Laboratório de ensino de matemática: aplicação de recursos pedagógicos para o ensino de função e trigonometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-20112017-124713/ |
Resumo: | Este projeto iniciou-se a partir da constatação de experiências do professor/pesquisador durante as aulas de matemática com relação ao comportamento dos alunos que demonstravam certa de ansiedade devido aos fracassos nas tentativas de aprender da forma tradicional. Para o desenvolvimento do projeto e análise dos resultados foi utilizada a Pesquisa Qualitativa, por ser um instrumento capaz de captar os valores, crenças e sentimentos humanos dando assim um significado às suas ações. Embasado pelas orientações de Lorenzato é relatada a implantação do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) numa escola particular cujas atividades foram realizadas com alunos do 9º ano do ensino fundamental. A proposta contempla a utilização de materiais didáticos, manipulativos e outros recursos pedagógicos para o ensino de função e de trigonometria dentro do LEM. A análise de dados foi embasada nos Registros de Representações Semiótica (RRS) de Duval, foram também consideradas as principais tendências em educação matemática, seus principais autores como D\'Ambrosio, na Etnomatematica; Biembengut, na Modelagem Matemática; Onuchic e Allevato, na Resolução de Problemas; Borba e Penteado nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Smole nos jogos e nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). A partir dos resultados obtidos foi constatado, por meio de questionários, observação do comportamento e das avaliações, uma melhora no entendimento dos conceitos de função e de trigonometria. Além disso, observou-se um aumento na compreensão de problemas matemáticos colocados pelo professor/pesquisador, amenizando a ansiedade em relação à matemática. |
id |
USP_0576fcda0b698429e6dc8fd16ce2aed9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-20112017-124713 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Laboratório de ensino de matemática: aplicação de recursos pedagógicos para o ensino de função e trigonometriaMathematics teaching laboratory: application of pedagogical resources for the teaching of function and trigonometryAnsiedade em relação à MatemáticaLaboratório de Ensino de MatemáticaMathematics anxietyMathematics Teaching LaboratoryRecursos pedagógicosTeaching ResourcesEste projeto iniciou-se a partir da constatação de experiências do professor/pesquisador durante as aulas de matemática com relação ao comportamento dos alunos que demonstravam certa de ansiedade devido aos fracassos nas tentativas de aprender da forma tradicional. Para o desenvolvimento do projeto e análise dos resultados foi utilizada a Pesquisa Qualitativa, por ser um instrumento capaz de captar os valores, crenças e sentimentos humanos dando assim um significado às suas ações. Embasado pelas orientações de Lorenzato é relatada a implantação do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) numa escola particular cujas atividades foram realizadas com alunos do 9º ano do ensino fundamental. A proposta contempla a utilização de materiais didáticos, manipulativos e outros recursos pedagógicos para o ensino de função e de trigonometria dentro do LEM. A análise de dados foi embasada nos Registros de Representações Semiótica (RRS) de Duval, foram também consideradas as principais tendências em educação matemática, seus principais autores como D\'Ambrosio, na Etnomatematica; Biembengut, na Modelagem Matemática; Onuchic e Allevato, na Resolução de Problemas; Borba e Penteado nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Smole nos jogos e nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). A partir dos resultados obtidos foi constatado, por meio de questionários, observação do comportamento e das avaliações, uma melhora no entendimento dos conceitos de função e de trigonometria. Além disso, observou-se um aumento na compreensão de problemas matemáticos colocados pelo professor/pesquisador, amenizando a ansiedade em relação à matemática.This project started from the teacher observation report in Mathematic lessons which had shown certain degree of anxiety in student\'s behavior in relation to failures of traditional method of learning. To develop the project and the outcome of analysis was employed Qualitative Research, to be an instrument capable to grasp the values, beliefs and human feelings thus giving signification to their actions. Based upon the Lorenzato guidelines is reported the implementation of the Mathematics Teaching Laboratory in a private school which activities were carried out with students from 9th grade of elementary school.The bringing considers the use of teaching materials, manipulatives and other teaching methods for teaching function and trigonometry in the Mathematics Teaching Laboratory. Data assays was based on semiotics representations records (RRS) Duval, were considered the major trends in mathematics teaching, its main authors like D\'Ambrosio, in Ethnomathematics; Biembengut in Mathematical Modeling; Onuchic and Allevato in Troubleshooting; Borba and Penteado in Information and Communication Technologies; Smole in classroom games and the guidelines of the National Curriculum Parameters. From the results it was found, by means of questioning, report of students behavior and tests, an improving in learning the concepts of function and trigonometry. In addition, there was an increase in understading mathematical problems posed by the teacher/ researcher, which reduced anxiety in relation to mathematics.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSchneider, Sandra GiacominCarvalho, Diana Vieira de2016-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-20112017-124713/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:38:18Zoai:teses.usp.br:tde-20112017-124713Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:38:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Laboratório de ensino de matemática: aplicação de recursos pedagógicos para o ensino de função e trigonometria Mathematics teaching laboratory: application of pedagogical resources for the teaching of function and trigonometry |
title |
Laboratório de ensino de matemática: aplicação de recursos pedagógicos para o ensino de função e trigonometria |
spellingShingle |
Laboratório de ensino de matemática: aplicação de recursos pedagógicos para o ensino de função e trigonometria Carvalho, Diana Vieira de Ansiedade em relação à Matemática Laboratório de Ensino de Matemática Mathematics anxiety Mathematics Teaching Laboratory Recursos pedagógicos Teaching Resources |
title_short |
Laboratório de ensino de matemática: aplicação de recursos pedagógicos para o ensino de função e trigonometria |
title_full |
Laboratório de ensino de matemática: aplicação de recursos pedagógicos para o ensino de função e trigonometria |
title_fullStr |
Laboratório de ensino de matemática: aplicação de recursos pedagógicos para o ensino de função e trigonometria |
title_full_unstemmed |
Laboratório de ensino de matemática: aplicação de recursos pedagógicos para o ensino de função e trigonometria |
title_sort |
Laboratório de ensino de matemática: aplicação de recursos pedagógicos para o ensino de função e trigonometria |
author |
Carvalho, Diana Vieira de |
author_facet |
Carvalho, Diana Vieira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Schneider, Sandra Giacomin |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Diana Vieira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ansiedade em relação à Matemática Laboratório de Ensino de Matemática Mathematics anxiety Mathematics Teaching Laboratory Recursos pedagógicos Teaching Resources |
topic |
Ansiedade em relação à Matemática Laboratório de Ensino de Matemática Mathematics anxiety Mathematics Teaching Laboratory Recursos pedagógicos Teaching Resources |
description |
Este projeto iniciou-se a partir da constatação de experiências do professor/pesquisador durante as aulas de matemática com relação ao comportamento dos alunos que demonstravam certa de ansiedade devido aos fracassos nas tentativas de aprender da forma tradicional. Para o desenvolvimento do projeto e análise dos resultados foi utilizada a Pesquisa Qualitativa, por ser um instrumento capaz de captar os valores, crenças e sentimentos humanos dando assim um significado às suas ações. Embasado pelas orientações de Lorenzato é relatada a implantação do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) numa escola particular cujas atividades foram realizadas com alunos do 9º ano do ensino fundamental. A proposta contempla a utilização de materiais didáticos, manipulativos e outros recursos pedagógicos para o ensino de função e de trigonometria dentro do LEM. A análise de dados foi embasada nos Registros de Representações Semiótica (RRS) de Duval, foram também consideradas as principais tendências em educação matemática, seus principais autores como D\'Ambrosio, na Etnomatematica; Biembengut, na Modelagem Matemática; Onuchic e Allevato, na Resolução de Problemas; Borba e Penteado nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Smole nos jogos e nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). A partir dos resultados obtidos foi constatado, por meio de questionários, observação do comportamento e das avaliações, uma melhora no entendimento dos conceitos de função e de trigonometria. Além disso, observou-se um aumento na compreensão de problemas matemáticos colocados pelo professor/pesquisador, amenizando a ansiedade em relação à matemática. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-20112017-124713/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-20112017-124713/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090904190877696 |