Texto de revista impressa de negócios: modos de argumentar
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138984 |
Resumo: | Esta pesquisa objetiva mostrar estratégias argumentativo-persuasivas e os efeitos de sentido delas decorrentes ao analisar o texto capa de revista impressa do universo discursivo corporativo-empresarial. A importância de recuperar efeitos argumentativos em textos midiáticos da atualidade justifica-se porque não se argumenta apenas para obter consenso sobre algum ponto de vista divergente, mas também para reforçar crenças e valores radicados em um indivíduo ou em um grupo específico; argumenta-se, enfim, mediante um discurso eficaz para persuadir o outro, conquistar sua adesão. |
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Texto de revista impressa de negócios: modos de argumentarTexto de revista impressa de negócios: modos de argumentarTexto de revista impressa de negócios: modos de argumentarEstratégias argumentativo-persuasivas. Universo discursivo corporativo-empresarial. Revista impressa de negócios. Texto capa. Efeitos de sentido.Estrategias argumentativo-persuasivas. Universo discursivo corporativo-empresarial. Revista impresa de negócios. Texto portada. Efectos de sentido.Argumentative/persuasive strategies. Corporate business discourse. Printed business magazine. “Cover ” text. Meaning effects.Esta pesquisa objetiva mostrar estratégias argumentativo-persuasivas e os efeitos de sentido delas decorrentes ao analisar o texto capa de revista impressa do universo discursivo corporativo-empresarial. A importância de recuperar efeitos argumentativos em textos midiáticos da atualidade justifica-se porque não se argumenta apenas para obter consenso sobre algum ponto de vista divergente, mas também para reforçar crenças e valores radicados em um indivíduo ou em um grupo específico; argumenta-se, enfim, mediante um discurso eficaz para persuadir o outro, conquistar sua adesão.El objetivo de esta investigación es mostrar las estrategias argumentativo-persuasivas y los efectos de sentido resultantes de ellas al analizar el texto portada de una revista impresa que pertenece al universo discursivo corporativo-empresarial. La importancia de recuperar los efectos argumentativos en textos de los medios actuales se justifica porque no se argumenta solamente para llegar a un consenso sobre un punto de vista divergente, sino también para reforzar las creencias y los valores arraigados en un individuo o en un grupo específico; se argumenta, en fin, por medio de un discurso eficaz para persuadir al otro, conquistar su adhesión.This paper aims at showing argumentative/persuasive strategies and their resulting meaning effects by analyzing the “cover” text of a printed magazine from the corporate business discursive sphere. The importance of recovering argumentative effects in present-day media texts stems mostly from the fact that, not only does the argumentation process serve to arrive at a consensus about some divergent point of view, but also it strengthens beliefs and values that are deeply rooted in an individual or in a group; in short, to ensure the audience’s adherence through an effective speech: thereby persuading others.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2008-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13898410.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138984Organicom; v. 5 n. 9 (2008): Discurso Institucional, Linguagem e Retórica; 67-762238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138984/134332Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Cleonice Men da Silva2017-11-01T10:25:10Zoai:revistas.usp.br:article/138984Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:22.714138Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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