Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valadares,Alessandra Freire Medina
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Magro,Marcia Cristina da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002014000200009
Resumo: Objetivo: Comparar a opinião dos estudantes de graduação em enfermagem sobre a simulação realística e sobre o estágio curricular em cenário hospitalar. Métodos: Estudo comparativo realizado com 55 estudantes de enfermagem, divididos em: grupo controle que realizou estágio curricular em cenário hospitalar e grupo experimental realizou simulação realística antes do cenário hospitalar. Ambos os grupos responderam um instrumento baseado na escala de Likert para verificação da efetividade das duas estratégias de ensino. Resultados: No grupo experimental, 69,0% concordaram totalmente que a simulação consolidava o processo de ensino-aprendizagem. No grupo controle, muitos estudantes (38,5%) discordaram totalmente com o estágio em cenário hospitalar como estratégia isolada. Conclusão: A simulação realística foi efetiva na opinião dos estudantes de enfermagem para adquirir e aperfeiçoar conhecimentos e segurança, além de desenvolver o raciocínio crítico frente às situações clínicas comuns ao cotidiano da prática assistencial do enfermeiro.
id USP-8_97ab7342fbebbfab6c550f461d1895de
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002014000200009
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalarSimulaçãoEducação em enfermagem/ métodosEstudantes de enfermagemInstrução assistida por computadorBacharelado em Enfermagem/métodos Objetivo: Comparar a opinião dos estudantes de graduação em enfermagem sobre a simulação realística e sobre o estágio curricular em cenário hospitalar. Métodos: Estudo comparativo realizado com 55 estudantes de enfermagem, divididos em: grupo controle que realizou estágio curricular em cenário hospitalar e grupo experimental realizou simulação realística antes do cenário hospitalar. Ambos os grupos responderam um instrumento baseado na escala de Likert para verificação da efetividade das duas estratégias de ensino. Resultados: No grupo experimental, 69,0% concordaram totalmente que a simulação consolidava o processo de ensino-aprendizagem. No grupo controle, muitos estudantes (38,5%) discordaram totalmente com o estágio em cenário hospitalar como estratégia isolada. Conclusão: A simulação realística foi efetiva na opinião dos estudantes de enfermagem para adquirir e aperfeiçoar conhecimentos e segurança, além de desenvolver o raciocínio crítico frente às situações clínicas comuns ao cotidiano da prática assistencial do enfermeiro. Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2014-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002014000200009Acta Paulista de Enfermagem v.27 n.2 2014reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/1982-0194201400025info:eu-repo/semantics/openAccessValadares,Alessandra Freire MedinaMagro,Marcia Cristina da Silvapor2015-07-02T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002014000200009Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2015-07-02T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar
title Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar
spellingShingle Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar
Valadares,Alessandra Freire Medina
Simulação
Educação em enfermagem/ métodos
Estudantes de enfermagem
Instrução assistida por computador
Bacharelado em Enfermagem/métodos
title_short Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar
title_full Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar
title_fullStr Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar
title_full_unstemmed Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar
title_sort Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar
author Valadares,Alessandra Freire Medina
author_facet Valadares,Alessandra Freire Medina
Magro,Marcia Cristina da Silva
author_role author
author2 Magro,Marcia Cristina da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valadares,Alessandra Freire Medina
Magro,Marcia Cristina da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Simulação
Educação em enfermagem/ métodos
Estudantes de enfermagem
Instrução assistida por computador
Bacharelado em Enfermagem/métodos
topic Simulação
Educação em enfermagem/ métodos
Estudantes de enfermagem
Instrução assistida por computador
Bacharelado em Enfermagem/métodos
description Objetivo: Comparar a opinião dos estudantes de graduação em enfermagem sobre a simulação realística e sobre o estágio curricular em cenário hospitalar. Métodos: Estudo comparativo realizado com 55 estudantes de enfermagem, divididos em: grupo controle que realizou estágio curricular em cenário hospitalar e grupo experimental realizou simulação realística antes do cenário hospitalar. Ambos os grupos responderam um instrumento baseado na escala de Likert para verificação da efetividade das duas estratégias de ensino. Resultados: No grupo experimental, 69,0% concordaram totalmente que a simulação consolidava o processo de ensino-aprendizagem. No grupo controle, muitos estudantes (38,5%) discordaram totalmente com o estágio em cenário hospitalar como estratégia isolada. Conclusão: A simulação realística foi efetiva na opinião dos estudantes de enfermagem para adquirir e aperfeiçoar conhecimentos e segurança, além de desenvolver o raciocínio crítico frente às situações clínicas comuns ao cotidiano da prática assistencial do enfermeiro.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002014000200009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002014000200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0194201400025
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.27 n.2 2014
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858265948651520