenção da participação e comprometimento dos funcionários. Foi investigada a adoção da perspectiva humanista de comunicação que considera os funcionários como agentes na construção do futuro e da cultura organizacionais. A autora demonstra os resultados da investigação empírica, com estudo de caso sobre mudança realizada numa indústria química. As conclusões evidenciam que o emprego de ações de comunicação facilita a condução de mudanças organizacionais.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-06-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138872
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2004.138872
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138872
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2004.138872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138872/134219
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 1 n. 1 (2004): Comunicação e mudança cultural nas organizações; 96-105
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047108337926144