As ouvidorias virtuais em instituições de ensino brasileiras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139052 |
Resumo: | Este texto apresenta os resultados das duas primeiras fases da pesquisa desenvolvida sobre as diferentes modalidades propostas pelas universidades para ouvir (e interagir) virtualmente com os seus diferentes segmentos de públicos, especificamente aquelas identificadas como fale-conosco, contato, contatos e/ou ouvidoria. O interesse em investigar esse novo ”ouvir”, chamado de “ouvidoria virtual” no projeto, se deve à constatação de que atualmente essas novas formas de interatividade, cada vez mais presentes nos sites/portais das universidades, se constituem em uma das principais opções de relacionamento e comunicação, “virtualizando” o falar e o ouvir. |
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As ouvidorias virtuais em instituições de ensino brasileirasVirtual listening service in Brazilian higher education institutionsLas defensorías virtuales en las instituciones de enseñanza superior brasileñasDefensoría. Defensoría virtual. Comunicación organizacional. Instituciones de nseñanza superior. Evaluación I Nstitucional.Listener’s office. Virtual listener. Organizational comunucation. Universities. Institutional assessment.Ouvidorias. Ouvidorias virtuais. Comunicação organizacional. Instituições de ensino superior. Avaliação institucional.Este texto apresenta os resultados das duas primeiras fases da pesquisa desenvolvida sobre as diferentes modalidades propostas pelas universidades para ouvir (e interagir) virtualmente com os seus diferentes segmentos de públicos, especificamente aquelas identificadas como fale-conosco, contato, contatos e/ou ouvidoria. O interesse em investigar esse novo ”ouvir”, chamado de “ouvidoria virtual” no projeto, se deve à constatação de que atualmente essas novas formas de interatividade, cada vez mais presentes nos sites/portais das universidades, se constituem em uma das principais opções de relacionamento e comunicação, “virtualizando” o falar e o ouvir. Este texto presenta los resultados de las dos primeras fases de la investigación desarrollada sobre las distintas modalidades ofrecidas por las universidades para escuchar (e interactuar) virtualmente con sus distintos segmentos de públicos, específicamente las identificadas como “hable con nosotros”, contacto, contactos y/o defensoría. El interés en estudiar esa nueva manera de “escuchar”, denominada en el proyecto “defensoría virtual” se debe a la constatación de que actualmente estas nuevas formas de interactividad, cada vez más presentes en los portales de las universidades, se convierten en una de las principales opciones de relación y comunicación, “virtualizando” el hablar y el escuchar.This text presents the results of the first two phases of a research on the different ways proposed by universities to listen “virtually” to (and interact with) distinct public segments, particularly the ones identified as Talk to us, Contact, Contacts and/or Listener’s office. The interest in investigating this new “listening”, named in the project as virtual “listener’s office”, is due to the realization that at present these new types of “interactivity”, which more and more are seen on university sites/portals, are one of the main options for relationship and communication, by “virtualizing” speaking and listening.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2010-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13905210.11606/issn.2238-2593.organicom.2010.139052Organicom; v. 7 n. 12 (2010): Ouvidoria e Comunicação; 130-1492238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139052/134402Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessScroferneker, Cleusa Maria Andrade2017-11-06T16:52:39Zoai:revistas.usp.br:article/139052Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:26.603966Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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