Formação didático-pedagógica na pós-graduação stricto sensu em Ciências da Saúde nas Universidades Federais do Nordeste do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueredo,Wilton Nascimento
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Laitano,Aline Di Carla, Santos,Victor Porfírio Ferreira Almeida, Dias,Ana Cleide da Silva, Silva,Gilberto Tadeu Reis da, Teixeira,Giselle Alves da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002017000500497
Resumo: Resumo Objetivo: Identificar a distribuição dos componentes curriculares relacionados à formação didático-pedagógica nos programas de pós- graduação stricto sensu em Ciências da Saúde das universidades federais do Nordeste do Brasil. Métodos: Estudo documental, descritivo e exploratório. Por meio do acesso online à plataforma Sucupira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) mapearam-se os 122 componentes curriculares obrigatórios e optativos relativos à formação docente nos cursos de mestrado acadêmico (MA) e doutorado (DO) dos programas de pós-graduação (PPG). Resultados: A distribuição dos componentes curriculares alusivos à formação didático-pedagógica se apresentou de forma desigual e majoritariamente de natureza optativa em detrimento das obrigatórias. Houve predomínio de ementas essencialmente direcionadas ao desenvolvimento em sala de aula desvinculadas da discussão entre teoria, epistemologia da educação e prática docente. Conclusão: Os aspectos da formação didático-pedagógica são trabalhados insuficientemente nos currículos da pós-graduação stricto sensu na área de Ciências da Saúde no Nordeste do Brasil.
id USP-8_4378e6dd1df3338e1f7d02de18a9a15e
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002017000500497
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Formação didático-pedagógica na pós-graduação stricto sensu em Ciências da Saúde nas Universidades Federais do Nordeste do BrasilDocentesEducação superiorCiências da saúdeProgramas de pós-graduação em saúdeCurrículoResumo Objetivo: Identificar a distribuição dos componentes curriculares relacionados à formação didático-pedagógica nos programas de pós- graduação stricto sensu em Ciências da Saúde das universidades federais do Nordeste do Brasil. Métodos: Estudo documental, descritivo e exploratório. Por meio do acesso online à plataforma Sucupira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) mapearam-se os 122 componentes curriculares obrigatórios e optativos relativos à formação docente nos cursos de mestrado acadêmico (MA) e doutorado (DO) dos programas de pós-graduação (PPG). Resultados: A distribuição dos componentes curriculares alusivos à formação didático-pedagógica se apresentou de forma desigual e majoritariamente de natureza optativa em detrimento das obrigatórias. Houve predomínio de ementas essencialmente direcionadas ao desenvolvimento em sala de aula desvinculadas da discussão entre teoria, epistemologia da educação e prática docente. Conclusão: Os aspectos da formação didático-pedagógica são trabalhados insuficientemente nos currículos da pós-graduação stricto sensu na área de Ciências da Saúde no Nordeste do Brasil.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2017-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002017000500497Acta Paulista de Enfermagem v.30 n.5 2017reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/1982-0194201700072info:eu-repo/semantics/openAccessFigueredo,Wilton NascimentoLaitano,Aline Di CarlaSantos,Victor Porfírio Ferreira AlmeidaDias,Ana Cleide da SilvaSilva,Gilberto Tadeu Reis daTeixeira,Giselle Alves da Silvapor2017-12-19T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002017000500497Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2017-12-19T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação didático-pedagógica na pós-graduação stricto sensu em Ciências da Saúde nas Universidades Federais do Nordeste do Brasil
title Formação didático-pedagógica na pós-graduação stricto sensu em Ciências da Saúde nas Universidades Federais do Nordeste do Brasil
spellingShingle Formação didático-pedagógica na pós-graduação stricto sensu em Ciências da Saúde nas Universidades Federais do Nordeste do Brasil
Figueredo,Wilton Nascimento
Docentes
Educação superior
Ciências da saúde
Programas de pós-graduação em saúde
Currículo
title_short Formação didático-pedagógica na pós-graduação stricto sensu em Ciências da Saúde nas Universidades Federais do Nordeste do Brasil
title_full Formação didático-pedagógica na pós-graduação stricto sensu em Ciências da Saúde nas Universidades Federais do Nordeste do Brasil
title_fullStr Formação didático-pedagógica na pós-graduação stricto sensu em Ciências da Saúde nas Universidades Federais do Nordeste do Brasil
title_full_unstemmed Formação didático-pedagógica na pós-graduação stricto sensu em Ciências da Saúde nas Universidades Federais do Nordeste do Brasil
title_sort Formação didático-pedagógica na pós-graduação stricto sensu em Ciências da Saúde nas Universidades Federais do Nordeste do Brasil
author Figueredo,Wilton Nascimento
author_facet Figueredo,Wilton Nascimento
Laitano,Aline Di Carla
Santos,Victor Porfírio Ferreira Almeida
Dias,Ana Cleide da Silva
Silva,Gilberto Tadeu Reis da
Teixeira,Giselle Alves da Silva
author_role author
author2 Laitano,Aline Di Carla
Santos,Victor Porfírio Ferreira Almeida
Dias,Ana Cleide da Silva
Silva,Gilberto Tadeu Reis da
Teixeira,Giselle Alves da Silva
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueredo,Wilton Nascimento
Laitano,Aline Di Carla
Santos,Victor Porfírio Ferreira Almeida
Dias,Ana Cleide da Silva
Silva,Gilberto Tadeu Reis da
Teixeira,Giselle Alves da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Docentes
Educação superior
Ciências da saúde
Programas de pós-graduação em saúde
Currículo
topic Docentes
Educação superior
Ciências da saúde
Programas de pós-graduação em saúde
Currículo
description Resumo Objetivo: Identificar a distribuição dos componentes curriculares relacionados à formação didático-pedagógica nos programas de pós- graduação stricto sensu em Ciências da Saúde das universidades federais do Nordeste do Brasil. Métodos: Estudo documental, descritivo e exploratório. Por meio do acesso online à plataforma Sucupira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) mapearam-se os 122 componentes curriculares obrigatórios e optativos relativos à formação docente nos cursos de mestrado acadêmico (MA) e doutorado (DO) dos programas de pós-graduação (PPG). Resultados: A distribuição dos componentes curriculares alusivos à formação didático-pedagógica se apresentou de forma desigual e majoritariamente de natureza optativa em detrimento das obrigatórias. Houve predomínio de ementas essencialmente direcionadas ao desenvolvimento em sala de aula desvinculadas da discussão entre teoria, epistemologia da educação e prática docente. Conclusão: Os aspectos da formação didático-pedagógica são trabalhados insuficientemente nos currículos da pós-graduação stricto sensu na área de Ciências da Saúde no Nordeste do Brasil.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002017000500497
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002017000500497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0194201700072
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.30 n.5 2017
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858267293974528