Um estudo sobre as emoções evocadas pelo consumo de carne bovina com o consumidor brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Mariana Marinho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11141/tde-19112019-110547/
Resumo: É possível perceber que os alimentos além das características sensoriais também despertam uma série de emoções relacionadas ao seu consumo. Muitos estudos sensoriais buscam identificar quais tipos de emoções são evocadas pelos consumidores relacionadas a um tipo de alimento em específico. Dentre as técnicas desenvolvidas para medir esses fatores existem os vocabulários de auto relato, nos quais os consumidores irão reportar dentre uma lista de palavras pré-estabelecidas quais emoções estão sendo evocadas. Nota-se que um vocabulário de emoções necessita de adaptações dependendo do país, região ou alimento para qual vai ser aplicado. Diante deste contexto, foi desenvolvido um vocabulário de acordo com a realidade do brasileiro quanto a carne bovina, uma vez que esse alimento é muito valorizado e consumido. Os termos descritores de emoções foram levantados mediante sessões de grupos focais com consumidores de carne bovina, filtrados utilizando a metodologia Check-all-that-apply (CATA) e validados através da avaliação de dois cortes bovinos (Picanha/Coxão Duro), em dois contextos diferentes (sem contexto evocado/contexto evocado escrito churrasco), pois o contexto o qual um alimento é consumido impacta diretamente na aceitação e nas emoções evocadas. Os cortes bovinos utilizados foram escolhidos através de uma análise descritiva, com objetivo de selecionar cortes sensorialmente distintos. Foi obtida uma lista de emoções contendo 19 termos, dos quais 16 obtiveram um efeito significativo para diferenciar as amostras, demonstrando que o vocabulário levantado possui potencial discriminante para a avaliação de carne bovina. As amostras de Picanha foram associadas a emoções positivas, enquanto as amostras de Coxão Duro a emoções negativas, com a maiores e menores notas de aceitação respectivamente. O uso do contexto evocado escrito contribuiu para o maior uso de emoções de maneira geral. A amostra Picanha com contexto churrasco evocou o maior número de emoções positivas e estimulantes como: feliz, alegre, prazeroso e contente.
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