Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica\".

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Adilson Sebastião de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29012009-120830/
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar as atividades metacognitivas desenvolvidas pelos professores de Matemática do Ensino Fundamental II, quando eles estão envolvidos no ensino-aprendizagem da Álgebra. A partir da análise do que pensam e dizem os professores desse nível de ensino, procurou-se explicitar e discutir os principais aspectos do seu trabalho pedagógico com a Álgebra. Para isso, foram estabelecidos três eixos: os processos vivenciados na formação inicial e continuada, seus conhecimentos relativos à Álgebra e seu ensino e o exercício reflexivo sobre seu trabalho com Álgebra.
id USP_02cb2ef8eb0805be76ad25e58d8b6c5d
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29012009-120830
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica\".Metacognition and teaching of algebra: analysis of what basic education Mathematic´s teachers are saying and thinking.algebra teachingconhecimentoensino da Álgebraformação de professoresknowledgementmetacogniçãometacognitionteacher graduationO presente trabalho tem por objetivo investigar as atividades metacognitivas desenvolvidas pelos professores de Matemática do Ensino Fundamental II, quando eles estão envolvidos no ensino-aprendizagem da Álgebra. A partir da análise do que pensam e dizem os professores desse nível de ensino, procurou-se explicitar e discutir os principais aspectos do seu trabalho pedagógico com a Álgebra. Para isso, foram estabelecidos três eixos: os processos vivenciados na formação inicial e continuada, seus conhecimentos relativos à Álgebra e seu ensino e o exercício reflexivo sobre seu trabalho com Álgebra.The objective of this present work is to investigate the metacognitives activities developed by Mathematics teachers of Foundation Course II when they are involved in teaching -learning Algebra. According to the analyses of the teachers thoughts and what they say about this teaching level , it attempt to clarify and discuss the main points of their pedagogic work with Algebra. Three axis were established for this:The experienced process with initial and continuos graduation ; their knowledgemnt referring to Algebra teaching and reflexive exercise about his work in Algebra.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Vinicio de MacedoSousa, Adilson Sebastião de2007-06-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29012009-120830/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:57Zoai:teses.usp.br:tde-29012009-120830Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica\".
Metacognition and teaching of algebra: analysis of what basic education Mathematic´s teachers are saying and thinking.
title Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica\".
spellingShingle Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica\".
Sousa, Adilson Sebastião de
algebra teaching
conhecimento
ensino da Álgebra
formação de professores
knowledgement
metacognição
metacognition
teacher graduation
title_short Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica\".
title_full Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica\".
title_fullStr Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica\".
title_full_unstemmed Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica\".
title_sort Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica\".
author Sousa, Adilson Sebastião de
author_facet Sousa, Adilson Sebastião de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Vinicio de Macedo
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Adilson Sebastião de
dc.subject.por.fl_str_mv algebra teaching
conhecimento
ensino da Álgebra
formação de professores
knowledgement
metacognição
metacognition
teacher graduation
topic algebra teaching
conhecimento
ensino da Álgebra
formação de professores
knowledgement
metacognição
metacognition
teacher graduation
description O presente trabalho tem por objetivo investigar as atividades metacognitivas desenvolvidas pelos professores de Matemática do Ensino Fundamental II, quando eles estão envolvidos no ensino-aprendizagem da Álgebra. A partir da análise do que pensam e dizem os professores desse nível de ensino, procurou-se explicitar e discutir os principais aspectos do seu trabalho pedagógico com a Álgebra. Para isso, foram estabelecidos três eixos: os processos vivenciados na formação inicial e continuada, seus conhecimentos relativos à Álgebra e seu ensino e o exercício reflexivo sobre seu trabalho com Álgebra.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29012009-120830/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29012009-120830/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257448839118848