Aberje 40 anos: uma história da Comunicação Organizacional brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138940 |
Resumo: | A Comunicação Organizacional brasileira tem na fundação da Aberje, em 8 de outubro de 1967, um de seus marcos mais fortes. A história desse campo das Ciências Sociais Aplicadas evoluiu da atividade de difusão de informações para os trabalhadores industriais dos anos 1960 para um campo teórico e profissional abrangente que tem na atualidade interfaces importantes em Administração, Antropologia, Ciências Sociais, Direito, Psicologia, Tecnologia da Informação e História, entre outras áreas. Essa evolução da Comunicação Organizacional tem exigido um comunicador organizacional culto e político. |
id |
USP-72_7323a22368b0fbf9642b69936350e41d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/138940 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aberje 40 anos: uma história da Comunicação Organizacional brasileiraAberje 40 anos: uma história da Comunicação Organizacional brasileiraAberje 40 anos: uma história da Comunicação Organizacional brasileiraAberje. Comunicação nas organizações.Aberje. Comunicación en las organizaciones.Aberje. Communication within organizations.A Comunicação Organizacional brasileira tem na fundação da Aberje, em 8 de outubro de 1967, um de seus marcos mais fortes. A história desse campo das Ciências Sociais Aplicadas evoluiu da atividade de difusão de informações para os trabalhadores industriais dos anos 1960 para um campo teórico e profissional abrangente que tem na atualidade interfaces importantes em Administração, Antropologia, Ciências Sociais, Direito, Psicologia, Tecnologia da Informação e História, entre outras áreas. Essa evolução da Comunicação Organizacional tem exigido um comunicador organizacional culto e político.Brazilian Organizational Communication obtained with the founding of the Aberje (Brazilian Association of Business Communication), on October 8, 1967, one of its most solid landmarks. The history of this field of Applied Social Sciences has evolved from the activity of dissemination of information to the industrial workers of the 1960s to an encompassing theoretical and professional field that presently has important interfaces with Administration, Anthropology, Social Sciences, Law, Psychology, Information Technology and History, among other areas. This evolution of Organizational Communication has required a cultured and politicized organizational communicator.La Comunicación Organizacional brasileña tiene en la fundación de la Aberje, el 8 de octubre de 1967, uno de sus hitos más significativos. La historia de este campo de las Ciencias Sociales Aplicadas evolucionó desde la actividad de difusión de informaciones a los trabajadores industriales, en la década de 1960, hacia un campo teórico y profesional amplio, que tiene conexiones importantes con la Administración, la Antropología, las Ciencias Sociales, el Derecho, la Psicología, la Tecnología de la Información y la Historia, entre otras áreas. Esta evolución de la Comunicación Organizativa ha exigido un comunicador organizacional culto y político.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2007-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13894010.11606/issn.2238-2593.organicom.2007.138940Organicom; v. 4 n. 7 (2007): Identidade, marca e gestão da reputação corporativa; 30-432238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138940/134288Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessNassar, Paulo2017-10-27T15:57:23Zoai:revistas.usp.br:article/138940Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:20.181751Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aberje 40 anos: uma história da Comunicação Organizacional brasileira Aberje 40 anos: uma história da Comunicação Organizacional brasileira Aberje 40 anos: uma história da Comunicação Organizacional brasileira |
title |
Aberje 40 anos: uma história da Comunicação Organizacional brasileira |
spellingShingle |
Aberje 40 anos: uma história da Comunicação Organizacional brasileira Nassar, Paulo Aberje. Comunicação nas organizações. Aberje. Comunicación en las organizaciones. Aberje. Communication within organizations. |
title_short |
Aberje 40 anos: uma história da Comunicação Organizacional brasileira |
title_full |
Aberje 40 anos: uma história da Comunicação Organizacional brasileira |
title_fullStr |
Aberje 40 anos: uma história da Comunicação Organizacional brasileira |
title_full_unstemmed |
Aberje 40 anos: uma história da Comunicação Organizacional brasileira |
title_sort |
Aberje 40 anos: uma história da Comunicação Organizacional brasileira |
author |
Nassar, Paulo |
author_facet |
Nassar, Paulo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nassar, Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aberje. Comunicação nas organizações. Aberje. Comunicación en las organizaciones. Aberje. Communication within organizations. |
topic |
Aberje. Comunicação nas organizações. Aberje. Comunicación en las organizaciones. Aberje. Communication within organizations. |
description |
A Comunicação Organizacional brasileira tem na fundação da Aberje, em 8 de outubro de 1967, um de seus marcos mais fortes. A história desse campo das Ciências Sociais Aplicadas evoluiu da atividade de difusão de informações para os trabalhadores industriais dos anos 1960 para um campo teórico e profissional abrangente que tem na atualidade interfaces importantes em Administração, Antropologia, Ciências Sociais, Direito, Psicologia, Tecnologia da Informação e História, entre outras áreas. Essa evolução da Comunicação Organizacional tem exigido um comunicador organizacional culto e político. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138940 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2007.138940 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138940 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2007.138940 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138940/134288 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 4 n. 7 (2007): Identidade, marca e gestão da reputação corporativa; 30-43 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047108432297984 |