Estudo de aula em comunidades de prática para o ensino de física: um estudo de caso em Teresina - PI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Micaías Andrade
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10122019-100140/
Resumo: A Física é uma disciplina que, embora exista para explicar fenômenos que ocorrem ao nosso redor, não é compreendida pelos alunos da Educação Básica. Isto se deve ao fato de que, além da abordagem puramente matemática dada pelos professores, os fenômenos estudados aparentam estar distantes do cotidiano dos alunos. Os atuais e futuros professores de Física foram treinados desta forma, tornando difícil a modificação deste quadro. Diante disto, nos questionamos: como fazer, com a pequena carga horária da disciplina, para cumprir os conteúdos e gerar o interesse nos alunos e professores? Para responder esta questão, realizamos uma atividade formativa na qual alunos matriculados em Estágio Supervisionado em Física e professores de Física da Educação Básica puderam desenvolver, através de adaptação do método de estudo de aula (lesson study), aulas inovadoras, produzidas coletivamente, visando, necessariamente, a aprendizagem dos alunos. Esta metodologia consistiu na formação de comunidades de prática entre um professor da Universidade Federal do Piauí (Pesquisador) e professores da Educação Básica e licenciandos de física para definição e estudo do tema a ser abordado, elaboração coletiva de plano de aula, ministração deste plano de aula e análise desta. Ao todo foram formadas duas comunidades de prática que, além do Pesquisador contaram com nove professores e nove licenciandos no total. Em cada uma das comunidades de prática ocorreram três ciclos inspirados no estudo de aula que proporcionaram o aprofundamento conceitual e metodológico dos professores e dos licenciandos, bem como geraram a reflexão sobre as suas práticas. Os conteúdos abordados nas aulas foram definidos pelos professores participantes da pesquisa e que se voluntariaram a ministrar as aulas que foram planejadas coletivamente, as aulas de investigação. O corpo empírico foi constituído pelas transcrições dos encontros formativos, os quais foram gravados em áudio e vídeo, por anotações em diários de campo, bem como pelas fichas de inscrições dos participantes e planos de aulas de investigação produzidos coletivamente. A análise deste material se deu através da técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin (2016). Como resultados verificamos que o estudo de aula adaptado à realidade brasileira apresentou excelentes resultados, pois geraram uma maior interação e troca entre professores de física em exercício e professores de física em formação inicial e produziram o desenvolvimento profissional em maior ou menor grau em todos os integrantes das comunidades, além de ser uma estratégia formativa e reflexiva de baixo custo. As aulas de investigação foram planejadas dentro do planejamento prévio dos professores da educação Básica e produziram uma maior participação dos alunos que as aulas ordinárias destes, pois visavam a aprendizagem dos alunos. Com isto, concluímos que o estudo de aula mostrou-se eficiente para fortalecer a formação inicial dos licenciandos em física e a continuada dos professores em efetivo exercício do magistério, aproximou a física da realidade dos alunos das escolas e promoveu o interesse destes pela disciplina.
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Para responder esta questão, realizamos uma atividade formativa na qual alunos matriculados em Estágio Supervisionado em Física e professores de Física da Educação Básica puderam desenvolver, através de adaptação do método de estudo de aula (lesson study), aulas inovadoras, produzidas coletivamente, visando, necessariamente, a aprendizagem dos alunos. Esta metodologia consistiu na formação de comunidades de prática entre um professor da Universidade Federal do Piauí (Pesquisador) e professores da Educação Básica e licenciandos de física para definição e estudo do tema a ser abordado, elaboração coletiva de plano de aula, ministração deste plano de aula e análise desta. Ao todo foram formadas duas comunidades de prática que, além do Pesquisador contaram com nove professores e nove licenciandos no total. Em cada uma das comunidades de prática ocorreram três ciclos inspirados no estudo de aula que proporcionaram o aprofundamento conceitual e metodológico dos professores e dos licenciandos, bem como geraram a reflexão sobre as suas práticas. Os conteúdos abordados nas aulas foram definidos pelos professores participantes da pesquisa e que se voluntariaram a ministrar as aulas que foram planejadas coletivamente, as aulas de investigação. O corpo empírico foi constituído pelas transcrições dos encontros formativos, os quais foram gravados em áudio e vídeo, por anotações em diários de campo, bem como pelas fichas de inscrições dos participantes e planos de aulas de investigação produzidos coletivamente. A análise deste material se deu através da técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin (2016). Como resultados verificamos que o estudo de aula adaptado à realidade brasileira apresentou excelentes resultados, pois geraram uma maior interação e troca entre professores de física em exercício e professores de física em formação inicial e produziram o desenvolvimento profissional em maior ou menor grau em todos os integrantes das comunidades, além de ser uma estratégia formativa e reflexiva de baixo custo. As aulas de investigação foram planejadas dentro do planejamento prévio dos professores da educação Básica e produziram uma maior participação dos alunos que as aulas ordinárias destes, pois visavam a aprendizagem dos alunos. Com isto, concluímos que o estudo de aula mostrou-se eficiente para fortalecer a formação inicial dos licenciandos em física e a continuada dos professores em efetivo exercício do magistério, aproximou a física da realidade dos alunos das escolas e promoveu o interesse destes pela disciplina.Physics is a discipline that, although it exists to explain phenomena that occur around us, is not understood by the Basic Educations students. This is due to the fact that, in addition to the purely mathematical approach given by teachers, the studied phenomena appear to be far from the students\' daily lives. In service and pre-service physics teachers were trained in this way, making it difficult to change this situation. Faced with this, we ask ourselves: how to do, with the small workload of the discipline, to fulfill the contents and generate interest in students and teachers? To answer this question, we carried out a formative activity in which students enrolled in Supervised Internship in Physics and Basic Education Physics teachers could develop, through the adaptation of the method of lesson study innovative classes, produced collectively, aiming, necessarily, the students\' learning. This methodology consisted in the formation of communities of practice between one Federal University of Piauí teacher (Researcher), basic education teachers and pre-service physics teachers to define and study the subject to be approached, collective elaboration of lesson plan, administration of this lesson plan and analysis of this. In total, two communities of practice were formed which, in addition to the Researcher, had 9 in service and 9 pre-service physics teachers in total. In each of the communities of practice three cycles inspirited in the lesson study took place that provided the conceptual and methodological deepening of the in service and the pre-service physics teachers, as well as generated the reflection on their practices. The contents covered in the classes were defined by the teachers who participated in the research and volunteered to teach the classes that were planned collectively, the research lessons. The empirical body was constituted by the transcripts of the formative meetings, which were recorded in audio and video, by annotations in field diaries, as well as by the participants\' registration forms and research lesson plans produced collectively. The analysis of this material took place through the content analysis technique proposed by Bardin (2016). As results, we verified that the lesson study adapted to the Brazilian reality presented excellent results, since besides being a formative and reflexive strategy of low cost, could generate a greater interaction and exchange between in exercise physics teachers and the pre-service teachers and produced the professional development of community members. The research lessons were planned within the previous planning of the in service teachers and they produced a greater participation of their students than the ordinary classes of these, because they aimed at the students\' learning. With this, we can conclude that the lesson study proved to be efficient for the continued training of in service and pre-service physics teachers, brought physics closer to the reality of basic educations students and promoted their interest in the subject.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPArroio, AgnaldoRodrigues, Micaías Andrade2019-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10122019-100140/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-01-29T20:55:01Zoai:teses.usp.br:tde-10122019-100140Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-01-29T20:55:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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