Economía creativa y comunicación gubernamental: Movimiento 90° y el remodelaje visual de la ciudad de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Roberto Gondo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Castilho, Alessandra de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139300
Resumo: Um dos pontos mais discutidos globalmente é o fomento de soluções criativas e inovadoras que permitam crescimento econômico aliado com equilíbrio social. A economia criativa ganha força no debate de revitalização de grandes cidadese espaços que necessitam de soluções para amenizar problemas de ordem urbana, tendo a comunicação como aliada naconscientização de um novo comportamento. O objetivo do artigo é descrever o projeto da construção de jardins verticais nasempenas cegas presentes em centenas de edifícios na cidade de São Paulo, com base em proposta da ONG Movimento 90º.
id USP-72_658057c2f759a7a7416b1908c9fd3041
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/139300
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Economía creativa y comunicación gubernamental: Movimiento 90° y el remodelaje visual de la ciudad de São PauloEconomia criativa e comunicação governamental: Movimento 90° e a remodelagem visual da cidade de São PauloCreative economics and communication: Movimento 90º and the visual remodeling of the City of São PauloComunicación gubernamental. Economía creativa. Hastiales ciegos. Sostenibilidad. Industria creativa.Government communication. Creative economics. Blind gables. Sustainability. Creative industry.Comunicação governamental. Economia criativa. Empenas cegas. Sustentabilidade. Indústria criativa.Um dos pontos mais discutidos globalmente é o fomento de soluções criativas e inovadoras que permitam crescimento econômico aliado com equilíbrio social. A economia criativa ganha força no debate de revitalização de grandes cidadese espaços que necessitam de soluções para amenizar problemas de ordem urbana, tendo a comunicação como aliada naconscientização de um novo comportamento. O objetivo do artigo é descrever o projeto da construção de jardins verticais nasempenas cegas presentes em centenas de edifícios na cidade de São Paulo, com base em proposta da ONG Movimento 90º.One of the points discussed globally is the encouragement of creative and innovative solutions that enable economic growth, combined with social balance. Creative economics gains strength in the debate about revitalization of large citiesand of areas that need solutions to alleviate problems of an urban nature, using communication as an ally in the creation ofa new behavioral consciousness. The aim of this paper is of describing the project of construction of vertical gardens on theblind gables that appear in hundreds of buildings in the city of São Paulo, based on a proposal by the Movimento 90º NGO.Uno de los puntos discutidos a nivel mundial es la promoción de soluciones creativas e innovadoras que permitan el crecimiento económico aliado al equilibrio social. La economía creativa gana fuerza en el debate de la revitalizaciónde las grandes ciudades y áreas que necesitan de soluciones para amenizar los problemas de orden urbano, siendo lacomunicación una aliada en la concientización de un nuevo comportamiento. El objetivo de este trabajo es describir elproyecto de la construcción de jardines verticales en los hastiales ciegos, presentes en cientos de edificios en la ciudadde São Paulo, con base en la propuesta de la ONG Movimiento 90º.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13930010.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139300Organicom; v. 12 n. 23 (2015): Comunicação e Economia Criativa; 110-1232238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139300/134641Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Roberto GondoCastilho, Alessandra de2017-11-09T17:38:52Zoai:revistas.usp.br:article/139300Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:40.220366Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Economía creativa y comunicación gubernamental: Movimiento 90° y el remodelaje visual de la ciudad de São Paulo
Economia criativa e comunicação governamental: Movimento 90° e a remodelagem visual da cidade de São Paulo
Creative economics and communication: Movimento 90º and the visual remodeling of the City of São Paulo
title Economía creativa y comunicación gubernamental: Movimiento 90° y el remodelaje visual de la ciudad de São Paulo
spellingShingle Economía creativa y comunicación gubernamental: Movimiento 90° y el remodelaje visual de la ciudad de São Paulo
Macedo, Roberto Gondo
Comunicación gubernamental. Economía creativa. Hastiales ciegos. Sostenibilidad. Industria creativa.
Government communication. Creative economics. Blind gables. Sustainability. Creative industry.
Comunicação governamental. Economia criativa. Empenas cegas. Sustentabilidade. Indústria criativa.
title_short Economía creativa y comunicación gubernamental: Movimiento 90° y el remodelaje visual de la ciudad de São Paulo
title_full Economía creativa y comunicación gubernamental: Movimiento 90° y el remodelaje visual de la ciudad de São Paulo
title_fullStr Economía creativa y comunicación gubernamental: Movimiento 90° y el remodelaje visual de la ciudad de São Paulo
title_full_unstemmed Economía creativa y comunicación gubernamental: Movimiento 90° y el remodelaje visual de la ciudad de São Paulo
title_sort Economía creativa y comunicación gubernamental: Movimiento 90° y el remodelaje visual de la ciudad de São Paulo
author Macedo, Roberto Gondo
author_facet Macedo, Roberto Gondo
Castilho, Alessandra de
author_role author
author2 Castilho, Alessandra de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Roberto Gondo
Castilho, Alessandra de
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicación gubernamental. Economía creativa. Hastiales ciegos. Sostenibilidad. Industria creativa.
Government communication. Creative economics. Blind gables. Sustainability. Creative industry.
Comunicação governamental. Economia criativa. Empenas cegas. Sustentabilidade. Indústria criativa.
topic Comunicación gubernamental. Economía creativa. Hastiales ciegos. Sostenibilidad. Industria creativa.
Government communication. Creative economics. Blind gables. Sustainability. Creative industry.
Comunicação governamental. Economia criativa. Empenas cegas. Sustentabilidade. Indústria criativa.
description Um dos pontos mais discutidos globalmente é o fomento de soluções criativas e inovadoras que permitam crescimento econômico aliado com equilíbrio social. A economia criativa ganha força no debate de revitalização de grandes cidadese espaços que necessitam de soluções para amenizar problemas de ordem urbana, tendo a comunicação como aliada naconscientização de um novo comportamento. O objetivo do artigo é descrever o projeto da construção de jardins verticais nasempenas cegas presentes em centenas de edifícios na cidade de São Paulo, com base em proposta da ONG Movimento 90º.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139300
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139300
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139300
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139300/134641
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 12 n. 23 (2015): Comunicação e Economia Criativa; 110-123
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047110176079872