Sentimentos percebidos pelos orientandos nas fases de orientação das dissertações em contabilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Contabilidade & Finanças (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/179172 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi compreender como os egressos de mestrado em contabilidade perceberam os sentimentos vivenciados nas diferentes fases de orientação das dissertações. Tal investigação possibilita identificar quais etapas geram sentimentos negativos e, assim, propor ações para aprimorar a relação afetiva entre orientador-orientando, considerando que os sentimentos afetam substancialmente o potencial dos trabalhos científicos derivados dessa relação. A relação orientadororientando e os sentimentos envolvidos nela estão entre os principais fatores que afetam positiva ou negativamente a conclusão do trabalho acadêmico, e sua compreensão é relevante para aprimorar esse processo de interação. Uma das implicações da pesquisa se refere à importância de os programas stricto sensu acompanharem o processo de orientação e, de alguma forma, à busca de mecanismos que fomentem a harmonia do processo de orientação, na medida em que as experiências vivenciadas durante a orientação da dissertação podem afetar a propensão do orientando em prosseguir sua trajetória acadêmica. Para coleta de dados, realizou-se uma survey na qual os participantes utilizaram emojis para representar os sentimentos vivenciados na relação com o orientador durante a construção da dissertação de mestrado. Além disso, realizaram-se entrevistas semiestruturadas que permitiram a elaboração do discurso do sujeito coletivo acerca dos sentimentos vivenciados nas orientações da dissertação. As 88 respostas e oito entrevistas permitiram identificar sentimentos como ansiedade, medo e insegurança nas primeiras fases de construção da dissertação. Abandono, confusão e frustação foram manifestados nas últimas fases da relação com o orientador. Quanto aos sentimentos positivos, há indicativos de alegria, satisfação e tranquilidade apresentando maior frequência nas últimas etapas da dissertação. Os discursos do sujeito coletivo ainda indicaram que a relação com o orientador afetou a qualidade da pesquisa científica e a trajetória acadêmica do discente. |
id |
USP-7_5b765cc92d8552e822062de0f19cb41a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/179172 |
network_acronym_str |
USP-7 |
network_name_str |
Revista Contabilidade & Finanças (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sentimentos percebidos pelos orientandos nas fases de orientação das dissertações em contabilidadeSentimentos percebidos pelos orientandos nas fases de orientação das dissertações em contabilidadeFeelings perceived by students during the phases of accounting dissertation guidancerelação orientando-orientadorsentimentos no ensino superior mestrado emojis representação socialrelação orientando-orientadorsentimentos no ensino superior mestrado emojis representação social student-advisor relationshipfeelings in higher educationmaster’semojis social representationO objetivo deste trabalho foi compreender como os egressos de mestrado em contabilidade perceberam os sentimentos vivenciados nas diferentes fases de orientação das dissertações. Tal investigação possibilita identificar quais etapas geram sentimentos negativos e, assim, propor ações para aprimorar a relação afetiva entre orientador-orientando, considerando que os sentimentos afetam substancialmente o potencial dos trabalhos científicos derivados dessa relação. A relação orientadororientando e os sentimentos envolvidos nela estão entre os principais fatores que afetam positiva ou negativamente a conclusão do trabalho acadêmico, e sua compreensão é relevante para aprimorar esse processo de interação. Uma das implicações da pesquisa se refere à importância de os programas stricto sensu acompanharem o processo de orientação e, de alguma forma, à busca de mecanismos que fomentem a harmonia do processo de orientação, na medida em que as experiências vivenciadas durante a orientação da dissertação podem afetar a propensão do orientando em prosseguir sua trajetória acadêmica. Para coleta de dados, realizou-se uma survey na qual os participantes utilizaram emojis para representar os sentimentos vivenciados na relação com o orientador durante a construção da dissertação de mestrado. Além disso, realizaram-se entrevistas semiestruturadas que permitiram a elaboração do discurso do sujeito coletivo acerca dos sentimentos vivenciados nas orientações da dissertação. As 88 respostas e oito entrevistas permitiram identificar sentimentos como ansiedade, medo e insegurança nas primeiras fases de construção da dissertação. Abandono, confusão e frustação foram manifestados nas últimas fases da relação com o orientador. Quanto aos sentimentos positivos, há indicativos de alegria, satisfação e tranquilidade apresentando maior frequência nas últimas etapas da dissertação. Os discursos do sujeito coletivo ainda indicaram que a relação com o orientador afetou a qualidade da pesquisa científica e a trajetória acadêmica do discente.The aim of this study was to understand how students graduating from accounting master’s courses perceived the feelings experienced in the different dissertation guidance phases. This investigation enables us to identify which stages generate negative feelings and to thus propose actions to improve the affective relationship between the advisor and student, considering that the feelings substantially affect the potential of the scientific works originating from that relationship. The advisor-student relationship and the feelings involved in it are among the main factors that positively or negatively affect the conclusion of the academic work, and understanding it is important in order to improve this interaction process. One of the implications of the research relates to the importance of stricto sensu programs monitoring the guidance process and somehow searching for mechanisms that promote harmony in the guidance process, as the experiences during the dissertation guidance process can affect the student’s likelihood of continuing on their academic journey. For the data collection, a survey was conducted in which the participants used emojis to represent the feelings experienced in their relationship with the advisor during the construction of their master’s dissertation. In addition, semi-structured interviews were carried out, which enabled the elaboration of a collective subject discourse regarding the feelings experienced during the dissertation guidance process. The 88 responses and eight interviews enabled the identification of feelings such as anxiety, fear, and insecurity in the first phases of the dissertation building. Abandonment, confusion, and frustration were felt in the last phases of the relationship with the advisor. Regarding the positive feelings, there are indications of joy, satisfaction, and calm, presenting greater frequency in the last stages of the dissertation. The collective subject discourses also indicated that the relationship with the advisor affected the quality of the scientific research and the student’s academic trajectory.O objetivo deste trabalho foi compreender como os egressos de mestrado em contabilidade perceberam os sentimentos vivenciados nas diferentes fases de orientação das dissertações. Tal investigação possibilita identificar quais etapas geram sentimentos negativos e, assim, propor ações para aprimorar a relação afetiva entre orientador-orientando, considerando que os sentimentos afetam substancialmente o potencial dos trabalhos científicos derivados dessa relação. A relação orientadororientando e os sentimentos envolvidos nela estão entre os principais fatores que afetam positiva ou negativamente a conclusão do trabalho acadêmico, e sua compreensão é relevante para aprimorar esse processo de interação. Uma das implicações da pesquisa se refere à importância de os programas stricto sensu acompanharem o processo de orientação e, de alguma forma, à busca de mecanismos que fomentem a harmonia do processo de orientação, na medida em que as experiências vivenciadas durante a orientação da dissertação podem afetar a propensão do orientando em prosseguir sua trajetória acadêmica. Para coleta de dados, realizou-se uma survey na qual os participantes utilizaram emojis para representar os sentimentos vivenciados na relação com o orientador durante a construção da dissertação de mestrado. Além disso, realizaram-se entrevistas semiestruturadas que permitiram a elaboração do discurso do sujeito coletivo acerca dos sentimentos vivenciados nas orientações da dissertação. As 88 respostas e oito entrevistas permitiram identificar sentimentos como ansiedade, medo e insegurança nas primeiras fases de construção da dissertação. Abandono, confusão e frustação foram manifestados nas últimas fases da relação com o orientador. Quanto aos sentimentos positivos, há indicativos de alegria, satisfação e tranquilidade apresentando maior frequência nas últimas etapas da dissertação. Os discursos do sujeito coletivo ainda indicaram que a relação com o orientador afetou a qualidade da pesquisa científica e a trajetória acadêmica do discente.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária2023-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/17917210.1590/1808-057x202010550Revista Contabilidade & Finanças; v. 32 n. 85 (2021); 158-173Revista Contabilidade & Finanças; Vol. 32 No. 85 (2021); 158-173Revista Contabilidade & Finanças; Vol. 32 Núm. 85 (2021); 158-1731808-057X1519-7077reponame:Revista Contabilidade & Finanças (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/179172/168518https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/179172/168519https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/179172/168520Copyright (c) 2020 Revista Contabilidade & Finançashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMeurer, Alison MartinsSousa, Rayane Camila da SilvaCosta, FlavianoColauto, Romualdo Douglas2023-09-08T19:22:27Zoai:revistas.usp.br:article/179172Revistahttp://www.revistas.usp.br/rcf/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprecont@usp.br||recont@usp.br1808-057X1519-7077opendoar:2023-09-08T19:22:27Revista Contabilidade & Finanças (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sentimentos percebidos pelos orientandos nas fases de orientação das dissertações em contabilidade Sentimentos percebidos pelos orientandos nas fases de orientação das dissertações em contabilidade Feelings perceived by students during the phases of accounting dissertation guidance |
title |
Sentimentos percebidos pelos orientandos nas fases de orientação das dissertações em contabilidade |
spellingShingle |
Sentimentos percebidos pelos orientandos nas fases de orientação das dissertações em contabilidade Meurer, Alison Martins relação orientando-orientador sentimentos no ensino superior mestrado emojis representação social relação orientando-orientador sentimentos no ensino superior mestrado emojis representação social student-advisor relationship feelings in higher education master’s emojis social representation |
title_short |
Sentimentos percebidos pelos orientandos nas fases de orientação das dissertações em contabilidade |
title_full |
Sentimentos percebidos pelos orientandos nas fases de orientação das dissertações em contabilidade |
title_fullStr |
Sentimentos percebidos pelos orientandos nas fases de orientação das dissertações em contabilidade |
title_full_unstemmed |
Sentimentos percebidos pelos orientandos nas fases de orientação das dissertações em contabilidade |
title_sort |
Sentimentos percebidos pelos orientandos nas fases de orientação das dissertações em contabilidade |
author |
Meurer, Alison Martins |
author_facet |
Meurer, Alison Martins Sousa, Rayane Camila da Silva Costa, Flaviano Colauto, Romualdo Douglas |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Rayane Camila da Silva Costa, Flaviano Colauto, Romualdo Douglas |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meurer, Alison Martins Sousa, Rayane Camila da Silva Costa, Flaviano Colauto, Romualdo Douglas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
relação orientando-orientador sentimentos no ensino superior mestrado emojis representação social relação orientando-orientador sentimentos no ensino superior mestrado emojis representação social student-advisor relationship feelings in higher education master’s emojis social representation |
topic |
relação orientando-orientador sentimentos no ensino superior mestrado emojis representação social relação orientando-orientador sentimentos no ensino superior mestrado emojis representação social student-advisor relationship feelings in higher education master’s emojis social representation |
description |
O objetivo deste trabalho foi compreender como os egressos de mestrado em contabilidade perceberam os sentimentos vivenciados nas diferentes fases de orientação das dissertações. Tal investigação possibilita identificar quais etapas geram sentimentos negativos e, assim, propor ações para aprimorar a relação afetiva entre orientador-orientando, considerando que os sentimentos afetam substancialmente o potencial dos trabalhos científicos derivados dessa relação. A relação orientadororientando e os sentimentos envolvidos nela estão entre os principais fatores que afetam positiva ou negativamente a conclusão do trabalho acadêmico, e sua compreensão é relevante para aprimorar esse processo de interação. Uma das implicações da pesquisa se refere à importância de os programas stricto sensu acompanharem o processo de orientação e, de alguma forma, à busca de mecanismos que fomentem a harmonia do processo de orientação, na medida em que as experiências vivenciadas durante a orientação da dissertação podem afetar a propensão do orientando em prosseguir sua trajetória acadêmica. Para coleta de dados, realizou-se uma survey na qual os participantes utilizaram emojis para representar os sentimentos vivenciados na relação com o orientador durante a construção da dissertação de mestrado. Além disso, realizaram-se entrevistas semiestruturadas que permitiram a elaboração do discurso do sujeito coletivo acerca dos sentimentos vivenciados nas orientações da dissertação. As 88 respostas e oito entrevistas permitiram identificar sentimentos como ansiedade, medo e insegurança nas primeiras fases de construção da dissertação. Abandono, confusão e frustação foram manifestados nas últimas fases da relação com o orientador. Quanto aos sentimentos positivos, há indicativos de alegria, satisfação e tranquilidade apresentando maior frequência nas últimas etapas da dissertação. Os discursos do sujeito coletivo ainda indicaram que a relação com o orientador afetou a qualidade da pesquisa científica e a trajetória acadêmica do discente. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/179172 10.1590/1808-057x202010550 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/179172 |
identifier_str_mv |
10.1590/1808-057x202010550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/179172/168518 https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/179172/168519 https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/179172/168520 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Contabilidade & Finanças http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Contabilidade & Finanças http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Contabilidade & Finanças; v. 32 n. 85 (2021); 158-173 Revista Contabilidade & Finanças; Vol. 32 No. 85 (2021); 158-173 Revista Contabilidade & Finanças; Vol. 32 Núm. 85 (2021); 158-173 1808-057X 1519-7077 reponame:Revista Contabilidade & Finanças (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Contabilidade & Finanças (Online) |
collection |
Revista Contabilidade & Finanças (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Contabilidade & Finanças (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
recont@usp.br||recont@usp.br |
_version_ |
1787713775248343040 |