Memory and organizational communication in Brasil: interfaces
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139229 |
Resumo: | Este artigo procura investigar as interfaces entre a cultura da memória e as ações de comunicação das organizações no cenário brasileiro. Apoiado nos resultados de recente pesquisa do estado da arte da temática no Brasil, o artigo se vale de duas iniciativas empresariais – o site Memória das Comunidades Natura e o Centro de Memória Bunge – para refletir sobre os usos que a comunicação organizacional faz da Memória das organizações para produzir discursos de construção de identidade e estabelecer relacionamentos com os públicos de interesse de empresas e instituições. O referencial teórico dos estudos de memória vem dos campos da história e da museologia. |
id |
USP-72_9597d6a47e9ba05574e381b04e6599c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/139229 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Memory and organizational communication in Brasil: interfacesMemoria y comunicación organizacional en Brasil: interfacesMemória e comunicação organizacional no Brasil: interfacesMemoria organizacional. Comunicación organizacional. Identidad corporativa.Organizational memory. Organizational communication. Corporate identity.Memória organizacional. Comunicação organizacional. Identidade corporativa.Este artigo procura investigar as interfaces entre a cultura da memória e as ações de comunicação das organizações no cenário brasileiro. Apoiado nos resultados de recente pesquisa do estado da arte da temática no Brasil, o artigo se vale de duas iniciativas empresariais – o site Memória das Comunidades Natura e o Centro de Memória Bunge – para refletir sobre os usos que a comunicação organizacional faz da Memória das organizações para produzir discursos de construção de identidade e estabelecer relacionamentos com os públicos de interesse de empresas e instituições. O referencial teórico dos estudos de memória vem dos campos da história e da museologia. actions in the Brazilian environment. Based on the results of a recent survey of the state of the art in Brazil, the article draws on two business initiatives – Memória das Comunidades Natura site and the Centro de Memória Bunge – to reflect on the uses that the memory of the organizations makes to produce discourses of construction of identity and establish relationships with the stakeholders of companies and institutions. The theoretical referential of the studies of memory comes from the fields of history and of museology.En este artículo se pretende investigar las interfaces entre la cultura de la memoria y las acciones de comunicación de las organizaciones en el escenario brasilero. Con el apoyo de los resultados de una reciente investigación del estado del arte del tema en el Brasil, el artículo trabaja con dos iniciativas empresariales – el sitio Memória das Comunidades Natura y el Centro de Memória Bunge – para reflexionar sobre los usos que la comunicación organizacional hace de la memoria de las organizaciones para producir discursos de construcción de identidad y establecer relaciones con los públicos de interés de las empresas e instituciones. El sustento teórico de los estudios de la memoria viene de los campos de la historia y la museología.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2014-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13922910.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139229Organicom; v. 11 n. 20 (2014): Memória Institucional, Narrativas e Storytelling; 177-1882238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139229/134571Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Lucia Santa2017-11-08T16:41:14Zoai:revistas.usp.br:article/139229Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:36.057639Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memory and organizational communication in Brasil: interfaces Memoria y comunicación organizacional en Brasil: interfaces Memória e comunicação organizacional no Brasil: interfaces |
title |
Memory and organizational communication in Brasil: interfaces |
spellingShingle |
Memory and organizational communication in Brasil: interfaces Cruz, Lucia Santa Memoria organizacional. Comunicación organizacional. Identidad corporativa. Organizational memory. Organizational communication. Corporate identity. Memória organizacional. Comunicação organizacional. Identidade corporativa. |
title_short |
Memory and organizational communication in Brasil: interfaces |
title_full |
Memory and organizational communication in Brasil: interfaces |
title_fullStr |
Memory and organizational communication in Brasil: interfaces |
title_full_unstemmed |
Memory and organizational communication in Brasil: interfaces |
title_sort |
Memory and organizational communication in Brasil: interfaces |
author |
Cruz, Lucia Santa |
author_facet |
Cruz, Lucia Santa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Lucia Santa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memoria organizacional. Comunicación organizacional. Identidad corporativa. Organizational memory. Organizational communication. Corporate identity. Memória organizacional. Comunicação organizacional. Identidade corporativa. |
topic |
Memoria organizacional. Comunicación organizacional. Identidad corporativa. Organizational memory. Organizational communication. Corporate identity. Memória organizacional. Comunicação organizacional. Identidade corporativa. |
description |
Este artigo procura investigar as interfaces entre a cultura da memória e as ações de comunicação das organizações no cenário brasileiro. Apoiado nos resultados de recente pesquisa do estado da arte da temática no Brasil, o artigo se vale de duas iniciativas empresariais – o site Memória das Comunidades Natura e o Centro de Memória Bunge – para refletir sobre os usos que a comunicação organizacional faz da Memória das organizações para produzir discursos de construção de identidade e estabelecer relacionamentos com os públicos de interesse de empresas e instituições. O referencial teórico dos estudos de memória vem dos campos da história e da museologia. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139229 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139229 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139229 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139229/134571 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 11 n. 20 (2014): Memória Institucional, Narrativas e Storytelling; 177-188 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047109782863872 |