Aberje 40 anos: uma história da Comunicação Organizacional brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nassar, Paulo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138940
Resumo: A Comunicação Organizacional brasileira tem na fundação da Aberje, em 8 de outubro de 1967, um de seus marcos mais fortes. A história desse campo das Ciências Sociais Aplicadas evoluiu da atividade de difusão de informações para os trabalhadores industriais dos anos 1960 para um campo teórico e profissional abrangente que tem na atualidade interfaces importantes em Administração, Antropologia, Ciências Sociais, Direito, Psicologia, Tecnologia da Informação e História, entre outras áreas. Essa evolução da Comunicação Organizacional tem exigido um comunicador organizacional culto e político.
id USP-72_7323a22368b0fbf9642b69936350e41d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/138940
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Aberje 40 anos: uma história da Comunicação Organizacional brasileiraAberje 40 anos: uma história da Comunicação Organizacional brasileiraAberje 40 anos: uma história da Comunicação Organizacional brasileiraAberje. Comunicação nas organizações.Aberje. Comunicación en las organizaciones.Aberje. Communication within organizations.A Comunicação Organizacional brasileira tem na fundação da Aberje, em 8 de outubro de 1967, um de seus marcos mais fortes. A história desse campo das Ciências Sociais Aplicadas evoluiu da atividade de difusão de informações para os trabalhadores industriais dos anos 1960 para um campo teórico e profissional abrangente que tem na atualidade interfaces importantes em Administração, Antropologia, Ciências Sociais, Direito, Psicologia, Tecnologia da Informação e História, entre outras áreas. Essa evolução da Comunicação Organizacional tem exigido um comunicador organizacional culto e político.Brazilian Organizational Communication obtained with the founding of the Aberje (Brazilian Association of Business Communication), on October 8, 1967, one of its most solid landmarks. The history of this field of Applied Social Sciences has evolved from the activity of dissemination of information to the industrial workers of the 1960s to an encompassing theoretical and professional field that presently has important interfaces with Administration, Anthropology, Social Sciences, Law, Psychology, Information Technology and History, among other areas. This evolution of Organizational Communication has required a cultured and politicized organizational communicator.La Comunicación Organizacional brasileña tiene en la fundación de la Aberje, el 8 de octubre de 1967, uno de sus hitos más significativos. La historia de este campo de las Ciencias Sociales Aplicadas evolucionó desde la actividad de difusión de informaciones a los trabajadores industriales, en la década de 1960, hacia un campo teórico y profesional amplio, que tiene conexiones importantes con la Administración, la Antropología, las Ciencias Sociales, el Derecho, la Psicología, la Tecnología de la Información y la Historia, entre otras áreas. Esta evolución de la Comunicación Organizativa ha exigido un comunicador organizacional culto y político.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2007-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13894010.11606/issn.2238-2593.organicom.2007.138940Organicom; v. 4 n. 7 (2007): Identidade, marca e gestão da reputação corporativa; 30-432238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138940/134288Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessNassar, Paulo2017-10-27T15:57:23Zoai:revistas.usp.br:article/138940Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:20.181751Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aberje 40 anos: uma história da Comunicação Organizacional brasileira
Aberje 40 anos: uma história da Comunicação Organizacional brasileira
Aberje 40 anos: uma história da Comunicação Organizacional brasileira
title Aberje 40 anos: uma história da Comunicação Organizacional brasileira
spellingShingle Aberje 40 anos: uma história da Comunicação Organizacional brasileira
Nassar, Paulo
Aberje. Comunicação nas organizações.
Aberje. Comunicación en las organizaciones.
Aberje. Communication within organizations.
title_short Aberje 40 anos: uma história da Comunicação Organizacional brasileira
title_full Aberje 40 anos: uma história da Comunicação Organizacional brasileira
title_fullStr Aberje 40 anos: uma história da Comunicação Organizacional brasileira
title_full_unstemmed Aberje 40 anos: uma história da Comunicação Organizacional brasileira
title_sort Aberje 40 anos: uma história da Comunicação Organizacional brasileira
author Nassar, Paulo
author_facet Nassar, Paulo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nassar, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Aberje. Comunicação nas organizações.
Aberje. Comunicación en las organizaciones.
Aberje. Communication within organizations.
topic Aberje. Comunicação nas organizações.
Aberje. Comunicación en las organizaciones.
Aberje. Communication within organizations.
description A Comunicação Organizacional brasileira tem na fundação da Aberje, em 8 de outubro de 1967, um de seus marcos mais fortes. A história desse campo das Ciências Sociais Aplicadas evoluiu da atividade de difusão de informações para os trabalhadores industriais dos anos 1960 para um campo teórico e profissional abrangente que tem na atualidade interfaces importantes em Administração, Antropologia, Ciências Sociais, Direito, Psicologia, Tecnologia da Informação e História, entre outras áreas. Essa evolução da Comunicação Organizacional tem exigido um comunicador organizacional culto e político.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138940
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2007.138940
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138940
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2007.138940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138940/134288
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 4 n. 7 (2007): Identidade, marca e gestão da reputação corporativa; 30-43
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047108432297984