Formação didático-pedagógica na pós-graduação stricto sensu em Ciências da Saúde nas Universidades Federais do Nordeste do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002017000500497 |
Resumo: | Resumo Objetivo: Identificar a distribuição dos componentes curriculares relacionados à formação didático-pedagógica nos programas de pós- graduação stricto sensu em Ciências da Saúde das universidades federais do Nordeste do Brasil. Métodos: Estudo documental, descritivo e exploratório. Por meio do acesso online à plataforma Sucupira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) mapearam-se os 122 componentes curriculares obrigatórios e optativos relativos à formação docente nos cursos de mestrado acadêmico (MA) e doutorado (DO) dos programas de pós-graduação (PPG). Resultados: A distribuição dos componentes curriculares alusivos à formação didático-pedagógica se apresentou de forma desigual e majoritariamente de natureza optativa em detrimento das obrigatórias. Houve predomínio de ementas essencialmente direcionadas ao desenvolvimento em sala de aula desvinculadas da discussão entre teoria, epistemologia da educação e prática docente. Conclusão: Os aspectos da formação didático-pedagógica são trabalhados insuficientemente nos currículos da pós-graduação stricto sensu na área de Ciências da Saúde no Nordeste do Brasil. |
id |
USP-8_4378e6dd1df3338e1f7d02de18a9a15e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-21002017000500497 |
network_acronym_str |
USP-8 |
network_name_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação didático-pedagógica na pós-graduação stricto sensu em Ciências da Saúde nas Universidades Federais do Nordeste do BrasilDocentesEducação superiorCiências da saúdeProgramas de pós-graduação em saúdeCurrículoResumo Objetivo: Identificar a distribuição dos componentes curriculares relacionados à formação didático-pedagógica nos programas de pós- graduação stricto sensu em Ciências da Saúde das universidades federais do Nordeste do Brasil. Métodos: Estudo documental, descritivo e exploratório. Por meio do acesso online à plataforma Sucupira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) mapearam-se os 122 componentes curriculares obrigatórios e optativos relativos à formação docente nos cursos de mestrado acadêmico (MA) e doutorado (DO) dos programas de pós-graduação (PPG). Resultados: A distribuição dos componentes curriculares alusivos à formação didático-pedagógica se apresentou de forma desigual e majoritariamente de natureza optativa em detrimento das obrigatórias. Houve predomínio de ementas essencialmente direcionadas ao desenvolvimento em sala de aula desvinculadas da discussão entre teoria, epistemologia da educação e prática docente. Conclusão: Os aspectos da formação didático-pedagógica são trabalhados insuficientemente nos currículos da pós-graduação stricto sensu na área de Ciências da Saúde no Nordeste do Brasil.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2017-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002017000500497Acta Paulista de Enfermagem v.30 n.5 2017reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/1982-0194201700072info:eu-repo/semantics/openAccessFigueredo,Wilton NascimentoLaitano,Aline Di CarlaSantos,Victor Porfírio Ferreira AlmeidaDias,Ana Cleide da SilvaSilva,Gilberto Tadeu Reis daTeixeira,Giselle Alves da Silvapor2017-12-19T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002017000500497Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2017-12-19T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação didático-pedagógica na pós-graduação stricto sensu em Ciências da Saúde nas Universidades Federais do Nordeste do Brasil |
title |
Formação didático-pedagógica na pós-graduação stricto sensu em Ciências da Saúde nas Universidades Federais do Nordeste do Brasil |
spellingShingle |
Formação didático-pedagógica na pós-graduação stricto sensu em Ciências da Saúde nas Universidades Federais do Nordeste do Brasil Figueredo,Wilton Nascimento Docentes Educação superior Ciências da saúde Programas de pós-graduação em saúde Currículo |
title_short |
Formação didático-pedagógica na pós-graduação stricto sensu em Ciências da Saúde nas Universidades Federais do Nordeste do Brasil |
title_full |
Formação didático-pedagógica na pós-graduação stricto sensu em Ciências da Saúde nas Universidades Federais do Nordeste do Brasil |
title_fullStr |
Formação didático-pedagógica na pós-graduação stricto sensu em Ciências da Saúde nas Universidades Federais do Nordeste do Brasil |
title_full_unstemmed |
Formação didático-pedagógica na pós-graduação stricto sensu em Ciências da Saúde nas Universidades Federais do Nordeste do Brasil |
title_sort |
Formação didático-pedagógica na pós-graduação stricto sensu em Ciências da Saúde nas Universidades Federais do Nordeste do Brasil |
author |
Figueredo,Wilton Nascimento |
author_facet |
Figueredo,Wilton Nascimento Laitano,Aline Di Carla Santos,Victor Porfírio Ferreira Almeida Dias,Ana Cleide da Silva Silva,Gilberto Tadeu Reis da Teixeira,Giselle Alves da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Laitano,Aline Di Carla Santos,Victor Porfírio Ferreira Almeida Dias,Ana Cleide da Silva Silva,Gilberto Tadeu Reis da Teixeira,Giselle Alves da Silva |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueredo,Wilton Nascimento Laitano,Aline Di Carla Santos,Victor Porfírio Ferreira Almeida Dias,Ana Cleide da Silva Silva,Gilberto Tadeu Reis da Teixeira,Giselle Alves da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docentes Educação superior Ciências da saúde Programas de pós-graduação em saúde Currículo |
topic |
Docentes Educação superior Ciências da saúde Programas de pós-graduação em saúde Currículo |
description |
Resumo Objetivo: Identificar a distribuição dos componentes curriculares relacionados à formação didático-pedagógica nos programas de pós- graduação stricto sensu em Ciências da Saúde das universidades federais do Nordeste do Brasil. Métodos: Estudo documental, descritivo e exploratório. Por meio do acesso online à plataforma Sucupira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) mapearam-se os 122 componentes curriculares obrigatórios e optativos relativos à formação docente nos cursos de mestrado acadêmico (MA) e doutorado (DO) dos programas de pós-graduação (PPG). Resultados: A distribuição dos componentes curriculares alusivos à formação didático-pedagógica se apresentou de forma desigual e majoritariamente de natureza optativa em detrimento das obrigatórias. Houve predomínio de ementas essencialmente direcionadas ao desenvolvimento em sala de aula desvinculadas da discussão entre teoria, epistemologia da educação e prática docente. Conclusão: Os aspectos da formação didático-pedagógica são trabalhados insuficientemente nos currículos da pós-graduação stricto sensu na área de Ciências da Saúde no Nordeste do Brasil. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002017000500497 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002017000500497 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-0194201700072 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem v.30 n.5 2017 reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
collection |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br |
_version_ |
1748858267293974528 |