A vivência de estudantes transgênero na universidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100408 |
Resumo: | Resumo Objetivo Compreender a vivência de estudantes transgênero na universidade. Métodos Estudo qualitativo, realizado com método da História Oral Temática. Foram realizadas entrevistas com nove estudantes trans de uma universidade pública do estado de São Paulo. Utilizou-se a técnica de bola de neve para selecionar tais participantes, que responderam às questões do roteiro semiestruturado. Os depoimentos foram gravados, transcritos, transcriados e submetidos à análise de conteúdo. Resultados Emergiram três categorias: “Ser trans”, “A vivência na universidade” e “Apoio ao(à) estudante trans na universidade”. Embora tenham-se percebido como pessoas trans ainda na infância, o processo transexualizador teve início concomitante ao ingresso na universidade. Esse ambiente, considerado heteronormativo e transfóbico, potencializou sentimentos de insegurança e não pertencimento, o que comprometeu a permanência estudantil. O apoio de outros estudantes e ações institucionais foram apontados como possibilidades de enfrentamento dessas dificuldades. Conclusão Garantir a permanência de estudantes trans na universidade depende da criação de políticas de inclusão específicas para essa população e que envolvam toda a comunidade acadêmica. Assim, ações concretas de combate à transfobia e promoção do bem-estar desses estudantes poderão transformar a universidade num local seguro e acolhedor. |
id |
USP-8_980a217581565deb6639b2c3d8a544d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-21002022000100408 |
network_acronym_str |
USP-8 |
network_name_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A vivência de estudantes transgênero na universidadeEstudantesPessoas transgêneroDiversidade de gêneroUniversidadesRelações interpessoaisResumo Objetivo Compreender a vivência de estudantes transgênero na universidade. Métodos Estudo qualitativo, realizado com método da História Oral Temática. Foram realizadas entrevistas com nove estudantes trans de uma universidade pública do estado de São Paulo. Utilizou-se a técnica de bola de neve para selecionar tais participantes, que responderam às questões do roteiro semiestruturado. Os depoimentos foram gravados, transcritos, transcriados e submetidos à análise de conteúdo. Resultados Emergiram três categorias: “Ser trans”, “A vivência na universidade” e “Apoio ao(à) estudante trans na universidade”. Embora tenham-se percebido como pessoas trans ainda na infância, o processo transexualizador teve início concomitante ao ingresso na universidade. Esse ambiente, considerado heteronormativo e transfóbico, potencializou sentimentos de insegurança e não pertencimento, o que comprometeu a permanência estudantil. O apoio de outros estudantes e ações institucionais foram apontados como possibilidades de enfrentamento dessas dificuldades. Conclusão Garantir a permanência de estudantes trans na universidade depende da criação de políticas de inclusão específicas para essa população e que envolvam toda a comunidade acadêmica. Assim, ações concretas de combate à transfobia e promoção do bem-estar desses estudantes poderão transformar a universidade num local seguro e acolhedor.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100408Acta Paulista de Enfermagem v.35 2022reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.37689/acta-ape/2022ao019666info:eu-repo/semantics/openAccessViana,Carolina PintoDelgado,Igor MatheusRosa,AndersonNeves,Vanessa RibeiroSiqueira,Lucíola D’Emerypor2022-08-24T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002022000100408Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2022-08-24T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A vivência de estudantes transgênero na universidade |
title |
A vivência de estudantes transgênero na universidade |
spellingShingle |
A vivência de estudantes transgênero na universidade Viana,Carolina Pinto Estudantes Pessoas transgênero Diversidade de gênero Universidades Relações interpessoais |
title_short |
A vivência de estudantes transgênero na universidade |
title_full |
A vivência de estudantes transgênero na universidade |
title_fullStr |
A vivência de estudantes transgênero na universidade |
title_full_unstemmed |
A vivência de estudantes transgênero na universidade |
title_sort |
A vivência de estudantes transgênero na universidade |
author |
Viana,Carolina Pinto |
author_facet |
Viana,Carolina Pinto Delgado,Igor Matheus Rosa,Anderson Neves,Vanessa Ribeiro Siqueira,Lucíola D’Emery |
author_role |
author |
author2 |
Delgado,Igor Matheus Rosa,Anderson Neves,Vanessa Ribeiro Siqueira,Lucíola D’Emery |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana,Carolina Pinto Delgado,Igor Matheus Rosa,Anderson Neves,Vanessa Ribeiro Siqueira,Lucíola D’Emery |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes Pessoas transgênero Diversidade de gênero Universidades Relações interpessoais |
topic |
Estudantes Pessoas transgênero Diversidade de gênero Universidades Relações interpessoais |
description |
Resumo Objetivo Compreender a vivência de estudantes transgênero na universidade. Métodos Estudo qualitativo, realizado com método da História Oral Temática. Foram realizadas entrevistas com nove estudantes trans de uma universidade pública do estado de São Paulo. Utilizou-se a técnica de bola de neve para selecionar tais participantes, que responderam às questões do roteiro semiestruturado. Os depoimentos foram gravados, transcritos, transcriados e submetidos à análise de conteúdo. Resultados Emergiram três categorias: “Ser trans”, “A vivência na universidade” e “Apoio ao(à) estudante trans na universidade”. Embora tenham-se percebido como pessoas trans ainda na infância, o processo transexualizador teve início concomitante ao ingresso na universidade. Esse ambiente, considerado heteronormativo e transfóbico, potencializou sentimentos de insegurança e não pertencimento, o que comprometeu a permanência estudantil. O apoio de outros estudantes e ações institucionais foram apontados como possibilidades de enfrentamento dessas dificuldades. Conclusão Garantir a permanência de estudantes trans na universidade depende da criação de políticas de inclusão específicas para essa população e que envolvam toda a comunidade acadêmica. Assim, ações concretas de combate à transfobia e promoção do bem-estar desses estudantes poderão transformar a universidade num local seguro e acolhedor. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100408 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100408 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.37689/acta-ape/2022ao019666 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem v.35 2022 reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
collection |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br |
_version_ |
1748858269813702656 |