Estudo de aula em comunidades de prática para o ensino de física: um estudo de caso em Teresina - PI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Micaías Andrade
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10122019-100140/
Resumo: A Física é uma disciplina que, embora exista para explicar fenômenos que ocorrem ao nosso redor, não é compreendida pelos alunos da Educação Básica. Isto se deve ao fato de que, além da abordagem puramente matemática dada pelos professores, os fenômenos estudados aparentam estar distantes do cotidiano dos alunos. Os atuais e futuros professores de Física foram treinados desta forma, tornando difícil a modificação deste quadro. Diante disto, nos questionamos: como fazer, com a pequena carga horária da disciplina, para cumprir os conteúdos e gerar o interesse nos alunos e professores? Para responder esta questão, realizamos uma atividade formativa na qual alunos matriculados em Estágio Supervisionado em Física e professores de Física da Educação Básica puderam desenvolver, através de adaptação do método de estudo de aula (lesson study), aulas inovadoras, produzidas coletivamente, visando, necessariamente, a aprendizagem dos alunos. Esta metodologia consistiu na formação de comunidades de prática entre um professor da Universidade Federal do Piauí (Pesquisador) e professores da Educação Básica e licenciandos de física para definição e estudo do tema a ser abordado, elaboração coletiva de plano de aula, ministração deste plano de aula e análise desta. Ao todo foram formadas duas comunidades de prática que, além do Pesquisador contaram com nove professores e nove licenciandos no total. Em cada uma das comunidades de prática ocorreram três ciclos inspirados no estudo de aula que proporcionaram o aprofundamento conceitual e metodológico dos professores e dos licenciandos, bem como geraram a reflexão sobre as suas práticas. Os conteúdos abordados nas aulas foram definidos pelos professores participantes da pesquisa e que se voluntariaram a ministrar as aulas que foram planejadas coletivamente, as aulas de investigação. O corpo empírico foi constituído pelas transcrições dos encontros formativos, os quais foram gravados em áudio e vídeo, por anotações em diários de campo, bem como pelas fichas de inscrições dos participantes e planos de aulas de investigação produzidos coletivamente. A análise deste material se deu através da técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin (2016). Como resultados verificamos que o estudo de aula adaptado à realidade brasileira apresentou excelentes resultados, pois geraram uma maior interação e troca entre professores de física em exercício e professores de física em formação inicial e produziram o desenvolvimento profissional em maior ou menor grau em todos os integrantes das comunidades, além de ser uma estratégia formativa e reflexiva de baixo custo. As aulas de investigação foram planejadas dentro do planejamento prévio dos professores da educação Básica e produziram uma maior participação dos alunos que as aulas ordinárias destes, pois visavam a aprendizagem dos alunos. Com isto, concluímos que o estudo de aula mostrou-se eficiente para fortalecer a formação inicial dos licenciandos em física e a continuada dos professores em efetivo exercício do magistério, aproximou a física da realidade dos alunos das escolas e promoveu o interesse destes pela disciplina.
id USP_0936b010ace69bf6540bdd4a83967797
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-10122019-100140
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estudo de aula em comunidades de prática para o ensino de física: um estudo de caso em Teresina - PILesson study in communities of practice for physics teaching: a case study in Teresina - PICommunities of practiceComunidades de práticaContextualizaçãoContextualizationEnsino de físicaEstudo de aulaFormação de professoresLesson studyPhysics teachingTeachers educationA Física é uma disciplina que, embora exista para explicar fenômenos que ocorrem ao nosso redor, não é compreendida pelos alunos da Educação Básica. Isto se deve ao fato de que, além da abordagem puramente matemática dada pelos professores, os fenômenos estudados aparentam estar distantes do cotidiano dos alunos. Os atuais e futuros professores de Física foram treinados desta forma, tornando difícil a modificação deste quadro. Diante disto, nos questionamos: como fazer, com a pequena carga horária da disciplina, para cumprir os conteúdos e gerar o interesse nos alunos e professores? Para responder esta questão, realizamos uma atividade formativa na qual alunos matriculados em Estágio Supervisionado em Física e professores de Física da Educação Básica puderam desenvolver, através de adaptação do método de estudo de aula (lesson study), aulas inovadoras, produzidas coletivamente, visando, necessariamente, a aprendizagem dos alunos. Esta metodologia consistiu na formação de comunidades de prática entre um professor da Universidade Federal do Piauí (Pesquisador) e professores da Educação Básica e licenciandos de física para definição e estudo do tema a ser abordado, elaboração coletiva de plano de aula, ministração deste plano de aula e análise desta. Ao todo foram formadas duas comunidades de prática que, além do Pesquisador contaram com nove professores e nove licenciandos no total. Em cada uma das comunidades de prática ocorreram três ciclos inspirados no estudo de aula que proporcionaram o aprofundamento conceitual e metodológico dos professores e dos licenciandos, bem como geraram a reflexão sobre as suas práticas. Os conteúdos abordados nas aulas foram definidos pelos professores participantes da pesquisa e que se voluntariaram a ministrar as aulas que foram planejadas coletivamente, as aulas de investigação. O corpo empírico foi constituído pelas transcrições dos encontros formativos, os quais foram gravados em áudio e vídeo, por anotações em diários de campo, bem como pelas fichas de inscrições dos participantes e planos de aulas de investigação produzidos coletivamente. A análise deste material se deu através da técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin (2016). Como resultados verificamos que o estudo de aula adaptado à realidade brasileira apresentou excelentes resultados, pois geraram uma maior interação e troca entre professores de física em exercício e professores de física em formação inicial e produziram o desenvolvimento profissional em maior ou menor grau em todos os integrantes das comunidades, além de ser uma estratégia formativa e reflexiva de baixo custo. As aulas de investigação foram planejadas dentro do planejamento prévio dos professores da educação Básica e produziram uma maior participação dos alunos que as aulas ordinárias destes, pois visavam a aprendizagem dos alunos. Com isto, concluímos que o estudo de aula mostrou-se eficiente para fortalecer a formação inicial dos licenciandos em física e a continuada dos professores em efetivo exercício do magistério, aproximou a física da realidade dos alunos das escolas e promoveu o interesse destes pela disciplina.Physics is a discipline that, although it exists to explain phenomena that occur around us, is not understood by the Basic Educations students. This is due to the fact that, in addition to the purely mathematical approach given by teachers, the studied phenomena appear to be far from the students\' daily lives. In service and pre-service physics teachers were trained in this way, making it difficult to change this situation. Faced with this, we ask ourselves: how to do, with the small workload of the discipline, to fulfill the contents and generate interest in students and teachers? To answer this question, we carried out a formative activity in which students enrolled in Supervised Internship in Physics and Basic Education Physics teachers could develop, through the adaptation of the method of lesson study innovative classes, produced collectively, aiming, necessarily, the students\' learning. This methodology consisted in the formation of communities of practice between one Federal University of Piauí teacher (Researcher), basic education teachers and pre-service physics teachers to define and study the subject to be approached, collective elaboration of lesson plan, administration of this lesson plan and analysis of this. In total, two communities of practice were formed which, in addition to the Researcher, had 9 in service and 9 pre-service physics teachers in total. In each of the communities of practice three cycles inspirited in the lesson study took place that provided the conceptual and methodological deepening of the in service and the pre-service physics teachers, as well as generated the reflection on their practices. The contents covered in the classes were defined by the teachers who participated in the research and volunteered to teach the classes that were planned collectively, the research lessons. The empirical body was constituted by the transcripts of the formative meetings, which were recorded in audio and video, by annotations in field diaries, as well as by the participants\' registration forms and research lesson plans produced collectively. The analysis of this material took place through the content analysis technique proposed by Bardin (2016). As results, we verified that the lesson study adapted to the Brazilian reality presented excellent results, since besides being a formative and reflexive strategy of low cost, could generate a greater interaction and exchange between in exercise physics teachers and the pre-service teachers and produced the professional development of community members. The research lessons were planned within the previous planning of the in service teachers and they produced a greater participation of their students than the ordinary classes of these, because they aimed at the students\' learning. With this, we can conclude that the lesson study proved to be efficient for the continued training of in service and pre-service physics teachers, brought physics closer to the reality of basic educations students and promoted their interest in the subject.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPArroio, AgnaldoRodrigues, Micaías Andrade2019-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10122019-100140/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-01-29T20:55:01Zoai:teses.usp.br:tde-10122019-100140Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-01-29T20:55:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de aula em comunidades de prática para o ensino de física: um estudo de caso em Teresina - PI
Lesson study in communities of practice for physics teaching: a case study in Teresina - PI
title Estudo de aula em comunidades de prática para o ensino de física: um estudo de caso em Teresina - PI
spellingShingle Estudo de aula em comunidades de prática para o ensino de física: um estudo de caso em Teresina - PI
Rodrigues, Micaías Andrade
Communities of practice
Comunidades de prática
Contextualização
Contextualization
Ensino de física
Estudo de aula
Formação de professores
Lesson study
Physics teaching
Teachers education
title_short Estudo de aula em comunidades de prática para o ensino de física: um estudo de caso em Teresina - PI
title_full Estudo de aula em comunidades de prática para o ensino de física: um estudo de caso em Teresina - PI
title_fullStr Estudo de aula em comunidades de prática para o ensino de física: um estudo de caso em Teresina - PI
title_full_unstemmed Estudo de aula em comunidades de prática para o ensino de física: um estudo de caso em Teresina - PI
title_sort Estudo de aula em comunidades de prática para o ensino de física: um estudo de caso em Teresina - PI
author Rodrigues, Micaías Andrade
author_facet Rodrigues, Micaías Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arroio, Agnaldo
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Micaías Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Communities of practice
Comunidades de prática
Contextualização
Contextualization
Ensino de física
Estudo de aula
Formação de professores
Lesson study
Physics teaching
Teachers education
topic Communities of practice
Comunidades de prática
Contextualização
Contextualization
Ensino de física
Estudo de aula
Formação de professores
Lesson study
Physics teaching
Teachers education
description A Física é uma disciplina que, embora exista para explicar fenômenos que ocorrem ao nosso redor, não é compreendida pelos alunos da Educação Básica. Isto se deve ao fato de que, além da abordagem puramente matemática dada pelos professores, os fenômenos estudados aparentam estar distantes do cotidiano dos alunos. Os atuais e futuros professores de Física foram treinados desta forma, tornando difícil a modificação deste quadro. Diante disto, nos questionamos: como fazer, com a pequena carga horária da disciplina, para cumprir os conteúdos e gerar o interesse nos alunos e professores? Para responder esta questão, realizamos uma atividade formativa na qual alunos matriculados em Estágio Supervisionado em Física e professores de Física da Educação Básica puderam desenvolver, através de adaptação do método de estudo de aula (lesson study), aulas inovadoras, produzidas coletivamente, visando, necessariamente, a aprendizagem dos alunos. Esta metodologia consistiu na formação de comunidades de prática entre um professor da Universidade Federal do Piauí (Pesquisador) e professores da Educação Básica e licenciandos de física para definição e estudo do tema a ser abordado, elaboração coletiva de plano de aula, ministração deste plano de aula e análise desta. Ao todo foram formadas duas comunidades de prática que, além do Pesquisador contaram com nove professores e nove licenciandos no total. Em cada uma das comunidades de prática ocorreram três ciclos inspirados no estudo de aula que proporcionaram o aprofundamento conceitual e metodológico dos professores e dos licenciandos, bem como geraram a reflexão sobre as suas práticas. Os conteúdos abordados nas aulas foram definidos pelos professores participantes da pesquisa e que se voluntariaram a ministrar as aulas que foram planejadas coletivamente, as aulas de investigação. O corpo empírico foi constituído pelas transcrições dos encontros formativos, os quais foram gravados em áudio e vídeo, por anotações em diários de campo, bem como pelas fichas de inscrições dos participantes e planos de aulas de investigação produzidos coletivamente. A análise deste material se deu através da técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin (2016). Como resultados verificamos que o estudo de aula adaptado à realidade brasileira apresentou excelentes resultados, pois geraram uma maior interação e troca entre professores de física em exercício e professores de física em formação inicial e produziram o desenvolvimento profissional em maior ou menor grau em todos os integrantes das comunidades, além de ser uma estratégia formativa e reflexiva de baixo custo. As aulas de investigação foram planejadas dentro do planejamento prévio dos professores da educação Básica e produziram uma maior participação dos alunos que as aulas ordinárias destes, pois visavam a aprendizagem dos alunos. Com isto, concluímos que o estudo de aula mostrou-se eficiente para fortalecer a formação inicial dos licenciandos em física e a continuada dos professores em efetivo exercício do magistério, aproximou a física da realidade dos alunos das escolas e promoveu o interesse destes pela disciplina.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10122019-100140/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10122019-100140/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256930523807744