Comunicação e gestão de mudanças: estudo de caso em uma indústria química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
DOI: | 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2004.138872 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138872 |
Resumo: | Este artigo discute e analisa as contribuições da comunicação na gestão de mudanças em contextos empresariais e seu papel na obtenção da participação e comprometimento dos funcionários. Foi investigada a adoção da perspectiva humanista de comunicação que considera os funcionários como agentes na construção do futuro e da cultura organizacionais. A autora demonstra os resultados da investigação empírica, com estudo de caso sobre mudança realizada numa indústria química. As conclusões evidenciam que o emprego de ações de comunicação facilita a condução de mudanças organizacionais. |
id |
USP-72_7170021be72ede50686a62b155affdd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/138872 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
spelling |
Comunicação e gestão de mudanças: estudo de caso em uma indústria químicaComunicação e gestão de mudanças: estudo de caso em uma indústria químicaComunicação e gestão de mudanças: estudo de caso em uma indústria químicaComunicación. Comunicación organizacional. Gestión de cambios.Communication. Organizational communication. Change management.Comunicação. Comunicação organizacional. Gestão de mudanças.Este artigo discute e analisa as contribuições da comunicação na gestão de mudanças em contextos empresariais e seu papel na obtenção da participação e comprometimento dos funcionários. Foi investigada a adoção da perspectiva humanista de comunicação que considera os funcionários como agentes na construção do futuro e da cultura organizacionais. A autora demonstra os resultados da investigação empírica, com estudo de caso sobre mudança realizada numa indústria química. As conclusões evidenciam que o emprego de ações de comunicação facilita a condução de mudanças organizacionais.Este artículo discute y analisa las contribuciones de la comunicación en la gestión de cambios en contextos empresariales y su papel en el proceso de obtención de participación y compromiso de los empleados. Se analizó la adopción de la perspectiva humanista de comunicación. Dicha perspectiva considera los empleados como agentes en la construcción del futuro y de la cultura de la organización. La autora presenta resultados empíricos de un estudio de caso único acerca de los cambios observados en una industria química. Las conclusiones muestran que las acciones de comunicación facilita la conducción de cambios organizacionales.This article discusses and analyzes the contributions of communication to change management in corporate environments and its role in obtaining the employees’ participation and commitment. The adoption of the humanist communication approach, which considers employees as the agents who will build the organization’s future and culture has been investigated. The author presents empirical results through a case study of the changes implemented in a chemical plant. The conclusions show that communication actions make it easier to implement organizational changes.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2004-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13887210.11606/issn.2238-2593.organicom.2004.138872Organicom; v. 1 n. 1 (2004): Comunicação e mudança cultural nas organizações; 96-1052238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138872/134219Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessFelisbino, Patrícia2017-10-25T10:44:12Zoai:revistas.usp.br:article/138872Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:16.456642Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação e gestão de mudanças: estudo de caso em uma indústria química Comunicação e gestão de mudanças: estudo de caso em uma indústria química Comunicação e gestão de mudanças: estudo de caso em uma indústria química |
title |
Comunicação e gestão de mudanças: estudo de caso em uma indústria química |
spellingShingle |
Comunicação e gestão de mudanças: estudo de caso em uma indústria química Comunicação e gestão de mudanças: estudo de caso em uma indústria química Felisbino, Patrícia Comunicación. Comunicación organizacional. Gestión de cambios. Communication. Organizational communication. Change management. Comunicação. Comunicação organizacional. Gestão de mudanças. Felisbino, Patrícia Comunicación. Comunicación organizacional. Gestión de cambios. Communication. Organizational communication. Change management. Comunicação. Comunicação organizacional. Gestão de mudanças. |
title_short |
Comunicação e gestão de mudanças: estudo de caso em uma indústria química |
title_full |
Comunicação e gestão de mudanças: estudo de caso em uma indústria química |
title_fullStr |
Comunicação e gestão de mudanças: estudo de caso em uma indústria química Comunicação e gestão de mudanças: estudo de caso em uma indústria química |
title_full_unstemmed |
Comunicação e gestão de mudanças: estudo de caso em uma indústria química Comunicação e gestão de mudanças: estudo de caso em uma indústria química |
title_sort |
Comunicação e gestão de mudanças: estudo de caso em uma indústria química |
author |
Felisbino, Patrícia |
author_facet |
Felisbino, Patrícia Felisbino, Patrícia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felisbino, Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicación. Comunicación organizacional. Gestión de cambios. Communication. Organizational communication. Change management. Comunicação. Comunicação organizacional. Gestão de mudanças. |
topic |
Comunicación. Comunicación organizacional. Gestión de cambios. Communication. Organizational communication. Change management. Comunicação. Comunicação organizacional. Gestão de mudanças. |
description |
Este artigo discute e analisa as contribuições da comunicação na gestão de mudanças em contextos empresariais e seu papel na obtenção da participação e comprometimento dos funcionários. Foi investigada a adoção da perspectiva humanista de comunicação que considera os funcionários como agentes na construção do futuro e da cultura organizacionais. A autora demonstra os resultados da investigação empírica, com estudo de caso sobre mudança realizada numa indústria química. As conclusões evidenciam que o emprego de ações de comunicação facilita a condução de mudanças organizacionais. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-06-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138872 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2004.138872 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138872 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2004.138872 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138872/134219 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 1 n. 1 (2004): Comunicação e mudança cultural nas organizações; 96-105 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1822182110762369024 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2004.138872 |