Perception of sports celebrities: a model of choice, management and control of their use in relation to brands
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139116 |
Resumo: | Este artigo propõe um framework para gestão do uso de celebridades, como intuito de minimizar riscos e otimizar resultados relativos ao processo de escolha e uso de celebridades endossantes. Apresentam-se uma revisão de literatura nacional e internacional relevante para o propósito do artigo, bem como dados quantitativos exploratórios coletados de 4,5 mil brasileiros, acerca da percepção de celebridades endossantes em uma série de atributos. As descobertas evidenciam diferenças de percepção dos grupos de celebridades analisados – geral, esportes e futebol (como subgrupo esportivo) –, indicando a necessidade de desenvolvimento e adoção de modelos de decisão sobre o uso de endosso de celebridades. |
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Perception of sports celebrities: a model of choice, management and control of their use in relation to brandsPercepción de celebridades del deporte: un modelo de elección, gestión y control de su uso con relación a las marcasPercepção das celebridades do esporte: um modo de escolha, gestão e controle do seu uso em relação às marcasSports. Endorsing of celebrities. Endorsed brand. Marketing. Communication.Endoso de celebridades. Marca endossada. Marketing. Comunicación.Esporte. Endosso de celebridades. Marca endossada. • Marketing. Comunicação.Este artigo propõe um framework para gestão do uso de celebridades, como intuito de minimizar riscos e otimizar resultados relativos ao processo de escolha e uso de celebridades endossantes. Apresentam-se uma revisão de literatura nacional e internacional relevante para o propósito do artigo, bem como dados quantitativos exploratórios coletados de 4,5 mil brasileiros, acerca da percepção de celebridades endossantes em uma série de atributos. As descobertas evidenciam diferenças de percepção dos grupos de celebridades analisados – geral, esportes e futebol (como subgrupo esportivo) –, indicando a necessidade de desenvolvimento e adoção de modelos de decisão sobre o uso de endosso de celebridades. Este artículo propone un marco para la gestión del uso de celebridades, con la intención de minimizar los riesgos y optimizar los resultados relativos al proceso de elección y uso de celebridades endosantes. Se presenta una revisión de la literatura nacional e internacional relevante al propósito del artículo, así como datos cuantitativos exploratorios recolectados de 4,5 mil brasileños, acerca de la percepción sobre celebridades endosantes en una serie de atributos. Los descubrimientos vuelven evidentes las diferencias de percepción de los grupos de celebridades analizados – general, deportes y fútbol (como subgrupo deportivo) –, indicando la necesidad de desarrollar y adoptar modelos de decisión sobre el uso del endoso de celebridades.This article proposes a celebrity endorsement management framework, developed to minimize the risks and optimize the results obtained by the use of a celebrity endorser. A national and international literature review is presented, as well as quantitative data gathered from among 4.5 thousand Brazilian citizens concerning their perceptions of endorsing celebrities in a number of attributes. The results show different perceptions about each group analyzed – general, sports and soccer (as a sports subgroup) – indicating the need for development and adoption celebrity endorsement management models.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2011-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13911610.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139116Organicom; v. 8 n. 15 (2011): Comunicação e Esporte: pesquisa, marketing e mídia; 218-2322238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139116/134465Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessFreire, OtávioSenise, Diego2017-11-07T12:57:18Zoai:revistas.usp.br:article/139116Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:30.115401Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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