Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica\".
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29012009-120830/ |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo investigar as atividades metacognitivas desenvolvidas pelos professores de Matemática do Ensino Fundamental II, quando eles estão envolvidos no ensino-aprendizagem da Álgebra. A partir da análise do que pensam e dizem os professores desse nível de ensino, procurou-se explicitar e discutir os principais aspectos do seu trabalho pedagógico com a Álgebra. Para isso, foram estabelecidos três eixos: os processos vivenciados na formação inicial e continuada, seus conhecimentos relativos à Álgebra e seu ensino e o exercício reflexivo sobre seu trabalho com Álgebra. |
id |
USP_02cb2ef8eb0805be76ad25e58d8b6c5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-29012009-120830 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica\".Metacognition and teaching of algebra: analysis of what basic education Mathematic´s teachers are saying and thinking.algebra teachingconhecimentoensino da Álgebraformação de professoresknowledgementmetacogniçãometacognitionteacher graduationO presente trabalho tem por objetivo investigar as atividades metacognitivas desenvolvidas pelos professores de Matemática do Ensino Fundamental II, quando eles estão envolvidos no ensino-aprendizagem da Álgebra. A partir da análise do que pensam e dizem os professores desse nível de ensino, procurou-se explicitar e discutir os principais aspectos do seu trabalho pedagógico com a Álgebra. Para isso, foram estabelecidos três eixos: os processos vivenciados na formação inicial e continuada, seus conhecimentos relativos à Álgebra e seu ensino e o exercício reflexivo sobre seu trabalho com Álgebra.The objective of this present work is to investigate the metacognitives activities developed by Mathematics teachers of Foundation Course II when they are involved in teaching -learning Algebra. According to the analyses of the teachers thoughts and what they say about this teaching level , it attempt to clarify and discuss the main points of their pedagogic work with Algebra. Three axis were established for this:The experienced process with initial and continuos graduation ; their knowledgemnt referring to Algebra teaching and reflexive exercise about his work in Algebra.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Vinicio de MacedoSousa, Adilson Sebastião de2007-06-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29012009-120830/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:57Zoai:teses.usp.br:tde-29012009-120830Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica\". Metacognition and teaching of algebra: analysis of what basic education Mathematic´s teachers are saying and thinking. |
title |
Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica\". |
spellingShingle |
Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica\". Sousa, Adilson Sebastião de algebra teaching conhecimento ensino da Álgebra formação de professores knowledgement metacognição metacognition teacher graduation |
title_short |
Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica\". |
title_full |
Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica\". |
title_fullStr |
Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica\". |
title_full_unstemmed |
Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica\". |
title_sort |
Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica\". |
author |
Sousa, Adilson Sebastião de |
author_facet |
Sousa, Adilson Sebastião de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Vinicio de Macedo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Adilson Sebastião de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
algebra teaching conhecimento ensino da Álgebra formação de professores knowledgement metacognição metacognition teacher graduation |
topic |
algebra teaching conhecimento ensino da Álgebra formação de professores knowledgement metacognição metacognition teacher graduation |
description |
O presente trabalho tem por objetivo investigar as atividades metacognitivas desenvolvidas pelos professores de Matemática do Ensino Fundamental II, quando eles estão envolvidos no ensino-aprendizagem da Álgebra. A partir da análise do que pensam e dizem os professores desse nível de ensino, procurou-se explicitar e discutir os principais aspectos do seu trabalho pedagógico com a Álgebra. Para isso, foram estabelecidos três eixos: os processos vivenciados na formação inicial e continuada, seus conhecimentos relativos à Álgebra e seu ensino e o exercício reflexivo sobre seu trabalho com Álgebra. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-06-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29012009-120830/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29012009-120830/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257448839118848 |