O mundo da criança portadora de asma grave na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002009000700015 |
Resumo: | OBJETIVO: Compreender o significado que a criança asmática grave e sua família atribuem à doença e suas implicações na escola. MÉTODOS: Estudo de caso qualitativo, desenvolvido no ambulatório de pediatria de um hospital do Município de São Paulo. Foram estudadas três crianças e seus familiares, utilizando observação participante, entrevista e brinquedo terapêutico dramático. RESULTADOS: As demandas do tratamento e as freqüentes crises de asma influenciaram no cotidiano da criança na escola como: falta às aulas; deixar de aprender; restrinção nas brincadeiras e relacionamento conflituoso com colegas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Tendo em vista as dificuldades encontradas pelas crianças em freqüentar a escola e conviver com os colegas, recomenda-se um trabalho conjunto entre os profissionais de saúde e da educação, assegurando a manutenção da educação formal e do convívio social salutar. |
id |
USP-8_85949eab336321c9da796edf4d3d74b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-21002009000700015 |
network_acronym_str |
USP-8 |
network_name_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O mundo da criança portadora de asma grave na escolaHospitais escolaAsmaEnfermagem pediátricaJogos e brinquedosOBJETIVO: Compreender o significado que a criança asmática grave e sua família atribuem à doença e suas implicações na escola. MÉTODOS: Estudo de caso qualitativo, desenvolvido no ambulatório de pediatria de um hospital do Município de São Paulo. Foram estudadas três crianças e seus familiares, utilizando observação participante, entrevista e brinquedo terapêutico dramático. RESULTADOS: As demandas do tratamento e as freqüentes crises de asma influenciaram no cotidiano da criança na escola como: falta às aulas; deixar de aprender; restrinção nas brincadeiras e relacionamento conflituoso com colegas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Tendo em vista as dificuldades encontradas pelas crianças em freqüentar a escola e conviver com os colegas, recomenda-se um trabalho conjunto entre os profissionais de saúde e da educação, assegurando a manutenção da educação formal e do convívio social salutar.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002009000700015Acta Paulista de Enfermagem v.22 n.spe 2009reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/S0103-21002009000700015info:eu-repo/semantics/openAccessBorba,Regina Issuzu Hirooka deRibeiro,Circéa AmaliaOhara,Conceição Vieira da SilvaSarti,Cynthia Andersenpor2010-03-10T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002009000700015Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2010-03-10T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O mundo da criança portadora de asma grave na escola |
title |
O mundo da criança portadora de asma grave na escola |
spellingShingle |
O mundo da criança portadora de asma grave na escola Borba,Regina Issuzu Hirooka de Hospitais escola Asma Enfermagem pediátrica Jogos e brinquedos |
title_short |
O mundo da criança portadora de asma grave na escola |
title_full |
O mundo da criança portadora de asma grave na escola |
title_fullStr |
O mundo da criança portadora de asma grave na escola |
title_full_unstemmed |
O mundo da criança portadora de asma grave na escola |
title_sort |
O mundo da criança portadora de asma grave na escola |
author |
Borba,Regina Issuzu Hirooka de |
author_facet |
Borba,Regina Issuzu Hirooka de Ribeiro,Circéa Amalia Ohara,Conceição Vieira da Silva Sarti,Cynthia Andersen |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro,Circéa Amalia Ohara,Conceição Vieira da Silva Sarti,Cynthia Andersen |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borba,Regina Issuzu Hirooka de Ribeiro,Circéa Amalia Ohara,Conceição Vieira da Silva Sarti,Cynthia Andersen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hospitais escola Asma Enfermagem pediátrica Jogos e brinquedos |
topic |
Hospitais escola Asma Enfermagem pediátrica Jogos e brinquedos |
description |
OBJETIVO: Compreender o significado que a criança asmática grave e sua família atribuem à doença e suas implicações na escola. MÉTODOS: Estudo de caso qualitativo, desenvolvido no ambulatório de pediatria de um hospital do Município de São Paulo. Foram estudadas três crianças e seus familiares, utilizando observação participante, entrevista e brinquedo terapêutico dramático. RESULTADOS: As demandas do tratamento e as freqüentes crises de asma influenciaram no cotidiano da criança na escola como: falta às aulas; deixar de aprender; restrinção nas brincadeiras e relacionamento conflituoso com colegas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Tendo em vista as dificuldades encontradas pelas crianças em freqüentar a escola e conviver com os colegas, recomenda-se um trabalho conjunto entre os profissionais de saúde e da educação, assegurando a manutenção da educação formal e do convívio social salutar. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002009000700015 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002009000700015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-21002009000700015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem v.22 n.spe 2009 reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
collection |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br |
_version_ |
1748858263371251712 |